domingo, 10 de maio de 2009

O triunfo esquelético

(foto de Cléber Mendes)

Amigos, as goleadas são perigosas. Meu desejo íntimo é que o Fluminense vença todas as suas partidas por um a zero. Se fosse possível, preferiria até mesmo vencer por meio a zero. Hoje, no Maracanã, aconteceu o triunfo perfeito: Fluminense 1, São Paulo 0. Sinto uma saudade de tempos que eu não vivi: aquela época em que os "timinhos" tricolores eram campeões batendo todo mundo por 1 a 0.

Explico minha visão: as goleadas escondem as falhas da equipe. Quando se ganha de banho, ninguém vê defeitos, é tudo perfeito. Então, vem o jogo seguinte e a derrota inesperada. Por quê? Ora, porque ninguém se preocupou em corrigir o que estava errado. Melhor: nem se sabia que havia algo errado. A goleada faz sombra aos erros, e assim o time não melhora. É por isso que eu digo, ou melhor, escrevo: o melhor é vencer pelo placar mínimo. Analisando o VT do jogo do Maracanã, podemos enxergar vários defeitos na performance tricolor. E isso se deve à vitória magra, ao triunfo esquelético.

O gol do Fluminense saiu logo aos dois minutos de jogo, em chute indefensável de Maurício. Amigos, vocês viram a curva que a bola descreveu? Foi surreal, repito, surreal! Quando a bola saiu dos pés de Maurício, observei de mim para mim mesmo: que cruzamento horroroso! E então acontece o momento sublime: a pelota estufa a rede do Maracanã. Não é a primeira obra de arte nesse estilo produzida por Maurício: ano passado ele também fez um gol assim, contra o Flamengo. Esse estilo de gol é incomparável: tem a assinatura do menino Maurício. O chute venenoso lembra a antiga folha-seca de Didi. Que honra para o garoto: tão jovem, e seus chutes já são comparados aos do eterno Príncipe Etíope de Rancho.

Com o placar construído de forma tão precoce, a equipe pó-de-arroz pôde produzir seu futebol com tranqüilidade. Eram perigosíssimas as triangulações de Thiago Neves, Fred e Maicon. Apareceu então o primeiro defeito: é necessário melhorar as finalizações. O Fluminense perdeu gols aos borbotões, e isso não pode acontecer. Hoje, as oportunidades perdidas não fizeram falta. Mas, no futuro, poderão fazer.

Outra falha que eu observo, cá do meu cantinho, é o cansaço dos jogadores no final do jogo. O preparo físico é essencial para a prática do futebol moderno. Um time não pode perder as pernas aos 30 do segundo tempo, como aconteceu com o Fluminense. Quase, quase, quase sofremos o gol de empate, o que seria um desastre.

Percebi ainda outros erros da equipe de Carlos Alberto Parreira. Por exemplo: a ausência quase total de jogadas de linha de fundo. Porém, não vou ficar aqui listando os pontos fracos do Fluminense. O pé-de-uva certamente os observou por si próprio, e tentará corrigi-los.

A nota negativa da tarde fica para a desastrosa arbitragem do brasiliense Sandro Meira Ricci. O São Paulo de Muricy Ramalho distribuía pontapés, e seus jogadores não eram punidos. O segundo gol do Fluminense foi muito mal anulado, e ainda houve um pênalti não-marcado para o Tricolor na segunda etapa. Geladeira nele, autoridades!

Que o Fluminense continue vencendo seus adversários por 1 a 0. Mais umas trinta vitórias magras como a de hoje, e seremos tricampeões, confirmando a minha certeza profética. Antes que eu me esqueça, o personagem do domingo foi Maurício. Sua folha-seca moderna enganou o arqueiro Bosco, e nos deu a doce, santa e magra vitória. Devemos a ele o triunfo esquelético de hoje.

PC

10 comentários:

  1. PC, eu vi o jogo e fiquei enojado com a arbitragem. Contra o São Paulo, é preciso fazer 2 ou 3 gols para se ganhar com a vantagem mínima. O Fluminense pode ir longe neste campeonato, desde que relegue a Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. De certa forma concordo com o início da crônica...Mas é claro que é sempre bom ganhar de goleada ainda mais pra cima de nossos rivais. Mas hoje ganhamos e isso é o mais importante! Agora vamos pra cima do Corinthians!

    ResponderExcluir
  3. Vou te falar que adorei a exibição tricolor. Nunca vi o sistema defensivo tão sólido e intransponível como hoje (nas poucas vezes em que foi transposto, foi por pequenas falhas). Mariano me impressionou muito hoje, quase como um terceiro zagueiro, marcou muito bem. JP atacou sem medo, Fred mais uma vez mostrou sua importância pro coletivo, WM anulou Dagoberto e Maurício, pasmem, anulou Hernanes! Hoje o Fluminense foi outro. Espero que continue assim.

    ResponderExcluir
  4. PC, eu vi o jogo e fiquei enojado com a arbitragem. Contra o São Paulo, é preciso fazer 2 ou 3 gols para se ganhar com a vantagem mínima.

    [2]

    Nunca vi a torcida xingar tanto um juiz, o canalha roubava sem parar, sem vergonha nenhuma...

    Gostei muito da atuação da equipe. Os ataques pelas laterais foram escassos, mas pelo menos o time está se defendendo bem e os laterais não estão atuando como pontas...JP e Mariano vão ganhando confiança aos poucos.

    Podemos realmente ir longe.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelos comentários!

    Em tempo: parabéns ao doutor Michael Simoni, médico do Fluminense, que foi expulso de campo por reclamar acintosamente com o bandeirinha que nos garfava. Esse cara cada vez mais merece o meu respeito!!!

    ResponderExcluir
  6. E aí José, já esqueceu desse negócio de xuxa e o mundo da imaginação ou continua sonhando com os dois gols do Washington?

    ResponderExcluir
  7. Segundo o globoesporte o Fogão também foi garfado...nosso futebol vai de mal a pior!!!

    ResponderExcluir
  8. Amigos, com 40 anos de MARACANÃ recém completados eu juro que não me recordo de uma atuação tão desastrosa - para não dizer desonesta - de um árbitro. Bateu de longe o da final da Libertadores. Pela 1ª vez na minha vida eu vi por duas vezes a má intenção de um árbitro. Na falta cometida pelo Richarlson sobre o TN quando este já possuía um cartão amarelo(o juiz olhou e deu corretamente seguimento ao ataque tricolor, porém, não voltou ao final da jogada para dar o segundo cartão amarelo) e a repetição desta prática no segunto tempo num lance na minha frente, juiz a 3 metros deste, o JP foi puxado clamorosamente pela camisa, dada sequência ao lance o sr meretríssimo sem mãe no dia das mães mais uma vez fingiu "esquecer" o ocorrido dada a vantagem do Flu na jogada. Estes dois lances foram INFAMES. Geladeira é pouco, se na 1ª rodada começam a beneficiar o SP desta forma é melhor dar logo a taça pra eles (como fizeram ano passado) e nos poupar de tanta mixórdia, tanta sandice, prefiro ir à praia, à Lagoa, ao cinema...
    Esse cara tem que pegar 18 jogos de geladeira, ter que refazer os exames físicos e técnicos, levar uma boa sabatinada PARA SERVIR DE EXEMPLO. O PC tem razão, pouco ou quase nada a imprensa fez a respeito, não haverá certamente repercussão.
    Vamos lotar de emails as inbox dos Calazans e RMP da vida, vamos lá "galera",conclamo-vos, assim como elegemos o TS melhor da internet vamos fazer esta notícia emergir.
    Da svidania

    ResponderExcluir
  9. Geladeira é pouco, se na 1ª rodada começam a beneficiar o SP desta forma é melhor dar logo a taça pra eles (como fizeram ano passado) [2]

    ResponderExcluir
  10. 1x0 fico baratinho,baratinho pros bambis

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.