terça-feira, 1 de março de 2011

Libertadores - River Plate e os anos terminados em 6


A Copa Libertadores de 1966 teve um estreante especial: o River Plate, um dos gigantes da Argentina. E foi um daqueles estreantes incômodos: já em sua primeira participação, chegou à grande final, contra o Peñarol, do Uruguai. O primeiro jogo aconteceu em 14/05, no Estádio Centenário de Montevideo: Peñarol 2 a 0. O segundo jogo foi em 18/05, no campo do River, o Monumental de Núñez, em Buenos Aires: River Plate 3 a 2. O regulamento da época previa uma partida-desempate, que foi disputada no dia 20/05, no Estádio Nacional de Santiago. Daniel Onega e Jorge Solari fizeram 2 a 0 para o River Plate, ainda no primeiro tempo. Porém, na segunda etapa o Peñarol empatou, com gols de Spencer e Matosas (contra). Na prorrogação, prevaleceu a experiência uruguaia: com gols de Spencer e Pedro Rocha, o Peñarol sagrou-se tricampeão da América.

Dez anos mais tarde, em 1976, o River Plate voltou à decisão da Libertadores. O adversário da vez seria o Cruzeiro. A série começou com derrota por 4 a 1 em Belo Horizonte, na noite de 21 de julho. Na volta, dia 28 de julho, vitória por 2 a 1, forçando outra vez o jogo-desempate. Coincidência, novamente o palco da finalíssima seria o Estádio Nacional de Santiago. O Cruzeiro saiu na frente, gols de Nelinho e Ronaldo. Porém, Oscar Mas e Urquiza igualaram o marcador. Parecia que o River Plate finalmente levantaria a taça, mas aos 43 do segundo tempo Joãozinho fez o gol do título do Cruzeiro. Dez anos depois, o River Plate novamente batia na trave: mais uma vez era o vice-campeão da Libertadores.

Em 1978, o River Plate chegou às semifinais. Mas não era ano terminado em 6... a vaga na final e o título foram para o rival Boca Juniors.

O River Plate só voltaria à final da Libertadores em... 1986, claro. O adversário da vez seria o América de Cali, que havia sido o vice-campeão do ano anterior. A primeira partida foi realizada na noite de 22 de outubro, em Cali. Com gols de Juan Gilberto Funes e Norberto Alonso, o River Plate conseguiu uma grande vitória como visitante (2 a 1). Uma semana depois, em Buenos Aires, foi só confirmar o título, com nova vitória (1 a 0), mais um gol de Funes. Finalmente, a Copa Libertadores era do River Plate.

Em 1987, 1990 e 1995, o River Plate chegou às semifinais. Mas não eram anos terminados em 6...

Em 1996... claro, o River Plate voltou à final da Libertadores, e novamente contra o América de Cali (que conseguira a proeza de ser três vezes seguidas vice-campeão, em 1985, 1986 e 1987). Em 19 de junho, a primeira partida aconteceu, em Cali: América 1 a 0. Uma semana depois, a volta, no Monumental de Núñez: River Plate 2 a 0, com dois gols de Hernán Crespo. O clube argentino conquistava sua segunda Libertadores.

Em 1998, 1999, 2004 e 2005, o River Plate chegou às semifinais. E foi eliminado, em todas elas.

Em 2006, o River Plate entrou na pré-Libertadores, fase na qual eliminou facilmente o Oriente Petrolero, da Bolívia. Na fase de grupos, passou em segundo lugar, atrás do Libertad/PAR, e à frente de El Nacional/EQU e Paulista/BRA. Nas oitavas-de-final, o River Plate eliminou o Corinthians, com vitórias em Buenos Aires (3 a 2) e São Paulo (3 a 1). Porém, nas quartas-de-final o clube argentino foi eliminado pelo Libertad, após 2 a 2 em Buenos Aires e 3 a 1 em Asunción. Estava quebrada escrita do River Plate e dos anos terminados em 6.

A gente não acredita em coincidências. Mas que elas existem, existem...

PC

PS: na foto, está a melhor linha de ataque da história do River Plate, na temporada de 1941 (época em que a Copa Libertadores ainda não existia). Da esquerda para a direita: Juan Muñoz, José Moreno, Adolfo Pedernera, Angel Labruna e Félix Lousteau.

2 comentários:

  1. Lembro do time do River em 1996

    Ortega, Crespo, Francescoli, Cruz, Salas, Sorin, enfim um timaço

    ResponderExcluir
  2. Timaço, hein!

    Sensacional a história!

    Mas a escrita só está rachada. Ela só se quebrará quando o River vencer a Libertadores em um ano não terminado em 6.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.