terça-feira, 3 de maio de 2011

Recordar é viver: Tricolor 2 x 0 Libertad


Rio de Janeiro, 2 de abril de 2008.

Amigos, esta quarta-feira foi mais uma noite mágica de Copa Libertadores da América no Maracanã: a nuvem de pó-de-arroz tomou conta das arquibancadas do estádio. E a bola já rolava quando terminávamos de saudar os onze titulares do Fluminense, com os "parabéns pra você" dedicados a Washington, o Coração Valente, que completara 33 anos na véspera.

No começo da partida, o Fluminense tomava a iniciativa, mas o Libertad levava muito perigo nos contra-ataques. Thiago Silva, em grande forma, parava com serenidade todas as tentativas paraguaias. Que zagueiro é Thiago Silva!

Das arquibancadas, vinha o cântico: Tricolor em toda a Terra, amor igual não se viu, canta feliz a torcida do clube mais amado do Brasil...

E o gol do Tricolor foi se desenhando a cada jogada, a cada lance. Até que, quando eram decorridos vinte e nove minutos, Darío Conca cobrou falta da intermediária, e Cícero desviou de cabeça: Fluminense 1 a 0. Foi com este placar que se encerrou o primeiro tempo.

Aos quatro minutos da etapa complementar, Vera derrubou Washington na ponta-direita, e o árbitro assinalou a falta. Um minutinho depois, Thiago Neves cobrou na medida para Thiago Silva cabecear, inapelável: Fluminense 2, Libertad 0. (Observação: semanas depois, em Buenos Aires, a mesma jogada se repetiria na semifinal, contra o Boca Juniors...)

Mesmo em vantagem, o Fluminense continuava dominando a peleja. Aos 13, em cruzamento da direita de Arouca, Cícero acertou a trave, em cabeçada perigosa. Aos 25, Thiago Neves costurou a defesa paraguaia e chutou de fora da área, também na trave. O jogo parecia mesmo destinado a terminar 2 a 0. (O placar talvez fosse uma profecia escrita há seis mil anos.)

O melhor em campo foi Thiago Silva: além do gol, o zagueiro do Fluminense foi o responsável por espantosos quinze desarmes na defesa. A sensacional atuação do camisa 3 não deixa dúvidas: trata-se do melhor zagueiro brasileiro no momento.

A vitória garantiu a classificação do Tricolor à segunda fase da Copa Libertadores de 2008, com duas rodadas de antecipação.

PC

Vídeo dos melhores momentos (gravado na arquibancada pelo torcedor bfwrj):

Ficha Técnica: Fluminense 2 x 0 Libertad/PAR
Motivo: Copa Libertadores da América (1ª fase).
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
Data/hora: 2/4/2008 - 21h50min (de Brasília).
Árbitro: Rubén Selman (CHI).
Auxiliares: Osvaldo Talamilla (CHI) e Sergio Román (CHI).
Renda: R$ 710.004,00.
Público: 36.320 (33.551 pagantes).
Cartões amarelos: Júnior César (Fluminense); Marin, González, Martínez, Pouso (Libertad).
Gols: Cícero, 29'/1ºT (1-0); Thiago Silva, 5'/2ºT (2-0).
Fluminense: Fernando Henrique; Gabriel (Rafael, 22'/2ºT), Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Conca e Thiago Neves (Tartá, 35'/2ºT); Cícero (Roger, 45'/2ºT) e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.
Libertad: González; Balbuena, Benítez, Sarabia e Vera; Aquino, Cáceres, Marin (Pittoni, 20'/2ºT) e Martínez; Gamarra (Pouso, 24'/2ºT) e Cuevas (López, 12'/2ºT). Técnico: Rubén Israel.

Colaboração para o post: Alexandre Magno Barreto Berwanger e Portal Torcida Tricolor.

2 comentários:

  1. Esse time jogava demais. Sem dúvida o melhor Flu que eu vi jogar.

    Conca jogou fácil nesse jogo.

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo o melhor Flu que eu vi jogar.

    Thiago Silva monstruoso na defesa.

    Arouca, Conca e Thiago Neves iluminados na meiuca.

    Washington mandando na grande área.

    E Dodô esperando pra entrar e fazer história!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.