domingo, 11 de setembro de 2011

Resenha: Tricolor 1 x 0 Corinthians


Amigos, neste domingo Samarone acordou cantarolando o hino do Fluminense. Assim que ouvi a mais linda melodia do universo, baixou em mim a certeza do triunfo. (Para os que ainda não sabem, Samarone é um papagaio diferente dos demais: o louro não fala quando lhe pedem, e sim quando menos se espera, mas então o faz com uma sabedoria e um uso da razão incomuns nos seres humanos. Nos dias em que ele acorda cantando a marcha de Lamartine Babo, a vitória é um acontecimento líquido e matemático.)

Após o almoço e o cafezinho, o torcedor tricolor caminhou a passos firmes rumo ao Estádio Olímpico João Havelange. O ingresso estava muito caro, mas nem isso impediu a presença da massa pó-de-arroz. Era uma multidão em verde, branco e grená, sedenta pela vitória contra o líder Corinthians.

Começou o jogo e, no primeiro tempo, houve um sólido domínio tricolor: o Fluminense acossava e sufocava o Corinthians. Quando o bravo Edinho foi à frente e sofreu falta, materializou-se a grande chance. Era Júlio César no gol, eram três homens na barreira, e era Fred na cobrança. O camisa nove tricolor chutou em cima da barreira, mas esta desviou a bola, que fugiu do goleiro corintiano e morreu mansinha no fundo das redes. Fluminense 1, Corinthians 0.

O Fluminense poderia e deveria ter ampliado, mas pecou nas finalizações das jogadas, e foi para o intervalo com a vitória simples. No segundo tempo, o onze tricolor recuou perigosamente, mas o Corinthians insistia num tico-tico improdutivo, e mal conseguia chegar à meta de Diego Cavalieri.

Quando o relógio já ultrapassava os quarenta e cinco minutos, os paulistas conseguiram sua grande chance: o zagueiro Paulo André subiu sozinho para cabecear. Cada tricolor, no estádio ou fora dele, sentiu um certo desespero invadir a alma. Diego Cavalieri fez o que lhe cabia: pulou na direção da bola. Mas nosso arqueiro nem precisava ter sujado o uniforme: ela foi por cima, graças à interferência divina de João de Deus, evocado minutos antes.

Assim que o apito final ecoou no cimento do Engenhão, um largo sorriso iluminou uma distante caverna. Por sobre sua longa barba branca, o sábio Profeta teve uma visão.

PC
(foto: Photocamera)

(resenha publicada também no PAVILHÃO TRICOLOR)

*******************

Ficha Técnica: Fluminense 1 x 0 Corinthians
Motivo: Campeonato Brasileiro de 2011.
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).
Data/hora: 11 de setembro de 2011, domingo, 16 horas (de Brasília).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS).
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Marcelo Bertanha Barison (RS).
Cartões amarelos: Mariano, Lanzini, Diogo e Digão (FLU); Ramon e Paulo André (COR).
Renda/público: R$ 596.500,00 / 26.979 ( 22.399 pagantes ).
Gol: Fred, aos 22' do 1ºT.
FFC: Diego Cavalieri; Mariano (Digão, 27' do 2ºT), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diogo, Marquinho e Lanzini (Rodrigo, 25' do 2ºT); Ciro (Martinuccio, 29' do 2ºT) e Fred. Técnico: Abel Braga.
SCCP: Julio Cesar; Welder (Edenílson, 27' do 2ºT), Chicão, Leandro Castán (Danilo, 33' do 2ºT) e Ramon (Paulo André, no intervalo); Ralf, Paulinho e Alex; Willian, Liedson e Jorge Henrique. Técnico: Tite.

7 comentários:

  1. Fiquei feliz em saber que o Samarone voltou a cantarolar, imaginando que deve ter deixado de lado novamente, os excelentes livros de Gabriel Garcia Marquez em favor do maior clube de futebol do todo o mundo, berço da Seleção Brasileira e onde os outros clubes cariocas aprenderam a jogar futebol!

    ResponderExcluir
  2. É o Velociraptor tricolor.

    http://www.youtube.com/watch?v=AaW2PHVhU6M

    ResponderExcluir
  3. O juizinho bem que tentou, só dando amarelo para os Tricolores, mas dessa vez o tabu foi quebrado! Estamos vivos!

    ST, em especial ao nosso velho Profeta!

    ResponderExcluir
  4. Tabu, se ta ai, é pra ser quebrado e foi.

    ResponderExcluir
  5. Bela vitória!

    Não gostei da nossa postura no segundo tempo. Passamos aperto.

    Marcaram um impedimento inexistente num lance em que o Martinuccio chegaria sozinho.

    Mas vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  6. Caro Leandro,

    Amarelos cirurgicamente aplicados. Mariano, Digão e Diogo. TODOS fora do próximo jogo.

    E que bom que ele tá voltando! Tava sentindo falta do profeta, que não deu as caras na Libertadores.

    ST!

    ResponderExcluir
  7. Rodada estranha... Quando o Corínthians perde, perdem todos de baixo. Gols anulados, penaltis não marcados e... Nada muda na tabela significativamente.

    Só o Flu mesmo que aproveitou bem mais que todos.

    Parou na esquina? O flu passa por cima.

    Saudações, PC.

    Te copiei descaradamente em Fluminense 1x0 Corínthians

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.