sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ricardo Gomes, exemplo de superação


Em 1984, o então campeão brasileiro Fluminense excursionava na Coreia do Sul, quando uma de suas jovens revelações, o zagueiro Ricardo Gomes, 19 anos, sofreu uma gravíssima lesão, rompendo todos os ligamentos do joelho direito. Com a Medicina disponível na época, nenhuma cirurgia poderia consertar a articulação de Ricardo, que foi aconselhado a abandonar a carreira de jogador de futebol.

Graças a Deus, Ricardo não deu ouvidos a este conselho, e nove meses depois retornou aos gramados pelo Fluminense. Acabou se tornando um dos maiores zagueiros da história do Fluminense e do futebol brasileiro.

Anos mais tarde, Ricardo admitiu que atuou com dores durante toda a carreira. Em 1994, uma lesão no mesmo joelho o impediu de jogar a Copa do Mundo dos Estados Unidos (ele seria o capitão da Seleção Brasileira). Em 1996, quando Ricardo atuava pelo Benfica, o médico do clube retirou um fragmento de osso de dentro do seu joelho. Ele falou: "não sei como você conseguia andar com isso, pára de jogar". Desta vez, Ricardo ouviu, e encerrou a carreira, com apenas 31 anos, mas já consagrado pelas atuações de altíssimo nível, no Fluminense, na Seleção, no Benfica e no Paris Saint-Germain.

Ricardo não desistiu do futebol, e seguiu carreira como treinador. Venceu o pequeno acidente vascular de quando era treinador do São Paulo, e temos fé de que vencerá mais este desafio em sua vida.

FORÇA, RICARDO!

PC

Um comentário:

  1. Ver aqueles jogos finais de 84 é ter uma aula de como jogar bola em todos os setores do campo, aquele time era fantástico. Naquele época jogava o futebol mais parecido com o jogado hoje na Europa do que com o jogado no Brasil na época.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.