quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Flamengo 0 x 4 Universidad de Chile

(foto: EFE)

Amigos, foi uma noite de baile chileno no Engenhão. A Universidad passeou em cima do Flamengo, passou por cima do rubro-negro como se este fosse o Tabajara. Só no primeiro tempo, 3 a 0, com direito até a gol mal anulado dos chilenos. José Rojas e Vargas (2) foram os carrascos do Flamengo.

Na etapa complementar, o massacre continuou, e só não foi maior por causa da intervenção de nosso já conhecido Marcelo de Lima Henrique. O "jogador do Flamengo com apito na boca" foi o quarto árbitro do jogo pela Copa Sul-Americana, e denunciou ao juiz argentino Saul Laverni um jogador chileno por agressão. Uma agressão que ele não pode ter visto, por um simples motivo: ela não existiu. Laverni caiu na de Lima Henrique, e expulsou Castro, igualando o jogo em dez homens para cada lado. (No primeiro tempo, o rubro-negro Airton já havia sido expulso por uma tentativa de homicídio.)

Sem a superioridade numérica, La U preferiu pisar no freio, e só assinalou mais um gol, através de Lorenzetti, após passe de calcanhar de Rodríguez. Houve ainda um pênalti defendido pelo goleiro rubro-negro Felipe. O placar de 4 a 0 não deixa dúvidas sobre o mérito dos chilenos.

A equipe do Flamengo era praticamente a titular, de modo que a escalação em si não pode ser desculpa para a catástrofe rubro-negra. Afinal, como um dos postulantes ao Campeonato Brasileiro pode ser humilhado em casa por uma equipe chilena? Humildemente, eu tenho uma explicação, que o leitor pode aceitar ou não.

Enquanto as arbitragens domésticas lhe forem tão benevolentes, o Flamengo continuará sendo um fracasso internacional. Acostumado a "jogar mais pesado" contra outros clubes brasileiros, o time acaba exagerando na dose nas partidas com árbitros estrangeiros. Vejam o exemplo da falta cometida por Airton: muitos juízes brasileiros evitariam a expulsão do atleta rubro-negro. No lance do pênalti perdido, idem: poucos árbitros tupiniquins assinalariam a penalidade contra o Flamengo. Com juízes de fora, isentos, que não diferenciam o Flamengo dos demais, o time acaba sofrendo.

Pouco mais de 500 dias depois, a Universidad de Chile volta a eliminar o Flamengo de uma competição sul-americana. Se naquela oportunidade Montillo foi o carrasco, agora foi a vez de Vargas. Resta ao rubro-negro pensar no Campeonato Brasileiro: domingo, enfrenta o Santos de Neymar, também no Engenhão. Para tristeza flamenga, não haverá um Lima Henrique a ajudá-lo na beira do campo.

PC

13 comentários:

  1. Vão dizer que é choro, claro.
    Mas é a mais absoluta verdade.

    Os dois Fla-Flus exemplificam isso. Nas duas partidas jogadores flamenguistas agrediram tricolores e não foram expulsos. Airton, no primeiro, e Renato, no segundo. Hoje, o Airton (sempre ele!) novamente agride com covardia o jogador chileno. Mas o juiz era neutro. Cartão vermelho. O time, que já vinha tomando banho de bola, entrou na roda.

    As supostas faltas que os juízes daqui sempre marcam, não são marcadas por árbitros sérios.

    No lance do primeiro gol Luxemburgo reclama veementemente (tava no contexto, né?) de puxão em Galhardo. A câmera mostra claramente, quem agarra é Galhardo.

    Nada é de graça.

    Tudo tem seu preço.

    E o Flamengo vem pagando caro.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita análise do jogo e a diferença de atuação em seu território, contra times nacionais e de fora do Brasil. Além é claro, da arbitragem desse sujeito que nem merece ser pronunciado novamente... Sou Fluminense, mas sei que a maioria das nossas vitórias são na base da garra e de uns jogos pra cá, ganhas com futebol acima da média dos demais... Um futebol mais leve, solto e algumas vezes bonito. A diferença está aí: enquanto o Fla se impõe em campo pelo jogo ríspido, agressivo e famosidades, Flu e Bota jogam o melhor futebol coletivo e pq não, individual do Brasil! Que vença o Bra 11 o melhor de futebol mais vistoso!!!

    ResponderExcluir
  3. Também chamei atenção para isso, no Twitter: 'Tá aí, Globo/CBF... manipular resultado em torneio internacional é mais difícil, hein?'

    Só uma coisa eu mudaria em seu post: o título. Provavelmente colocaria "kkkkk" ou "huahuah".

    ST!

    ResponderExcluir
  4. Pergunta do dia: Qual a diferença entre uma ducha Lorenzeti e as pastilhas de freio Varga(s)?

    A primeira resposta correta, ganha um cotovelo autografado por Marcelo de Lima Henrique.

    STRI.

    ResponderExcluir
  5. E olha que teve um pênalti não marcado no final para o Universidad. Não vi o jogo, mas fiquei extremamente feliz em ver o Flamengo tomar mais uma chinelada...

    ResponderExcluir
  6. O penalty cobrado pela La U entrou, o juiz que não deu.

    --

    Sabe pq o novo uniforme 3 do Flamengo é todo preto?! Para os arbitros usarem durante os jogos.

    =P

    ResponderExcluir
  7. Montanha, obrigado pelo esclarecimento. Achei que fosse uma espécie de "luto por si mesmo"...

    ResponderExcluir
  8. Pq o jornal Lance não publicou em sua primeira página uma imensa foto sobre a goleada histórica que o flamengo levou, colocando matéria sobre o treino secreto do Flu (o q acho uma bobagem)? Pq agora o mesmo Lance publica em seu site, numa matéria sobre o efeito suspensivo conseguido pelo renato, uma sequencia de fotos do RMoura cuspindo no jogador do urubu? Por essas e outras que não me deixa nem um pouco triste a goleada sofrida! Era pra ter sido de 6, mas o urubu ficou de 4!!!!!

    ResponderExcluir
  9. O melhor comentário que eu li hoje sobre a chinelada:

    "Um monstro invencível no Rio de Janeiro. Temido no Brasil.

    Mas quando sai das asas de FERJs e CBFs, quando disputa competições internacionais, vira um clubeco de merda, um time mediocre. Que passa por vexame atrás de vexame.

    Chupem Urubus. Vocês não tem camisa, vocês são uma farsa, seus títulos em sua maioria são conseguidos de forma desonesta.

    Ou a Globo estende os tentáculos pra Conmebol, ou melhor parar de passar jogo do Flamengo em competição internacional em rede nacional."

    Muito, mas muito bom esse comentário!

    ResponderExcluir
  10. Novo bate-boca de imprensa etorcedores no Flu sexta-feira. Já está na hora de mandar esses torcedores calarem a boca tb, pq lá não é igual ao rival. Ficar intimidando com carteirinha da OAB mostra que, além de péssimo torcedor, é um exemplo de péssimo profissional! Sou Tricolor e não gosto de ver esse tipo de atitude de qq torcida que seja, principalmente a do Fluminense! Chega de palhaçada!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.