domingo, 9 de outubro de 2011

Resenha: Flamengo 3 x 2 Tricolor


Amigos, hoje vou escrever sobre merecimento e sorte.

Em futebol, a equipe que joga melhor que a outra merece a vitória, é óbvio. Vejam o exemplo do Fla-Flu pelo Brasileirão: durante os noventa minutos, houve um total e absoluto domínio tricolor. Foi um verdadeiro bombardeio à meta rubro-negra, com mais de 20 chutes a gol. Portanto, o Fluminense merecia, indiscutivelmente, a vitória.

No entanto, a sorte exerce um papel fundamental no futebol. Quando Negueba tentou chutar e errou, a bola se ofereceu mansinha para Thiago Neves fazer o gol, um gol que caiu do céu para o Flamengo. Quando o árbitro inventou uma falta para os rubro-negros, Bottinelli chutou no travessão, mas a bola bateu nas costas de Diego Cavalieri e ultrapassou a linha. Mais um gol de sorte do Flamengo. Quando Márcio Rosário foi agarrado dentro da área e o juiz fez que não viu, foi a demonstração definitiva de que a sorte vestia vermelho e preto neste domingo.

E, quando a sorte está do outro lado, as coisas ficam muito difíceis. O Fluminense mereceu a vitória, até os flamenguistas hão de reconhecer. Mas a sorte faz parte do jogo, e por isso foi o Flamengo que venceu.

A situação do Tricolor no Campeonato ficou bastante delicada, apesar de ainda estar na liderança do returno. Só há uma saída se o Fluminense quiser brigar pelo bi: vencer todas as partidas que lhe restam, a começar pela batalha de quinta-feira, contra o Coritiba, no Engenhão. A presença da torcida será importante (alô, diretoria, ingressos baratos, por favor!).

Um amigo me perguntou se eu ainda acredito na conquista. Respondi citando o louro Samarone, papagaio mais racional que muitos humanos: depois da arrancada de 2009, ninguém possui o direito de duvidar do Fluminense. O impossível não existe para as três cores que traduzem tradição.

PC

25 comentários:

  1. Fomos covardemente roubados.

    De novo!

    No primeiro turno teve a agressão do Airton no Souza. Hoje teve muito mais.

    - Agressão de Renato em Rafael Moura.

    - Falta inventada do Lanzini.

    - Pênalti ignorado no Marcio Rosário.

    - Expulsão absurda do Souza.

    Vencer o pífio time do Flamengo era obrigação. Mas com tanto roubo e tanta sorte a favor deles, não tinha como.

    ResponderExcluir
  2. Botineli acertou 2 chutes que ele nunca mais vai acertar na vida!

    ResponderExcluir
  3. E eu tenho uma proposta para apresentar:

    Nos clássicos estaduais porque não colocar arbitros de outros estados? Quem sabe assim não teriamos arbitragens tão tendenciosas? Pelo menos não teria pressão da FFERJ em cima dos juizes do RJ, pq eu não tenho duvida de que isso exista

    Boa noite,

    @felipefluzao

    ResponderExcluir
  4. Não sei como você consegue escrever depois de um jogo desses, PC! Tô tentando acertar uma pilha num urubu domesticado, ave mesmo, que um flamengueiro cria como ave de estimação aqui no quintal da casa ao lado, mas a mão treme na hora e sempre erro! Bem que a pilha poderia bater no muro atrás do urubu e, na volta, acertá-lo. Cada vez que erro ele sorri pra mim, debochado!

    ResponderExcluir
  5. O grande problema é q 99% das vezes a "sorte" vermelho e preto. Como diria Capitão Nascimento: é culpa do sistema. Vitória na capa amanhã, bombação de vendas.
    A grande massa burro-negra acredita q tem time. Aquilo lá não existe. Pra mim nem leva uma vaga pra Liberta.
    PS: Vale destacar o absurdo de 4 jogadores da base comemorando a vitória molamba no TT. humilhação. E dizem q a diretoria faz um bom trabalho por lá.... Dizem... Dizem... Dizem... Só dizem!!!

    ResponderExcluir
  6. É, Felipe. A diretoria poderia fazer isso, pressionar pela escalação de árbitros de outros estados. Mas é omissa. Não parece estar interessada.

    Dos quatro clássicos que disputamos este ano, fomos roubados em 3. Fla 2 vezes e uma com o Vasco.

    Falei em 4 clássicos pq carioquinha pra mim não existe.

    ResponderExcluir
  7. Leandro, vc tá de sacanagem que o seu vizinho cria um urubu de verdade, né?

    ResponderExcluir
  8. Tô, Ramón, não existe o urubu. Se tivesse já teria denunciado ao Ibama e o dono já estaria atrás das grades. Aí as pilhas seriam na cabeça dele, isso sim. Como tive vontade de jogar nesse juizinho safado!

    ResponderExcluir
  9. Caro PC,

    Inegável a sorte do Flamengo. Discordo, no entanto, que o Fluminense perdeu devido a sua falta de sorte. Perdeu apenas porque mais uma vez uma arbitragem desonesta o prejudicou. É sempre assim em Fla-Flu's, juizes safados garfam o Fluminense e nada acontece.

    Não acredito mais no título, principalmente porque teríamos que tirar a vantagem de 7 pontos do Corinthians, outro sempre beneficiado pelas arbitragens.

    Creio que a Torcida deverá continuar apoiando para pelo menos conseguirmos a vaga na Libertadores.

    Abraços e Saudações Tricolores

    Helio

    ResponderExcluir
  10. Essa "sorte" era o que faltava.

    Faltava para a FlaPress voltar a sorrir. Alguma coisa estava errada. Talvez a falta de pagamento a alguns juízes fizeram a urubuzalhada toda ficar 10 jogos sem vencer.

    Outro dia mesmo, no Globo Esporte, Thiago Neves disse que o importante era vencer, mesmo se fosse gol de mão. Depois dessa declaração, não perderam mais e com 3 vitórias sob a ajuda da tal "sorte".

    Parece que ele já tinha sido avisado que aquele probleminha com os juízes, já tinha sido resolvido.

    Mas falando para todos, e principalmente aos tricolores: (PC sabe que sou alvinegro de três cores)

    É tudo bonitinho, ver os inimigos perderem seus jogos e coisa e tal. E quando se perde normalmente, até os próprios torcedores fazerm graças com seus próprios times. Mas quando as armações são óbvias e óbvio é o time ajudado, não adianta fingir que não está vendo o que acontece.

    Os 3 do Rio são prejudicados pela força do mal-caratismo rubro negro já faz tempo. Tanto tempo, que só agora, que vemos acontecer "também com a gente" e não mais com A, B, ou C, e que sentimos que o problema é mais grave.

    Se não se formar uma aliança de torcedores, a coisa vai ficar pior. Corínthians é o virtual campeão, Flamengo na Libertadores porque a Globo não pode passar o ano de 2012 falando só de Vasco na competição e o Botafogo nunca será campeão este ano, merecendo ou aproveitando os tropeços que vimos de praticamente todos os time da ponta, pois os que apóiam a preferência vermelho e preta da beira da Lagoa, não dormiriam direito vendo a sequência de 2009 ter os outros 3 cariocas conquistando títulos nacionais, Brasileiros e Copa do Brasil.

    F. Furtado, o problema não é o jogador acertar de novo, e sim o Juíz "acertar" novamente. Esses vão continuar "acertando".

    Leandro, troca a pilha. Tenta uma que não seja Duracell.

    Fernanda, o sistêma não é como muitos pensam. Não se trata de vender jornal, mas de controle de massa.

    Helio R.L. Pô... Você estragou a poesia do PC.

    Leiam o Big Brother da Gávea. Onde a REALIDADE é bem diferente do que você ouve por ai...

    Ps. Esse é o campeonato brasileiro mais óbvio de todos. A massa será agradada. O AQIP já tinha avisado no início do ano.

    ResponderExcluir
  11. Leandro, resolvi perguntar porque flamenguista é doido. E depois que vi um maluco criando um tucano em um apartamento em Friburgo, não duvido mais de nada!

    ResponderExcluir
  12. PC,
    clássico tem dessas coisas, nem sempre o melhor ganha, e hoje ficou provado que sorte faz parte do jogo, alias de qualquer jogo.
    Em relação a falta que todo tricolor diz não ter existido, eu vejo como um lance difícil, até por que Lanzini realmente toca na bola, mas é uma jogada em que ele pega bola, jogador e tudo mais... aos mais afobados, se fosse ao contrario, o mesmo lance, e o árbitro não desse a falta todos aqui estariam indignados com a não marcação. Sobre o penalt confesso que ainda não vi o lance, escutei pelo rádio... FLA-FLU é assim, e esse resultado de 3x2 parece estar imortalizado nesse clássico.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente, tenho que concordar que moro num país comandado por umas das piores organizadoras de futebol do mundo. Os erros infantis que o juíz cometeu em cima da gente foram suficiente pra tirar os três pontos que estavam anotados em nossa conta e que nos levaria para a terceira posição. O dedo do juíz na vitória do framengo nos roubou três pontos e nos rebaixou para a sexta posição. Indignação? É óbvio! Torcedores de último nível do framengo veio me dizer que nós nobres tricolores só temos isso a dizer. E o que mais eles queriam que eu dissesse? Que o framengo jogou durante os 90 minutos? O Fluzão foi superior durante todo o tempo e merecia a vitória sim, mas infelizmente o árbitro escalado nos roubou esta vitória. Já percebi que o framengo nunca vence por mérito próprio. Há sempre uma mão juíza em cima de suas vitórias sempre duvidosas. Será que ninguém enxerga estes erros? Será que ninguém protesta contra esses erros? Alguns campeonatos podem até não nos fazer diferença, mas hoje foi a gota d'água porque foram pontos importantes que nos foi roubado. Lamentável essa árbitragem porca deste país imundo. E tenho vergonha de assumir que moro num país sede da copa do mundo e que na maioria dos jogos de um dos campeonatos mais disputados do mundo, são compostos por erros infantis dignos de pena. Vi um comentário de uma menina em um site: CBF = VERGONHA. Não adianta reclamar porque são todos farinha do mesmo saco. É o sujo e o mal lavado andando de mãos dadas. E o Fluzão sendo prejudicado.

    Mas quer saber de uma coisa? Eu acredito no título sim. Nada é impossível pra gente, já mostramos isso! Ainda sou campeã brasileira! Não é e nunca será o framengo que irá conseguir destruir minha felicidade! Meu amor pelo Fluminense é sem dúvidas, maior que qualquer recalque de framenguista! E torcedores do framengo tem que beijar nossos pés, porque se não fosse nós, o framengo seria um mero time de remo.

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  14. De tudo o que você escreveu (muito bem), eu só não acredito em "alô diretoria". Dados os confrontos de meio de semana e que jogaremos às 20.30 de quinta, é FUNDAMENTAL vencermos o Coritiba; porém, não vejo evidências de que a dirigência irá se comover com esta necessidade e, por conta disso, faça o óbvio - baratear os ingressos. No mais, um sabor de injustiça acentuado pelo nosso eterno erro em marcar o adversário com nosso bloqueio muito recuado - que nos custou pontos importantes contra Vasco, Botafogo, Bahia, ATL-PR e ontem. Mas nada está perdido. Vamos em frente. Braxxx.

    ResponderExcluir
  15. Depois de ontem prometi prá mim mesmo que nunca mais vejo clássico no brasileiro ~~apitado~~ por juiz da FFERJ e nunca mais acompanharei o carioquinha, aquela vergonha que vale título.

    Ou seja: se o Flu conseguir CHEGAR, não verei meu time nas duas últimas rodadas e, quem sabe, perderei a chance de acompanhar o tetra. Porque se depender da diretoria, teremos mais duas aberrações nos próximos clássicos.

    Serão 10 jogos. Acredito piamente em 8 bons resultados nas próximas 8 rodadas. E só.

    ST!

    Ps.: se o time continuasse martelando, até mesmo no 1º tempo, ia ser de lavada e o trabalho da arbitragem seria bem maior, mais escandaloso. Ontem foi nos detalhes, coisa que muita gente não percebe... mas aconteceu!

    ResponderExcluir
  16. o juiz foi salvado, faltou sorte, ams uma das coisas que me irritaram no time foi o recuo exessivo após os dois gols. O Fluminense mandava no jogo no segundo tempo .Fez o primeiro e parou de jogar. Foi pra defesa e trouxe o flamengo pro seu campo de defesa. Chances rubro-negras só depois do 1a0.
    O gol de empate acordou o time e as mudanças fizeram efeito( pena mesmo só o sóbis ter saido. Martinuccio não funcionou).
    Mas ai veio o mesmo problema. 2a1, time recuado e flamengo com campo pra jogar. Se o empate tivesse vindo mais cedo talvez o time tivesse forças pra voltar a marcar, mas foi já no final, mexeu com o emocional. Edinho deu espaço e aquele argentino desgraçado acertou outro chute pra nunca mais.

    Independente de sorte e juiz, faltou ao time calma pra controlar o jogo. O time do Fluminense tem sido assim: faz gol e recua. Se tá atrás do placar vai pro desespero e tenta virar na base do time de guerreiros.

    10 rodadas. Vencer ou vencer. Primeiro pensando em libertadores e se tudo der certo, o título.

    Pra quem reclama da falta de sorte ontem, aconselho se apegar na superstição. Em 2009 a arrancada, se não me engano, começou após uma derrota pro Flamengo.

    Que o que faltou de sorte ontem seja recompensado na 38a rodada

    ResponderExcluir
  17. 10 rodadas faltando pro final, temos que ganhar quase todos os jogos e todos falam que não conseguiremos o nosso objetivo. Isso me lembra alguma coisa....

    ResponderExcluir
  18. Concordo com o 'flu'. A postura após fazer o gol tem que ser a de manter a pressão.

    Mas ontem só havia 1 resultado possível: vitória do Flamengo. O juiz estava lá pra garantir isto.

    Boa, Big!

    ResponderExcluir
  19. Acho que respeitamos muito um adversário desfalcado, que já não é tão forte completo, principalmente no primeiro tempo e após o segundo!

    ResponderExcluir
  20. Principalmente depois do gol do Sóbis. O time deles tava mais perdido que cego em tiroteio. Aí acharam aquele gol do Traíra Neves. Dali pra frente o nosso domínio não foi mais tão sólido.

    ResponderExcluir
  21. Afastaram o moleque (pejorativo, mesmo) que torcia pro urubu no twitter e jogava na sub-qq coisa do Flu! Tem que ser assim, qq moleque que torcer em qq mídia dessas para o seu time, não veste mais a camisa tricolor. Ele pode torcer, sim, mas na dele, sem postar nada, afinal, no futuro será profissional e não deve ficar cantando musiquinhas de bonde ou contrabadeando carros de luxo como uns moleques adultos que conhecemos.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Acho que esses moleques precisam entender que têm que respeitar a instituição e se não o fizerem, o sonho acaba.

    ResponderExcluir
  24. Eles tinham que ser desligados imediatamente.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.