terça-feira, 24 de abril de 2012

O Fluminense e a Copa Libertadores


Amigos, quando ficou definido que o adversário do Fluminense na Copa Libertadores seria o Internacional, logo o Internacional, justo o Internacional, o clube com os melhores resultados recentes nas competições sul-americanas, eu e boa parte da torcida tricolor lamentamos. Não parecia um prêmio justo para o time com a maior pontuação da primeira fase.

Entretanto, percebo agora que estávamos enganados. Para o Fluminense, é melhor que seja assim. Desde 1902, colecionamos vitórias sobre gigantes e derrotas para nanicos. Quando o adversário na semifinal do Campeonato Brasileiro era o Bragantino, o Fluminense já era o finalista antes de entrar em campo, e deixou de sê-lo noventa minutos depois. Quando o oponente na final da Copa do Brasil era o Paulista de Jundiaí, a taça já era nossa, e acabou não sendo. Por outro lado, quando encaramos o São Paulo e o Boca Juniors em 2008, toda a imprensa brasileira nos deu por antecipadamente eliminados. O timinho não poderia eliminar aqueles gigantes. (Aliás, não é engraçada essa fama de timinho? Justo o Fluminense, o pioneiro, o mais tradicional clube do futebol brasileiro, o maior campeão do Rio de Janeiro, o retumbante de glórias e vitórias mil, ser chamado de timinho!?)

Como eu ia escrevendo: sim, é melhor para o Fluminense jogar contra o Internacional que contra o Emelec ou o Bolívar. O Tricolor prefere os duelos equilibrados, os confrontos contra oponentes do seu tamanho. Nas partidas menores, nossa timidez às vezes se sobrepõe à nossa técnica. É para encarar as grandes batalhas, para desafiar o impossível, que o Fluminense nasceu, que o Fluminense existe, que o Fluminense vive, que o Fluminense respira.

Não estou dizendo que o Tricolor sempre vence os oponentes fortes, não é isso. Contra o próprio Internacional, perdemos no Campeonato Brasileiro de 1975 e na Copa do Brasil de 1992. (E o Fluminense de 1975 era um timinho de muita categoria, que venceu até um tal Bayern de Munique, gigante alemão que dominava a Europa.) O que quero dizer, apenas, é que são os grandes jogos, os grandes adversários, que fazem o Fluminense pulsar, brilhar, vibrar, palpitar.

A Copa Libertadores da América é a taça que falta em Álvaro Chaves. Para levantá-la, amigos, o Fluminense precisará derrubar titãs. A começar pelo poderosíssimo Internacional, em seu fervente caldeirão. Pés à obra, onze tricolor!

PC

2 comentários:

  1. Se não me engano, o apelido foi um menosprezo da imprensa, adotado como poderoso símbolo pelo cronista Tricolor Imortal.

    Os tais 'Timinhos' seriam sempre ''lideres por um dia'' para esta mesma imprensa anti-Tricolor!

    Timinhos constituídos, quase integralmente, por jogadores provindos das divisões de base!

    Nomes como CLEBER, MÁRIO, CAFURINGA, C.ALBERTO PINTTINHO, WILTON, ZEZÉ, PAULINHO, RUBENS GALAXIE...

    TIMINHOS sobrepujando os 'timaços' preferidos e favoritos eternos de todos na imprensa.

    Abraços.

    SSTT

    ResponderExcluir
  2. O favorito é o Inter, só ver os resultados recentes em competições Sul Americanas, eles tem um treinador melhor que o nosso, eles tem Leandro Damião (atacante de seleção) e mais de 50 mil sócios.

    Somos franco atiradores, vamos na nossa humildade com guerreiros Gum e Diguinho batalhar por esta vaga.

    Att,

    Bmz.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.