sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os critérios de desempate da Euro 2012



Como a imprensa brasileira tem errado bastante na análise dos desempates na fase de grupos da Euro 2012, escrevo este texto para deixar as coisas claras. E aproveito, claro, para criticar a "criatividade" dos dirigentes europeus, com seus regulamentos que acabam criando situações constrangedoras, como vocês verão a seguir.


Começo com a explicação dos critérios. Caso duas ou mais seleções terminem a fase de grupos com o mesmo número de pontos, os critérios de desempate da Euro 2012 são os seguintes:
1) maior número de pontos conquistados nos jogos entre as seleções em questão;
2) maior saldo de gols contando apenas os jogos entre as seleções em questão;
3) maior número de gols marcados nos jogos entre as seleções em questão;
4) se, após aplicados os critérios 1, 2 e 3 a mais de duas seleções, somente duas seleções ainda estiverem empatadas, o critério 1 é reaplicado exclusivamente à partida entre essas duas seleções;
5) maior saldo de gols contando todos os jogos do grupo;
6) maior número de gols marcados em todos os jogos do grupo;
7) se houver apenas dois times empatados, e estes jogarem a última partida da fase de grupos, a classificação é decidida numa disputa de pênaltis;
8) a classificação é determinada pelo ranking de seleções da UEFA (na ordem: Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra, Rússia, Croácia, Grécia, Portugal, Suécia, Dinamarca, França, República Tcheca, Irlanda, Ucrânia e Polônia).

Agora, vêm as críticas. Examinemos a situação do Grupo C, após as duas primeiras rodadas. Os resultados foram: Espanha 1 x 1 Itália, Croácia 3 x 1 Irlanda, Itália 1 x 1 Croácia e Espanha 4 x 0 Irlanda. Na última rodada, naturalmente, os jogos serão Itália x Irlanda e Espanha x Croácia. Se a Itália confirmar o favoritismo e vencer a Irlanda, chegará a 5 pontos. Se Espanha e Croácia empatarem entre si, também chegarão a 5 pontos. E então os critérios de desempate acima serão utilizados. Se o resultado for Espanha 0 x 0 Croácia, a Itália se classificará em primeiro lugar, por ter marcado 2 gols nos confrontos contra Espanha e Croácia (critério 3). Nesse caso, a Espanha se classificará no segundo lugar (batendo a Croácia no critério 5). Se o resultado for Espanha 1 x 1 Croácia, as duas classificadas serão aquelas que tiverem aplicado as maiores goleadas sobre a Irlanda (critério 5 - para passar, a Itália terá que vencer a Irlanda por 4 a 2 ou 3 a 0).

Agora vem o desagradável: se o resultado for Espanha 2 x 2 Croácia, as classificadas serão... exatamente Espanha e Croácia, não importando que a Itália vença a Irlanda por 10 a 0. No critério 3, Espanha e Croácia terão 3 gols, contra apenas 2 da Itália. Resumindo: se Espanha e Croácia quiserem, farão o famoso jogo de compadres, que classificará as duas seleções. Pensando no título, a Espanha pode preferir eliminar a Itália, fortíssima concorrente. E não pensem que isto não acontece no futebol. Na Copa do Mundo de 1974, a última rodada do Grupo A reservava um encontro entre a forte Alemanha Ocidental e a nem-tão-forte-assim Alemanha Oriental. Se a Alemanha Oriental vencesse por 1 a 0, ambas as seleções se classificariam, e a Alemanha Ocidental fugiria de uma complicada chave com Brasil, Holanda e Argentina. O placar? Alemanha Oriental 1 x 0 Alemanha Ocidental. Na Copa do Mundo de 1990, na última rodada do Grupo B, um empate entre Argentina e Romênia classificaria ambas as seleções, em detrimento da União Soviética. Não adiantou nada a goleada da União Soviética (4 a 0 sobre Camarões): o placar do outro jogo foi Argentina 1 x 1 Romênia. Três dias depois, o jogo de compadres se repetiu, em Holanda 1 x 1 Irlanda, classificando as duas equipes.

Voltando à Euro 2012, outra chave que pode apresentar situação inusitada na última rodada é o Grupo B. Se a Alemanha vencer a Dinamarca e a Holanda vencer Portugal por um gol, Dinamarca, Holanda e Portugal terminarão empatadas com 3 pontos, e saldo 0 (contando apenas as partidas entre as três - critério 2). Nesse caso, a definição da segunda vaga se dará no número de gols marcados contando apenas as partidas entre as três (critério 3). Nessa conta, a Dinamarca tem 3 e não pode mais fazer nada, Portugal tem 3 e ainda pode marcar gols (contra a Holanda), e a Holanda não tem nenhum e não poderá se classificar (isto é: a única chance da Holanda é vencer Portugal por 2 ou mais gols de diferença, e torcer para a Alemanha vencer a Dinamarca). Caso a Alemanha confirme o favoritismo contra a Dinamarca, Portugal estará bem, podendo perder por um gol de diferença, qualquer que seja o placar (se for 1 a 0, classificar-se-á no critério 4, porque venceu a Dinamarca no confronto direto; se for 2 a 1 ou 3 a 2 ou 4 a 3, classificar-se-á no critério 3, pois terá mais gols que Dinamarca e Holanda contando apenas os jogos entre as três).

Mas o Grupo B tem uma situação ainda pior: se a Alemanha perder para a Dinamarca e Portugal vencer a Holanda no domingo, Alemanha, Dinamarca e Portugal terminarão todas com 6 pontos, e os critérios de desempate serão utilizados. Para os critérios 1, 2 e 3, valerão apenas os jogos Alemanha 1 x 0 Portugal, Portugal 3 x 2 Dinamarca e Dinamarca x Alemanha. Se a Dinamarca vencer a Alemanha por 2 ou mais gols de diferença, passam Dinamarca em primeiro e Portugal em segundo. Mas se a vitória dinamarquesa for por apenas um gol, as três empatam no saldo contando apenas os três jogos... mãos às calculadoras! Vamos lá:
- Dinamarca 1 x 0: nos jogos entre as três, Dinamarca e Portugal ficam com 3 gols cada, e a Alemanha (com 1) é eliminada. Portugal passa em primeiro porque venceu a Dinamarca no confronto direto (critério 4).
- Dinamarca 2 x 1: nos jogos entre as três, Dinamarca fica com 4 gols, Portugal com 3, e a Alemanha com 2. Classificam-se Dinamarca em primeiro e Portugal em segundo.
- Dinamarca 3 x 2: nos jogos entre as três, a Dinamarca fica com 5 gols e termina em primeiro. Alemanha e Portugal ficam com 3 gols cada. A Alemanha passa em segundo, porque venceu Portugal no confronto direto (critério 4).
- Dinamarca 4 x 3: nos jogos entre as três, a Dinamarca fica com 6 gols, a Alemanha com 4, e Portugal com 3. Dinamarca e Alemanha se classificam, respectivamente em primeiro e segundo.

Em resumo: Dinamarca e Alemanha também podem fazer um jogo de compadres. Se a Dinamarca vencer por 3 a 2 ou 4 a 3, ambas se classificam. Portugal não terá chances, mesmo que vença a Holanda por 10 a 0.

Será que é tão difícil confeccionar regulamentos que previnam essas situações desagradáveis?

PC

10 comentários:

  1. PC,

    e ainda dizem que somos nós(e não é mentira) que temos criatividade para fazer formulas e regras de campeonatos.... vai entender????

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Critérios de desempate com base no confronto direto entre os clubes envolvidos é muito usado no Campeonato Italiano e na fase de grupos da UCL.

    Ele tem suas vantagens e suas desvantagens, mas é algo que os europeus já estão acostumados.

    Quanto a jogos de compadres e armações, todo sistema que não for mata-mata, um contra um, com chaves definidas por sorteio está aberto a jogos de compadres ou entregadas.

    Att,

    bmz

    ResponderExcluir
  3. Tomara que o critério 4 aconteça kkk.

    *Gostaria de pedir para adicionar o link do Nostalgia Fut (www.nostalgiafut.blogspot.com.br) na lista de parceiros. O link do seu blog já está na nossa lista!.

    Confira a série no #NostalgiaFut que irá trazer todas as finais da Euro 2012

    http://migre.me/9vepR



    Diretoria do Cruzeiro pretende acabar com ingressos reservados para Torcidas Organizadas!

    http://migre.me/9vet9



    Tudo sobre segunda rodada da Euro 2012

    http://migre.me/9vewE


    ResponderExcluir
  4. Acredito que a UEFA tenha feito isso para mais times chegarem a ultim rodada com chances de classificação. Mas realmente é mais caótico.

    Estpou fazendo uns calculos ( se é que isso é possível) no meu blog. Quem quiser, de uma olhada e opine lá.

    esportecomgroselha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião o certo seria usar o critério tradicional em grandes competições,ou seja,que na sequencia seria:pontuação, saldo de gols, número de gols,etc...Pois ao meu ver nesse caso a Rússia no grupo A, foi prejudicada,pois ainda tinha dois gols de saldo e classificaria em segundo, pois não adiantou nada ter dado uma goleada na R.Tcheca e ir até certo ponto bem na competição, que no caso precisaria apenas de um empate e foi prejudicada com uma derrota simples para uma equipe que sabemos que não vai muito longe na competição, já que vinha cambaleando com partidas sofríveis com empate e derrota (Grécia). Critérios complicados que acabam por punir as melhores e premiar as medíocres cmo aqi no caso.

    ResponderExcluir
  6. KARVALHO!!! que coisa. quer dizer que o Platini, valoriizou o "Antijogo". Parece fórmula da antiga CBD.

    Empata 2 e vence a última por meio a zero e ainda se classifica em primeiro lugar.

    KARVALHO

    ResponderExcluir
  7. Até sou favorável ao confronto direto como desempate, mas apenas em casos de campeonatos longos, nos quais a "armação dos resultados" é bem menos provável.

    Concordo com o comentário do Maurício Souza. A melhor fórmula é a da Copa do Mundo atual: pontos, saldo, gols-pró. Com essa sequência, a probabilidade de chegarmos à última rodada com uma possível "armação" é bem menor.

    Parece fórmula da antiga CBD. [2]

    ResponderExcluir
  8. Lembrando que os times que poderiam armar jogaram sério e não o fizeram, parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
  9. Aliás,

    com os critérios da Copa do Mundo também da para armar situações como estas ou entregadas históricas como em 1978, o problema não está nas formulas e sim nas pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Montanha,

    Na Copa do Mundo, o principal problema era quando se classificavam também os "melhores terceiros colocados". Isso abria margem para as manipulações que citei no texto (1974 e 1990).

    No critério atual da Copa do Mundo, em que se classificam só as duas primeiras de cada grupo, a manipulação só é possível em situações bastante específicas. Aliás, acho que em apenas UMA situação:
    - A vence C, B vence D.
    - A empata com D, B empata com C.
    - A e B podem empatar entre si e eliminar C e D.

    Concordo que o principal problema está no caráter das pessoas. Mas as decisões são tomadas por pessoas mesmo, e eu não confio na honestidade delas. :P

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.