quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Carta aos atleticanos

O mosaico do jogo Atlético Mineiro 3 x 2 Fluminense.

Estas linhas se dirigem principalmente aos torcedores do Clube Atlético Mineiro, mas também aos dirigentes e jogadores do clube, ao jornalista Milton Neves e ao treinador Cuca (por quem sinto gratidão, admiração e carinho). Agora que a briga pelo Campeonato Brasileiro está encerrada, com o triunfo do Fluminense, convido os atleticanos a esta reflexão.

Apesar da enorme vantagem do Fluminense (que hoje tem 10 pontos de frente para o Grêmio e 11 para o Atlético), vejo muitos torcedores mineiros contestando a conquista do Tricolor. Insistem na tese de conspiração favorável ao Fluminense e contrária ao Atlético Mineiro (teoria facilmente desmanchada pelas evidências  - vejam post "O Atlético Mineiro e o apito", e vídeos dos prejuízos ao Fluminense, abaixo).

Nas próximas linhas, vou expor a minha visão acerca do que teria causado a derrocada do Atlético Mineiro neste Campeonato. Pensei em nem publicá-la, porque não gosto de parecer provocativo. Mas decidi fazê-lo, por achar que assim estarei prestando um serviço ao clube, que é um dos mais importantes na história do futebol brasileiro.

Amigos, o Atlético Mineiro começou a perder esse Campeonato quando assumiu para si a pecha de coitadinho. Ao invés de olhar para o Fluminense como um rival à altura, o Atlético preferiu menosprezar a capacidade do oponente, atribuindo suas vitórias a arbitragens tendenciosas.

Na condição de torcedor do Fluminense, só posso, sinceramente, agradecê-los por essa postura. Imagino como os craques Diego Cavalieri, Fred, Deco, Wellington Nem, Thiago Neves, Gum, Jean, Carlinhos e companhia se sentiram motivados ao verem sua capacidade ser assim contestada em público. O chororô descontrolado e injustificado de vocês foi o maior incentivador, o melhor combustível do Fluminense, tenham certeza disso.

Aqui em Laranjeiras, nós não estamos acostumados a conquistas tão tranquilas como foi a deste Campeonato Brasileiro, com três rodadas de antecedência. Costumamos dizer que as nossas vitórias são as mais cardíacas, que preferimos vencer no último minuto do último jogo. Quando, ao final do primeiro turno, o Atlético Mineiro liderava com 43 pontos, contra 42 do Fluminense, pensei que a briga entre os dois gigantes iria até o jogo derradeiro. Afinal, com o Fluminense tem que ser sofrido.

E eu realmente acredito que o Atlético Mineiro tinha capacidade de brigar com o Fluminense até a última rodada. O elenco montado é muito forte, tem o goleiro Victor, os bons zagueiros Réver e Leonardo Silva, o gênio Ronaldinho, o talentosíssimo Bernard, o goleador Jô, o estrategista Cuca. Como duvidar da capacidade de um time desses?

A postura de vocês, torcedores, jornalistas e dirigentes, foi a responsável pela queda de rendimento do time. Foram vocês que incutiram na cabeça dos seus jogadores que a vitória era improvável. Foram vocês que mais motivaram os nossos jogadores a darem sangue, suor e lágrimas pela taça. O mosaico (foto acima) e os gritos de "vergonha" de vocês, no primeiro tempo daquele grande jogo no Independência, foram o combustível perfeito para catalisar mais um título do Fluminense. Ali, vocês abriram mão da taça. E o Fluminense, sem concorrentes, teve a sua ascensão para a glória facilitada.

Para terminar, um conselho de quem levantou 2 dos 3 últimos Campeonatos Brasileiros: se vocês quiserem sair da fila de quatro décadas, precisam aprender a respeitar os adversários e, mais que isso, precisam aprender a respeitar a própria história do Clube Atlético Mineiro, um dos grandes do futebol brasileiro.

Abraços tetracampeões,
PC

Vídeo dos prejuízos ao Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2012:


Vídeo do gol mal anulado de Fred contra o próprio Atlético Mineiro:


13 comentários:

  1. Palavras no tom certo. Enquanto os jogadores, jornalistas, torcedores e dirigentes do Atlético-MG pareciam preocupar-se mais com os jogos do Fluminense que o seu próprio, a equipe Tricolor mantinha o foco em cada batalha. Se em Belo Horizonte só se falava do Fluminense, o mesmo acontecia nas Laranjeiras: só se falava de Fluminense. Havia, claro, um ou outro torcedor que se reclamava aqui e acolá do Atlético, mas os representantes do Flu não emitiram uma palavra sobre esquemas de adversários. O resultado está estampado na quarta estrela que vamos ostentar. Vence o Fluminense.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, PC. Sem provocar, tocando na ferida. Perfeito!

    STetracolores!

    ResponderExcluir

  3. Houve um árbitro histórico em MG que se auto intitulava "o juiz atleticano".

    Acostumados a ganhar campeonatos locais no grito durante décadas, devem ter achado que a tática botafoguense/atleticana de tumultuar para ver se conseguem alguma coisa daria resultado, mas isto em geral desconcentra o próprio time.

    Obrigado, mas preferiríamos uma convivência harmoniosa e fraterna com todas as torcidas para fazer deste mundo um lugar melhorver.

    Que tal tentarem?

    ResponderExcluir
  4. Eu e o PC conversamos sobre isso na segunda e que o CAM perdeu o campeonato ao vestir a carapuça do Botafogo é ponto pacífico.

    ResponderExcluir

  5. Pois é Big, dois clubes muito parecidos em seus comportamentos, mas todo mundo pode evoluir.

    Chega de ofensas, agressões físicas e mortes nos estádios de futebol!

    ResponderExcluir
  6. Cara, atleticano e botafoguense é uma coisa só, não ganham nada, tem sindrôme de perseguição e não pode ver um doido falando em conspiração que já estão apoiando a causa...gente muito esquesita....

    aos tricolores, essas acusações de favorecimento e quetais, também foi bom para sentir na pele o que é ser chamado de favorecido, time da mídia, e outras besteiras mais que só serve de desculpas PARA JUSTIFICAR os próprios fracassos.Toda história sempre tem dois lados, não é mesmo...

    ResponderExcluir
  7. PC, o Abel deu uma declaração importantíssima no "Bem Amigos" segunda-feira... ele disse que os próprios jogadores ficaram muito putos com essa parada de apito amigo e outras merdas que a imprensa e alguns profissionais do Galo estavam falando.

    Deu no que deu. Isso mexe com o brio de qualquer um. Nós, torcedores, ficamos putos com essa falácia, imagina o cara que tá lá todo dia nas Laranjeiras treinando jogada ensaiada, levando esporro do Abel... né fácil não...

    ST!!!

    E, de boa... eu tenho pena de quem se faz de coitado. Aposto que muitos tricolores quando reclamam de arbitragem também estão putos porque sabem que é O TIME que tá dando sorte pro azar (no caso, o erro do juiz). Porque time prá ganhar de qualquer um NAS AMÉRICAS o Flu tem!

    ResponderExcluir
  8. Caro PC,

    Brilhante, como sempre. Apenas não consegui ver o gol anulado do Fred contra o Atlético-MG no Engenhão. A atitude do bandeirinha foi sim que foi uma vergonha, pois ele esperou a sequencia do lance, provavelmente torcendo para o Fred não conseguir driblar o Victor. Note que ele só sobe a bandeira depois que o goleiro foi driblado.

    Quanto ao chororô, essa é uma característica marcante do Cuca. Começou no Botafogo, quando ele colocou quase todo o time para chorar numa coletiva.

    No Atlético, ele extrapolou e contaminou não só os jogadores, como também a correta torcida mineira, que passou a demonstrar ódio nos olhos.

    Vale acrescentar que dessa vez acabou sendo induzido pela mídia cretina.

    Não sei se vc viu as postagens "Por que o Fluminense incomoda tanto", publicada em 30/10 e "Liderança absoluta do Fluminense. Qual artifício tentarão agora para contestá-la", publicada em 27/09 no Blog do Tricolor Verdadeiro.

    Essa última inclui um painel com todas as malas anti-Flu.

    Abraços e Saudações Tricolores,

    ResponderExcluir
  9. O Blog do Tricolor verdadeiro é um esculacho, mas estes painéis aos quais o Helio se refere são demais!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado a todos pelos elogios.

    Prezado Helio,

    Realmente, no vídeo faltou o gol anulado do Fred contra o próprio Atlético Mineiro (justo o "tão beneficiado" Fluminense sendo prejudicado contra o "tão coitadinho" Atlético Mineiro? Quem diria...).

    Leio todas as postagens do "Blog do Tricolor Verdadeiro", e concordo com o Alexandre: os seus painéis são espetaculares! :D

    Abraços, e Saudações Tricolores Tetracampeãs!
    PC

    ResponderExcluir
  11. PS: acrescentei o vídeo do gol mal anulado de Fred contra o Atlético Mineiro, no final do post.

    ResponderExcluir
  12. Só um detalhe, uma coisa é reclamar que um arbitro te prejudicou em um jogo ou que está sendo prejudicado, outra é pegar um time que não é o seu e falar que ele está sendo beneficiado sistematicamente!!!

    Reclamar de erros contra nosso time é algo normal e todo mundo faz, o que é escroto foi esta campanha dizendo que o Flu estava sendo beneficiado por arbitragens. Agora, quem ganha com o Flu sendo beneficiado? A Globo? A CBF? Sério?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.