quarta-feira, 5 de março de 2014

Neymar já é o 11º maior artilheiro da história da Seleção Brasileira

Neymar em ação pela Seleção. Foto: Getty Images.

Com os três gols marcados hoje contra a África do Sul em Johannesburg, Neymar chegou hoje aos 30 gols pela Seleção Brasileira principal, se igualando ao lendário Zizinho como 11º maior goleador da história do escrete. A marca foi obtida no 47º jogo do craque com a camisa amarelinha. Ele tem apenas 22 anos de idade.

Neymar já havia deixado para trás na lista de artilheiros alguns mitos como Garrincha, Didi, Leônidas e Rivellino. Com o hat-trick de hoje, ele ultrapassou Robinho (27), Adriano (27), Luís Fabiano (28), Kaká (29) e Careca (29).

Segue a lista com os 12 maiores goleadores da história da Seleção Brasileira:
1º. Pelé (77)
2º. Ronaldo (62)
3º. Romário (55)
4º. Zico (48)
5º. Bebeto (39)
6º. Rivaldo (34)
7º. Jairzinho (33)
7º. Ronaldinho (33)
9º. Ademir Menezes (32)
9º. Tostão (32)
11º. Zizinho (30)
11º. Neymar (30)

Melhores momentos de África do Sul 0 x 5 Brasil:


PCFilho

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. sua lista esta serta mais o unico erro é que ronaldinho tem 35 gols e nao 33 acompanhei a carreira do ronaldinho inteira e sei que ele tem 35 gols tem alguns lugares que que tem a lista procura no artilheiros people

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Vale ressaltar a média de gols que deve ser uma das mais altas entre esses principais goleadores e o fato de que só tem 22 anos. Acho que ele deve no mínimo terminar entre os 4 primeiros.

    ResponderExcluir
  5. list goals world top,

    Essas discrepâncias no número de gols acontecem com alguma frequência. Provavelmente, esses dois gols a mais foram marcados em partidas não-oficiais. De qualquer forma, vou conferir quando puder.

    ResponderExcluir
  6. Pedro Ramos,

    Sim, a média de gols do Neymar na Seleção é superior à da maioria da lista. E o fato de ele só ter 22 anos aumenta ainda mais a expectativa.

    Ainda esse ano, se não acontecer nada extraordinário, ele chega à quinta posição, atrás apenas de Zico, Romário, Ronaldo e Pelé. Que ele eventualmente chegará ao número do Ronaldo (62), eu não tenho dúvidas. E mais: nunca achei que diria isso, mas até os impressionantes 77 gols de Pelé parecem uma meta realista...

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, Pelé fez 95 gols em 115 jogos pela seleção, mas depois de inventarem essa história de gol "oficial" e "não-oficial", passou pra 77 ou 75 gols, o que na minha opinião é absurdo.

    E como exemplo de gol oficial e gol não-oficial, digo o seguinte:
    Eusébio há tempos atrás era o maior artilheiro da seleção lusa com 43 gols, (CR7 agora é o maior com 49 gols).

    Dos 43 gols de Eusébio, 10 deles foram em amistosos, mas CONSTAM COMO OFICIAIS.

    Pelo mesmo critério, os 20 gols em amistosos que tentam roubar ao Pelé dos 95 que fez na seleção, repito pelo mesmo critério, deveriam constar como oficiais, certo?

    Sendo que nesta época, não havia a chamada DATA-FIFA, que são datas calendarizadas pela FIFA para esses amistosos de seleções e eliminatórias de hoje em dia.

    Eusébio é só um exemplo, há mais gente, principalmente européia, só com "gols oficiais", mas só se lembram de roubar gols ao Pelé, impressionante!!!

    Voltando ao Neymar, penso que se fôr menos fominha e jogar mais pro time, vai chegar ao patamar de Pelé em termos de artilharia.

    Se aos 22 anos já fez 30 gols(CR7 levou 100 jogos pela seleção pra fazer 49 gols), e se não entrar pelo caminho de Ronaldinho Gaúcho e outros(muita night e muita bebida), vai chegar lá antes do 30 anos.

    E como exemplo, teve um jogo em que o Brasil jogou com o Ajax, Zico fez um gol que consta como oficial, assim com em 1999, os autores dos 2 gols da seleção contra o Barcelona constam como oficiais.

    Lá no blog tem um post prontinho, uma crônica de Antônio Grecco também sobre isso, logo mais ou amanhã...

    E só por curiosidade, fazendo a vontade aos que insistem nessa treta de oficial e não oficial, tirando os cerca de 250 gols "não oficiais" que Pelé fez em amistosos, ainda sobram 1000 e uns trocados:-)

    E assim sendo, os gols que Messi, CR7, Romário, Ronaldo fofômetro e etc fizeram em amistosos, olimpíadas, em campeonatos sub-17 ou sub qualquer coisa também não entram, ou não devem entrar nessas contas...

    Afinal o Rei quando era sub-17, já era titular absoluto do Santos e da seleção principal, não podendo jogar olimpíadas por ser profissional e naquela época, não havia copa do mundo sub-qualquer coisa:-)

    Se oficial e não oficial "vale" pra um, tem que valer pra todos, certo?

    Pracabá:o livro Guinnes dos recordes, o mais respeitado livro de recordes da história, reconheceu os 1281 gols de Pelé... oficialmente...

    Também vem post sobre isso...breve...

    ST

    ResponderExcluir
  8. Bom, vamos por partes.

    Primeiro, sobre o Ronaldinho: considero 33 gols e não 35, de acordo com o critério adotado mundialmente: valem os jogos da Seleção principal, contra outras seleções principais. Esses são os jogos oficiais, sejam eles amistosos ou válidos por alguma competição.

    A diferença provavelmente está nos 2 gols marcados por Ronaldinho na partida Catalunha 1 x 3 Brasil, disputada no Estádio Camp Nou (Barcelona), no dia 18/05/2002. Como a Catalunha não é um país independente, sua seleção não é reconhecida pela FIFA, logo a partida não é reconhecida como oficial.

    Eu respeito qualquer critério que se possa adotar, desde que seja uniforme para todos os jogadores, como bem escreveu o RBN.

    O critério que eu adoto é o mesmo de Ivan Soter, autor da Enciclopédia da Seleção e, na minha opinião, o pesquisador mais cuidadoso das coisas da Seleção. Valem os jogos disputados por seleções principais, sejam eles amistosos ou por competição. Jogos de seleções olímpicas ou sub-20 ou sub-17 não entram. Jogos contra clubes ou combinados locais também não.

    Neste meu critério, Ronaldinho tem 33 gols, pois os 2 do jogo contra a Catalunha não foram marcados em uma partida oficial. Nada contra quem conta 35: apenas seja justo e adote o mesmo critério para todos os outros jogadores. :)

    ResponderExcluir
  9. RBN,

    Conforme escrevi no comentário acima, o meu critério é igual para todos os jogadores. O gol de Zico contra o Ajax não conta. Os gols de Ronaldo e Rivaldo contra o Barcelona em 28/04/1999 também não contam.

    Neste critério, que, repito, adoto para todos os jogadores igualmente, nosso lendário Pelé soma 77 gols, e não 95. Os 18 gols discrepantes provavelmente são os seguintes:
    - 08/05/1960 - 2 gols no jogo Brasil 7 x 1 Malmö (clube da Suécia);
    - 12/05/1960 - 2 gols no jogo Brasil 2 x 2 Internazionale (clube da Itália);
    - 21/06/1966 - 3 gols no jogo Brasil 5 x 3 Atlético Madrid (clube da Espanha);
    - 04/07/1966 - 2 gols no jogo Brasil 4 x 2 AIK (clube da Suécia);
    - 06/07/1966 - 2 gols no jogo Brasil 3 x 1 Malmö (clube da Suécia);
    - 06/07/1969 - 1 gol no jogo Brasil 4 x 0 Bahia (clube da Bahia);
    - 13/07/1969 - 1 gol no jogo Brasil 6 x 1 Seleção Pernambucana (combinado de Pernambuco);
    - 03/09/1969 - 1 gol no jogo Brasil 1 x 2 Atlético Mineiro (clube de Minas Gerais);
    - 05/04/1970 - 1 gol no jogo Brasil 4 x 1 Seleção Amazonense (combinado do Amazonas);
    - 06/05/1970 - 1 gol no jogo Brasil 3 x 0 Combinado de Guadalajara (combinado mexicano);
    - 17/05/1970 - 2 gols no jogo Brasil 5 x 2 Combinado de León (combinado mexicano).

    Novamente: respeito qualquer critério, desde que seja adotado para todos os jogadores, como eu faço com o "meu".

    Acredito que as partidas listadas acima de fato não devem ser encaradas com o mesmo peso de partidas oficiais (disputadas entre as seleções principais dos países envolvidos). Mas é claro, respeito quem pense diferente.

    Abraço!
    PC

    ResponderExcluir
  10. É PC, mas os dois gols do Barcelona contra o Brasil em 1999 são considerados "oficiais", porque fazem parte do centenário do Barcelona, e agora?

    Quer ver outra coisa, antes da UEFA ser fundada em 1955, havia a taça latina de clubes, que não é reconhecida pela FIFA nem pela UEFA, mas clubes como o próprio Barça, o Madrid e até o Benfica contam como esta taça latina título oficial, e colocam nos respectivos sites oficiais como "conquistas oficiais", e agora?

    Isso na minha opinião é coisa de alguns europeus (ou argentinos) com muita inveja e raiva do futebol brasileiro, porque se pensarmos bem, os 3 golaços de Rivelino no Curintia na sua estréia no Maracanã não contam como oficiais... ou metade dos gols de Zico contam, já que foram marcados em muitos amistosos e torneios tipo Teresa Herrera... ou mesmo Romário, que conta seus gols desde os sub-17...

    E volto a lembrar que até aos 80's, não havia a a tal de DATA-FIFA, que calendariza os jogos de clubes e seleções... e que bambalas e arimatéias também fazem parte do mundo FIFA, como a maioria das seleções asiáticas, africanas e até européias...

    Por exemplo, aqui em Portugal, os torcedores do benfica, a mulambada local, torceram o nariz quando o goleador Pauleta bateu o recorde de gols de Eusébio na seleção, dizendo que Pauleta fez muitos gols contra Ilhas Faroé, Maltas, Luxemburgos e Chipres dessa vida, enquanto Eusébio fazia gols contra Beckenbauer, Bobby Moore, e outras lendas do futebol...

    Mas a verdade é que, com ou sem gol oficial, o Rei é sempre a referencia para comparações e o alvo a abater...

    ResponderExcluir
  11. RBN,

    Eu conto jogos amistosos, sim. Diversos gols dos 77 do Pelé foram em amistosos. Só não conto os 18 marcados em partidas contra combinados locais ou clubes, que perfariam o total de 95.

    Os 3 golaços de Rivellino contra o Corinthians foram oficiais, sim. Não valeram pontos para um torneio, mas foram oficiais, já que tanto Fluminense quanto Corinthians estavam representados por seus times principais.

    ResponderExcluir
  12. E claro: Pelé sempre será a referência, mesmo que venha um dia a ter seu recorde de gols ultrapassado.

    Pelé é Pelé, não precisa de legenda. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.