quarta-feira, 14 de maio de 2014

A maldição de Béla Guttmann

Béla Guttmann e as duas Copas Europeias que levantou com o Benfica.

Em 1961 e 1962, o Benfica foi o senhor absoluto da Europa, conquistando duas Copas Europeias (atual Liga dos Campeões) consecutivas, com o timaço liderado pelos craques José Águas e Mário Coluna (que ganharam em 1962 a companhia do mito Eusébio). O treinador do clube lisboeta nas conquistas era o húngaro Béla Guttmann, famoso justamente por ter revelado Eusébio, considerado o maior futebolista da história de Portugal.

Após o bi da Europa, Béla Guttmann pediu um aumento de salário, que foi recusado pela diretoria do Benfica. Contrariado, o húngaro então saiu do clube, e declarou: "Nem em 100 anos o Benfica vai conquistar outra Copa Europeia". Começava ali "a maldição de Béla Guttmann".

Já em 1963, o Benfica teve sua primeira chance de quebrar a maldição: jogou a decisão da Copa Europeia contra o Milan, no Estádio de Wembley, em Londres. E abriu o placar, com gol de Eusébio. Entretanto, com dois gols de Altafini (nome italiano do nosso brasileiríssimo Mazzola), o Milan virou o jogo e ficou com a taça.

Em 1965, nova chance para os lisboetas: o Benfica disputava a decisão do título máximo do futebol europeu, desta vez contra a Internazionale, no estádio do adversário, em Milão. Nada feito: com outro gol brasileiro (Jair da Costa), os anfitriões venceram, e caiu por terra o sonho do clube português.

Três anos depois, em 1968, o Benfica estava novamente em Wembley para decidir a Copa Europeia. O adversário era o Manchester United, e o jogo foi muito equilibrado, com empate em 1 a 1 no tempo normal. Entretanto, na prorrogação, os ingleses marcaram 3 gols, e os lisboetas tiveram que se contentar com outro vice-campeonato continental.

A fase áurea do Benfica passou, e a maldição ganhou força. Em 1981, Béla Guttmann faleceu em Viena, na Áustria, aos 81 anos. Seria o fim da maldição?

Dois anos após a morte do treinador húngaro, o Benfica era o favorito na decisão da Copa da UEFA, contra o Anderlecht, da Bélgica. Entretanto, após perder por 1 a 0 em Bruxelas, o clube português não conseguiu reverter o resultado em Lisboa. Com o empate em 1 a 1, o Estádio da Luz teve que assistir à festa dos visitantes belgas. A maldição estava de pé.

Em 1988, o Benfica voltou à decisão da Liga dos Campeões da Europa. No Neckarstadion, em Stuttgart, um jogo dramático contra o PSV Eindhoven, da Holanda. Após o empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, veio a definição por pênaltis. Após 11 cobranças convertidas, António Veloso chutou e Hans van Breukelen defendeu. PSV 6, Benfica 5. E a maldição de Béla Guttmann intacta...

Dois anos depois, em 1990, o Benfica novamente estava na final da Liga dos Campeões da Europa. O jogo seria em Viena - cidade onde Béla Guttmann morreu e está enterrado. Eusébio aproveitou a ocasião para ir rezar no túmulo do treinador que o revelou. Aproveitou, claro, para pedir que ele aliviasse a maldição. Não adiantou nada: no Praterstadion, com um gol de Frank Rijkaard, o Milan venceu por 1 a 0, e o Benfica ficou com seu sexto vice-campeonato consecutivo em decisões de competições europeias.

Em 2013, o Benfica voltou a uma decisão continental, após 23 anos. O jogo, contra o Chelsea, foi na Arena de Amsterdã, na Holanda. O empate em 1 a 1 levava a decisão para a prorrogação, mas aos 48 minutos do segundo tempo, Ivanovic marcou o gol do título do clube inglês. A maldição de Béla Guttmann seguia implacável.

O ano de 2014 começou com uma notícia devastadora para os torcedores do Benfica: na primeira semana de janeiro, uma parada cardíaca levou o ídolo Eusébio, aos 71 anos de idade. Conseguiria o craque, lá no céu, convencer Béla Guttmann a retirar sua maldição?

Por via das dúvidas, em fevereiro, o Benfica decidiu fazer uma bonita homenagem a Béla Guttmann, inaugurando uma estátua do treinador no Estádio da Luz. A ideia foi do embaixador húngaro em Portugal, Norbert Konkoly, que declarou: "A nossa ideia foi trazer outra vez Béla Guttmann para o estádio. Assim, embora já tenham passado 50 anos, já não será preciso esperar mais 50 para ganhar outra taça europeia".

Estátua de Béla Guttmann em Lisboa: tentativa de quebrar a maldição.

Ledo engano. Nesta quarta-feira 14, em Turim, o Benfica esteve muito próximo de conquistar a Liga Europa, mas, após empatar por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, caiu dramaticamente nos pênaltis, diante do Sevilla, da Espanha.

E assim, 52 anos e 8 decisões continentais depois, para desespero dos apaixonados adeptos do Benfica, permanece intacta a incrível maldição de Béla Guttmann...

PCFilho

10 comentários:

  1. Bela Guttman 1 ano antes antes de ir para os lampiões(apelido dos benfiquistas), treinava o Porto, e já no meio da temporada, segundo a lenda, foi aliciado pelo benfica e assinou contrato sem avisar o Porto, e no fim da temporada quando foi campeão pelo Porto, deu uma desculpa esfarrapada, dizendo que o clima da cidade do Porto lhe fazia mal à saúde, e no dia seguinte era apresentado como novo treinador do benfica...

    Depois de pedir o tal merecido aumento, após vencer 2 vezes seguidas na europa, segundo as histórias, os dirigentes do benfica praticamente o expulsaram a pontapés...

    Daí Guttman "lançou" a tal maldição...

    Quem não conhece o benfica e seus torcedores, pode até ficar com pena, mas eu que moro em Portugal há 2 décadas posso garantir:
    são exatamente iguais a um certo clube do Rio de Janeiro.Vou dar algumas pistas e voces tentem advinhar qual é este clube...

    1)tem a mania das grandezas
    2)se acham os melhores do mundo e arredores porque tem a maior torcida do país
    3)são arrogantes, fanfarrões e falastrões
    4)tem a esmagadora maioria da imprensa esportiva a puxar-lhes o saco
    5)nunca dão mérito às vitórias dos rivais

    É preciso mais pistas, ou bastam estas 5?:-)

    Eu, como tricolor que se preza, e em Portugal como portista que se preza, torço sempre contra, porque reparem nestes detalhes:

    Total de títulos(tudo incluído):
    Porto:74
    benfica:71

    Títulos europeus:
    Porto:5
    benfica:2

    Títulos mundiais:
    Porto:2
    benfica:0

    Total de títulos dos clubes do mundo inteiro no século 21:
    Porto:29
    Barcelona:21
    benfica:9

    Ou seja, não ganham praticamente nada, e mesmo assim, continuam arrogantes, fanfarrões, falastrões e com a mania das grandezas, é impressionante...

    Mas Bela Guttman neste ano de 2014, já havia atuado e bem, na final da Youth Champions League(sub-19) entre benfica e Barcelona(este mesmo Barcelona que os sub-19 do Flu venceram por 2 x 0 no Catar este ano)...

    Sim, o benfica chegou à final da mini-liga dos campeões, e com a soberba que lhes é peculiar, já começavam a dizer que tinham a "melhor divisão de base do mundo",
    "vamos golear", "vamos arrasar", enfim, igual a um certo clube do RJ...

    Resultado final: Barça 3 x 0 eh eh eh

    ResponderExcluir
  2. RBN, eu sabia que você iria gostar deste post!!

    Hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Mas o que eu escrevi é verdade PC, os caras são insuportáveis, parecem mesmo com determinado clube do RJ, tipo "somos os maiores e melhores da galáxia e arredores"...e a imprensa sempre puxando o saco...

    Não dá pra ter pena desses caras, porque basta uma mínima vitóriazinha roubada sobre o lanterninha, que no dia seguinte vem nos jornais: NA RAÇA, DEMOLIDORES, INFERNAIS, e etc...e o roubo fica em 2º plano, no cantinho da página em letras bem pequeninas...

    Mas quando são roubados, esses mesmos jornais colocam em letras garrafais nas 1ª páginas...

    Bastante parecido com certo clube do RJ:-)

    Como dizia Chico Anísio no seu inesquecível personagem Nazareno, aquele que tinha a mulher feia:tá com pena?Leva pra casa:_)

    ResponderExcluir
  4. RBN, há uma diferença entre o Benfica e o Flamengo... As derrotas continentais do Benfica acontecem nas finais... Já os vexames rubro-negros acontecem em fases preliminares. Hehehe. :-)

    ResponderExcluir
  5. Comentário do RBN em outro post:

    Não tem nada a ver com o post PC, mas o que escrevi sobre a imprensa esportiva lusa é isso na imagem abaixo.

    Domingo, benfica e Rio Ave jogam a final da taça de portugal...já viu as letras garrafais de "apoio incondicional" a determinado clube?
    Consegue ver alguma coisa sobre o outro finalista, o rio ave, na capa?


    http://www.abola.pt/wset/wfotosdia/pagina.html

    Não tenho pena nenhuma desses caras, e vou repetir a frase mais escrita em Portugal desde 4ª feira:
    OBRIGADO BELA GUTTMAN:-)

    ResponderExcluir
  6. Eu gostava do Benfica antes do RBN começar a comentar aqui, hoje não gosto mais. :D

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre simpatizei mais com o Porto mesmo. Hehehe! Lembro que torci muito na decisão da UCL em 2004.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.