domingo, 18 de maio de 2014

Resenha: Grêmio 1 x 0 Tricolor


Amigos, vocês sabem que costumo escrever minha crônica logo após o jogo. Mas hoje resolvi adiar a tarefa em algumas horas. Assim que o apito final soou na Arena do Grêmio, respirei fundo e preferi esperar a poeira baixar. Estava com tanta raiva do que acabara de ver pela televisão, que com certeza escreveria impropérios tão indecentes que minha resenha seria censurada para menores.

O jogo teve dois grandes personagens. Começo citando o goleiro gremista Marcelo Grohe: que atuação espetacular teve o arqueiro gaúcho. Em pelo menos quatro ocasiões, o gol do Fluminense parecia uma certeza líquida e matemática, e no entanto não aconteceu. Lá estava Marcelo Grohe, a cumprir seu dever com magistral categoria. Com quatro intervenções monumentais, o goleiro do Grêmio foi o melhor em campo, e merece uma sonora nota dez.

O outro personagem do jogo é aquele que ninguém gostaria que aparecesse: o árbitro Sandro Meira Ricci. O único brasileiro que apitará na Copa do Mundo é, em tese, o melhor juiz do futebol tupiniquim. Entretanto, sua arbitragem em Grêmio x Fluminense foi um desastre absoluto.

O Fluminense jogava melhor, tinha mais posse de bola e criava mais chances que o Grêmio. Mas, aos 36 minutos do primeiro tempo, por um desses caprichos do futebol, foram os gaúchos que abriram o placar, com Rodriguinho aproveitando cochilo de Jean. Três minutos depois, o gremista Ramiro desferiu um carrinho criminoso no tricolor Darío Conca, interrompendo um contra-ataque do Fluminense. Uma agressão injustificável, que só poderia ser punida adequadamente de uma forma: com o cartão vermelho. Sandro Meira Ricci preferiu advertir Ramiro apenas com o cartão amarelo, começando a interferir decisivamente no destino da batalha.

Mas o pior estava por vir. O Fluminense continuava melhor, pressionando o Grêmio, tentando o empate. Empate que parecia questão de tempo. Aos 22 minutos do segundo tempo, Alan Ruiz, um moleque argentino do Grêmio, fingiu ser agredido por Fred. Sandro Meira Ricci não viu nada, mas após uma conversa com o auxiliar atrás do gol, resolveu expulsar o centroavante do Fluminense e da Seleção. O onze tricolor, agora dez, absurdamente mutilado de um de seus principais craques, ainda continuou dominando o jogo. Porém, claro, a inferioridade numérica dificulta muito as coisas.

Parabéns, senhor árbitro Sandro Meira Ricci. Em dois lances favorecendo escancaradamente os anfitriões, sua arbitragem canalha decidiu o jogo.

PCFilho

Notas do onze:
Diego Cavalieri - 6,5
Bruno - 6,0
Gum - 7,0
Elivélton - 6,5
Carlinhos - 5,5
Diguinho - 6,0
(Chiquinho) - 6,0
Jean - 4,5
Wagner - 5,5
Darío Conca - 7,0
(Biro Biro) - 6,0
Fred - 5,0
Rafael Sobis - 6,0
(Walter) - 7,5
T. Cristóvão Borges - 7,5

17 comentários:

  1. Time e torcida não podem se abalar.
    O Flu está jogando demais! Futebol de campeão!

    O Inter me parece o grande adversário. Estamos a apenas dois pontos deles.

    Se continuarmos jogando esse futebol, não tem Meira Ricci, nem argentininho sem futebol e sem caráter que nos pare!

    ResponderExcluir
  2. Comentário do leitor RBN, colado aqui a pedido dele:

    VAI SER BURRO ASSIM NA PUTA QUE O PARIU!!...e o comentário.

    Estou puto da minha vida, não com a derrota em si, mas com os PORQUES da derrota frente a time banal e esforçado que aproveitou a única falha de marcação e fez o gol....depois com 1 a mais e com o craque quarentão Zé Roberto, no contrataque o gremio podia ter fechado o caixão tricolor, mas ainda assim levou sufoco até aos 48 minutos do 2º tempo...

    CULPADOS:

    1º)o goleirinho do gremio, pegou tudo e se o jogo se prolongasse até agora, ele continuava pegando tudo, era o dia dele.Evitou 3 gols feitos.O melhor em campo.

    2º)Fred, não é a 1ª, nem a 2ª, nem a 3ª e muito menos a 4ª vez que um jogador experiente, titular da seleção e capitão do time, cai igual um perfeito otário na pilha de zagueiros e leva cartão vermelho estupidamente, prejudicando o time sem necessidade nenhuma.As vezes acho que até faz de propósito, pra se poupar e ganhar dias livres pra ir pra cachorrada e pra night.
    VAI SER BURRO ASSIM NA PUTA QUE O PARIU!!!
    Um cara que consegue levar cartão vermelho tendo um corner a seu favorpor reincidencia em cair na pilha do zagueiro, sendo capitão do time, tem que ser multado pelo clube!!!

    3º)Cristóvão:A única desculpa possível de Cristovão para tirar o CRAQUE DO TIME, o ÚNICO que podia numa jogada de gênio desequilibrar e achar o caminho do gol num passe perfeito É: que o nosso nº 11 estivesse machucado e já não tivesse mesmo condições de continuar em campo, porque fora isso, NÃO SE TIRA O CRAQUE DO TIME IMPUNEMENTE!!!

    Substituiu todo mundo, menos a merda do Wagner, que não jogou nada, foi só cai-cai e ficou em campo os 90 minutos!!!

    Bruno e Carlinhos pelo 3º jogo consecutivo, não acertaram 1 único cruzamento...

    Há coisas boas?Há.

    1)Walter entrou e deu dinãmica ao time, jogando de primeira, sem prender a bola e sem firulas, e o time melhorou muito.

    2)Walter será titular, já que o estúpido capitão pela enésima vez foi expulso infantilmente e provavelmente levará gancho.

    3)Jean tá subindo de produção e Diguinho quem diria, tá muito bem...

    4)mulambos paulistas e cariocas perderam:-)

    Resumindo: devido a mais uma lambança de quem devia dar e ser o exemplo, trouxemos uma injusta derrota do sul.

    Espero sinceramente que troquem URGENTEMENTE Wagner pelo Cícero.

    ResponderExcluir
  3. PC, independente do juizinho, Fred já devia ter um mínimo de malandragem e experiencia pra não cair (pela enésima vez) em pilha de zagueiro malandro.

    Se ainda fosse um sub-15, a gente até entendia, mas o capitão do time de 30 anos de idade???

    Mais uma vez o Fluminense sai prejudicado pelo otário que mais uma vez é expulso infantilmente.

    Ainda bem que Walter vai ser titular no(s) próximo(s) jogo(s)...

    ResponderExcluir
  4. O juizinho também é conhecido como MR. CORÍNTHIANS, o que explica bastante as suas atuações.....bem parecido com aquele azarado árbitro carioca, em versão gambá....

    ResponderExcluir
  5. PC, o juiz pode ter sido conivente com a violência gremista e o jogador deles pode ter exagerado, mas a expulsão do Fred foi justa. Independente do uso da força, o lance já foi uma agressão por si só e que teve como agravante o fato dele ter acabado de tomar um cartão amarelo. Não é a primeira vez que isto ocorre e o Fred, como jogador de seleção e experiente, deveria ter pensado antes nas consequências. Sobre o jogo, tivemos muito azar, mas se o time mantiver esse ritmo terá no mínimo chances reais de ficar no G4.

    Sobre Fluminense x Italia, havia lido semana passada que a venda online para não sócios iniciaria hoje. Procurei pela internet o site de venda e não encontrei nada (minha busca fica um pouco limitada, pois estou no meu computador de trabalho e o firewall da empresa restringe alguns sites). Você está sabendo de alguma coisa?

    ps: quero ver se o lance fosse em um jogo eliminatório de Copa do Mundo se o Fred teria coragem de fazer isso.

    ResponderExcluir
  6. O time jogou demais, dominou até com um a menos e também achei a expulsão do Fred exagerada (apesar de achar que ele deu mole).

    Mas vamos que vamos, temos treinador!

    ResponderExcluir
  7. O lance do Fred é mais de destempero que de outra coisa. É sabido que o Fred perde vira e mexe perde a cabeça mandando uma destas. Também é conhecido que ele apanha o jogo inteiro o tempo todo e nenhum juiz marca nada.

    ResponderExcluir
  8. Nessas duas derrotas no Brasileiro, ocorreu quase o exato contrário de 2012. O time era dominado, achava um golzinho mandrake e assim terminava com a vitória. Muitas vezes com o Cavalieri sendo o nome do jogo.

    Infelizmente, ontem não era o dia do time. O que anima é que se continuar jogando o mesmo que ontem, as chances são de ganhar a maioria das partidas que disputar.

    Também acho o Conca sair de campo uma temeridade, isso claro que em condições normais, porque se não me engano até sexta, era dúvida se ele iria jogar essa partida. Vi sua substituição mais como prudência para não lesionar ou agravar, se ainda estiver machucado.

    O árbitro todo mundo sabe que é caseiro e ruim que só, pior que parece pilantra também, então nem vale a pena comentar sua patética atuação.

    E quanto ao Fred, já é macaco velho suficiente no futebol para cometer essas infantilidades. Assim como na final de 2009, sua continuidade poderia ter garantido outro resultado, mas como parece que prefere não aprender... Era caso de multar, mas como é um dos "donos" do time, não deve receber nem aquela natural chamada.

    ResponderExcluir
  9. Fred deu mole? Claro que deu, muito mole.

    Mas isso não diminui o tamanho do erro do árbitro, que o expulsou (!) por uma agressão que simplesmente não aconteceu, e com isso prejudicou decisivamente o Fluminense.

    O Grêmio deve os 3 pontos aos dois personagens: Marcelo Grohe e Sandro Meira Ricci.

    ResponderExcluir
  10. Quero ver se a situação fosse oposta: o jogador do Fluminense simulando a agressão.

    D-U-V-I-D-O que o adversário fosse expulso. Era capaz até de o jogador tricolor receber o cartão vermelho...

    ResponderExcluir
  11. "O centroavante da selecao brasileira pega um argentino pelo pescoço e é expulso???

    Esse é o nivel da arbitragem nesse pais! Nem argentino se pode mais pegar pelo pescoco?

    Daqui a pouco nao vai poder cuspir em argentino tambem.

    Absurdo!"

    Rica Perrone.

    ResponderExcluir
  12. Hehehe, por aí, Bigmontz...

    PS: no nosso argentino, descem o sarrafo o tempo todo, e nada...

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza que se algum adversário pegasse um jogador do Flu pelo pescoço (mesmo que de leve como foi no caso do Fred) e o juiz não expulsasse, a gritaria aqui seria imensa.

    ResponderExcluir
  14. O que o Fred faz no Alan Ruiz foi um carinho, nada demais.

    ResponderExcluir
  15. Fred levou amarelo por dar um empurrão no defensor do Grêmio. Ok, justo, um lance bobo. Em seguida, quando um zagueiro vem pra cima dele tirar satisfação ele coloca a mão no pescoço do rapaz e em momento algum o empurra ou aperta a mão.

    Leva o segundo amarelo, é expulso.

    Eu sou bem prático quanto ao resultado do jogo. Perder pro Grêmio lá não é “tropeço” nem com um a mais, imagine com um a menos.

    Meu ponto não se refere ao jogo ou ao resultado dele. Se o Grohe foi o melhor em campo indica que o Flu jogou bem, ok. Mas é importante lembrar que o Grohe é jogador do Grêmio, e portanto, é parte do que precisa ser superado para derrotá-lo.

    Todo torcedor do Grêmio, assim como rubro-negros, vascainos e botafoguenses, acham que mão no pescoço é vermelho. É claro! Como todo tricolor acha que foi exagero.

    Eu não sou nenhum deles, mas acho que expulsão, mesmo sendo segundo amarelo, tem que ser uma medida meio que “incontestável”. É como pênalti. Não acho que toda falta na área seja pênalti. Acho que a PENALIDADE MÁXIMA é quando se comete algo mais grave e incontestável perto do gol.

    Enfim. São critérios.

    Me deixa um tanto quanto chateado ler a semana toda nego pedindo menos “mimimi” no nosso futebol, exaltando o “deixa rolar” europeu e achando legal a cena ridícula (e tão merecedora de amarelo quanto) a do zagueiro do Grêmio, que tentou enganar o arbitro.

    Fred pode ter sido infantil. Mas não há cartão por infantilidade, sim por agressão.

    Ele não agrediu o zagueiro do Grêmio, sequer chegou ao empurra-empurra comum deste tipo de lance. Apenas colocou a mão nele.

    Não expulsaria. O que pra quem é do Sul se caracteriza como um complô da mídia anti-eixo. Na real o Grêmio é um dos times na história do futebol brasileiro que mais usou este tipo de lance, catimba, empurra-empurra e etc para vencer. E isso não pode ser visto justo por eles como uma agressão.

    Futebol chegou num dilema complicado ontem. O que te causa mais desconforto? A “viadagem” de expulsar por uma mão no pescoço ou a “malandragem” de se fazer de agredido como numa cena de novela?

    Se eu tivesse que dar um amarelo, seria no beque.

    abs,
    RicaPerrone

    http://www.ricaperrone.com.br/malandragem-ou-viadagem/

    ResponderExcluir
  16. Esse texto do Rica Perrone tá ótimo, é por aí.

    E não, eu não reclamaria caso um jogador do Fluminense simulasse uma agressão e o adversário não fosse expulso. Não reclamaria nem mesmo se nosso jogador levasse um amarelo pela simulação. Acharia justo, naturalmente.

    ResponderExcluir
  17. Achei que o Fred deu muito mole, logo após levar um amarelo, 'esganar' o jogador deles. Não devia ter dado chance para o juizinho que fica atrás do gol tentar justificar a colocação dele ali. Na Copa deve tomar mais cuidado.

    O Jean morgou no gol. Esse Rodriguinho me parece que quase foi parar no Flu.

    O Conca não estava bem, mas, somente em caso de pedir, deveria ter saído. Mas o Cristóvão tem crédito.

    Impressionante como o Walter cruza bem. Pena que não tenha fôlego, ou colocaria ele na lateral.

    O nosso goleiro não poder jogar pelo Flu pois está relacionado entre os reservas dos reservas da Copa é, no mínimo, ridículo!

    Por fim, jogamos bem. É um jogo que a derrota não dói. Mas um empate cairia muito bem. O caminho é esse.

    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.