domingo, 11 de maio de 2014

Resenha: Tricolor 2 x 0 Flamengo

Foto: Ricardo Ayres/Photocamera.

Amigos, na quinta-feira que antecedeu ao Fla-Flu, encontrei dois flamenguistas, daqueles bem chatos. E eles estavam invadidos de um otimismo monumental para o clássico - falavam até em goleada rubro-negra. Na ocasião, pensei comigo mesmo: "estão vivendo a euforia que precede as grandes catástrofes".

Chegou o grande dia, o domingo do Fla-Flu, e os flamenguistas seguiram irradiando seu desenfreado otimismo. Tinham a certeza da vitória, e não enxergavam o óbvio: que o onze tricolor é muito superior ao rubro-negro.

Quando começou o clássico, começou também o show de Nossa Majestade, o Rei Darío Conca primeiro e único. O argentino é, como sempre, o protagonista do jogo. Os outros vinte e um atletas correm para lá e para cá, encharcam suas camisas de suor, mas são apenas o pano de fundo para o artista principal. É Darío Conca que rege o espetáculo, é Darío Conca que dá as cartas.

Aos onze minutos, o craque argentino executou aquela cobrança de escanteio perfeita. A bola descreveu a curva em direção ao gol e encontrou a cabeça de Fred. Quase sobre a linha do gol, o centroavante da Seleção só escorou para a rede, e correu para comemorar. Começava a se consumar o terror rubro-negro: Fluminense 1 a 0.

E Darío Conca seguia infernizando os oponentes rubro-negros. Às vezes numa área equivalente à de uma toalha, o gênio arruma espaço para o drible, dando sequência à jogada. Os seus passes e lançamentos, então, fazem desmoronar qualquer defesa. E um craque desta magnitude não jogará a Copa do Mundo, amigos. Como é possível? "Deus limitou a inteligência do homem, mas não limitou a burrice", diz o sábio mestre Mauros.

Já nos minutos derradeiros do Fla-Flu, veio o golpe de misericórdia, em um contra-ataque fatal. Walter ganhou uma disputa na raça, e deu a bola a Darío Conca. Nossa majestade acionou Chiquinho, que invadiu a área e chutou cruzado. Fluminense 2 a 0.

Em quatro jogos no Campeonato Brasileiro, o Fluminense já conta três vitórias. Ainda não sei se seremos campeões, como em 1970, como em 1984, como em 2010, como em 2012. Mas nós temos Darío Conca. Só nós temos Darío Conca. Podemos sonhar.

PCFilho

Notas do onze:
Diego Cavalieri - 8,0
Bruno - 6,5
Gum - 7,5
Elivélton - 6,5
Carlinhos - 7,5
Diguinho - 8,0
Jean - 7,0
Wagner - 7,0
(Chiquinho) - 8,0
Darío Conca - 9,5
Fred - 8,5
(Walter) - 9,0
Rafael Sobis - 7,5
T. Cristóvão Borges - 8,0

6 comentários:

  1. Eu estou contente pela vitória, afinal ganhar deles é sempre bom, mesmo em jogo de purrinha ou par-ou-ímpar:-)

    Mas estou irritado com tanta lentidão durante 2/3 do jogo.

    Aos 25 minutos do 1º tempo, pensava eu com meus botões:"tá fácil, é só meter um pouco de velocidade, e caprichar mais um pouquinho, que matamos o jogo já no 1º tempo".

    Aos 25 minutos do 2º tempo, pensava eu com meus botões:"o Fluminense jogando devagar e parado, está dando espaço e moral a um rival claramente inferior, e se levar um gol no abafa será bem feito".

    Se os nossos displicentes laterais tivessem REGULARIDADE, tavam na seleção, mas são vagalumes...num jogo brilham, noutro apagam...há dois jogos consecutivos que não acertam um único cruzamento...

    Foi preciso entrar Walter, que em 15 minutos, mostrou o caminho...toques sempre de primeira, rápidos e com objetividade...no lance do 2º gol, roubou a bola, olhou, viu Conca e meteu rapidinho...este por sua vez esperou a hora certa e lançou Chiquinho para o xeque-mate:-)

    Se fosse outro que não Walter, por exemplo Diguinho, certamente tinha prendido a bola muito tempo e tinha dado tempo da defesa rival se recompor lá trás...

    Meu avô sempre dizia que:
    -o jogador normal não vê e não faz a jogada que todo o estádio já viu e quer que ele faça;

    -o bom jogador vê e faz a jogada que todo o estádio já viu e quer que ele faça;

    -o craque vê e faz a jogada que todo o estádio ainda não conseguiu ver:-)

    Tem que ter mais velocidade nas transições defesa-ataque e mais qualidade no passe(que já melhorou 200% em relação ao que era)...se conseguirmos isso, é mais de meio caminho andado para a vitória final:-)

    ST

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite PC,

    O primeiro tempo foi bom, controlamos a partida sem muito problema ou dificuldade.
    Já no segundo, encontramos muita dificuldade e sofremos desnecessáriamente com o recuo excessivo e cansaço de alguns.

    Realmente precisamos de velocidade. Na única jogada de velocidade no segundo tempo, matamos o jogo.

    Concordando com rbn, nossos laterais são irregulares demais. Isso é péssimo! Pelo menos na defesa foram bem.

    Walter e Conca seriam meus titulares. O primeiro porque parece ser melhor que seus companheiros de ataque. O segundo, pq é ele mesmo e isso basta!!

    E pensar que bares e redações apostavam na maior partida da vida do Mugni hoje....

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Walter joga melhor quando entra depois.

    Era jogo para golear. Mas acho que foi bom. 5x0!!! Já tá ficando chato! Eheh...

    Ainda bem que o Conca não foi convocado. Assim será preservado de um desgaste grande, PC.

    Quem é Mugni?

    ST

    ResponderExcluir
  4. Concordo com geral... O time precisa de mais velocidade, como gosto de time ofensivo daria um jeito (não sei como) de jogar com Fred, Sóbis e Walter. O time do Fluminense pé parado e lento, só Cona que de fato é craque, faz as jogadas do time... os laterais precisam acertar nos cruzamentos, se não é brabo, jogo de hoje estava facinho pra a gente...

    Não podemos comparar Conca com Mugni, Mugni ainda é promessa no flamengo, enquanto Conca é o maestro do flu e o melhor do Brasil hoje!

    ResponderExcluir
  5. Wagner está fazendo o trabalho que o TN fazia, tá se matando pra fazer o time funcionar e os outros brilharem. Ele é fundamental para o esquema, é a engrenagem que não aparece fez tudo funcionar e o Jean voltar a jogar.

    Quanto a velocidade, temos jogadores de velocidade no banco, Chiquinho, Biro² e MJ são muito velozes, porém os dois últimos são burros toda vida e o Chiquinho tem se mostrado um bom jogador de segundo tempo.

    Então, na real o que precisamos é de um atacante habilidoso, inteligente e com alguma velocidade para jogar no lugar do Sobis, não vejo muitos destes disponíveis com um preço OK. Talvez repatriar o Wellington Nem ou o Maicon, mas não sei qual seria o custo disso. Enquanto é isso, vamos com o que temos e se trouxer alguém pra esta posição que seja alguém que faça diferença pois reservas a gente já tem.

    ResponderExcluir
  6. Será que Jayme de Almeida entendeu agora por que o Fluminense é respeitado? hehehehe!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.