quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

29/03/1973 - Botafogo elimina Palmeiras e vai à semifinal da Libertadores




Amigos, aquela quinta-feira foi a grande noite do Botafogo na Copa Libertadores: diante de 88.690 testemunhas no Maracanã, o Alvinegro encarava o Palmeiras no jogo-desempate da 1ª fase, valendo vaga na semifinal da competição sul-americana.

Antes mesmo do jogo, a sorte sorriu para o Botafogo: no sorteio do local do jogo, entre Maracanã e Morumbi, ganhou o Maracanã: o Alvinegro teria o privilégio de decidir a classificação diante de sua torcida, no Rio de Janeiro.

Logo nos primeiros minutos, o acaso seguiu agraciando o Botafogo: em um lance infeliz, o grande zagueiro palestrino Luís Pereira marcou gol-contra ao tentar cortar o chutaço de Marinho Chagas. Mas aquele Palmeiras era osso duro de roer: o campeão brasileiro tanto atacou que conseguiu empatar aos 17 minutos da etapa complementar, com um golaço de Ademir da Guia.

Em um duelo tão equilibrado, a prorrogação parecia tão inevitável quanto o nascer do sol. Porém, o Botafogo tinha Jairzinho, o Furacão da Copa. Só o Botafogo tinha Jairzinho. Com um chute cruzado devastador, ele venceu Leão e marcou o gol que colocou o Botafogo na semifinal da Copa Libertadores, aos 42 minutos do segundo tempo.

A festa tomou conta do Maracanã: os 64.647 nas arquibancadas, os 18.623 na geral, os 2.257 nas cadeiras numeradas, os 1.668 nas cadeiras sem número, os 676 nas cadeiras especiais, os gatos pingados nos camarotes... todos, todos celebravam efusivamente a heroica classificação alvinegra.

Com o triunfo, o Botafogo se juntou a Independiente e San Lorenzo (Argentina), Colo Colo (Chile), Millonarios (Colômbia) e Cerro Porteño (Paraguai), para a disputa da fase semifinal da competição sul-americana.

PCFilho

Imagens: Canal 100.

29/03/1973 - Botafogo 2 x 1 Palmeiras - Maracanã (Rio de Janeiro)
Motivo: Copa Libertadores da América - 1ª fase - jogo-desempate.
Público: 88.690 pagantes.
Renda: Cr$ 841.801,50.
Árbitro: Ramón Barreto (Uruguai).
Auxiliares: Luis Pestarino (Argentina) e Armando Marques (Brasil).
Botafogo: Wendell; Waltencir, Brito, Scala e Marinho Chagas; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha (Ferretti), Jairzinho, Roberto Miranda (Fischer) e Dirceu. Técnico: Sebastião Leônidas.
Palmeiras: Leão; João Carlos, Luís Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca; Zé Carlos (Dudu) e Ademir da Guia; Edu Bala (Ronaldo), Leivinha, Fedato e Nei. Técnico: Oswaldo Brandão.
Gols:
1-0: Luís Pereira (contra), aos 6 do 1° tempo;
1-1: Ademir da Guia, aos 17 do 2º tempo;
2-1: Jairzinho, aos 42 do 2° tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.