quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 1º de novembro



1903: no 9º jogo de sua história, um amistoso no campo da rua da Constituição, em Icaraí, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do "Team Buchan", capitaneado por Albert Victor Buchan (futuro jogador do Flu). No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em 2 a 2, com Horácio da Costa Santos e Félix Frias marcando os gols do Fluminense. A pedido de Buchan, a partida continuou até sair um gol de desempate, marcado por Heráclito de Vasconcellos, aos 8 minutos do tempo extra - provavelmente, esta foi a primeira prorrogação da história do futebol brasileiro.

1908: em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Voluntários da Pátria, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. O time tricolor já havia garantido o título, mas os dois gols de Emile Etchegaray foram importantes, pois garantiram que a campanha terminasse sem derrotas - o Fluminense sagrou-se, assim, como primeiro campeão carioca invicto da história.

1913: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 0, gols de Welfare (dois) e João Baptista. O árbitro dessa partida foi Alberto Borgerth, ex-jogador do Fluminense, líder da cisão que deu origem ao futebol do Flamengo. Esta foi a primeira de muitas vitórias do craque inglês Welfare pelo Fluminense.

1914: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara, o Fluminense goleou o São Cristóvão por 8 a 2. Os gols foram de Barthô (três), Carlos Alberto (três), Oswaldo Gomes e Ernani para o Fluminense, e de Achilles Pederneiras (dois) para o São Cristóvão.

1915: com público máximo no campo da rua General Severiano, no jogo feito para substituir a partida de 18 de julho (anulada por causa de interferência externa), o Fluminense perdeu por 5 a 3 para o America, após estar vencendo por 3 a 1. Os gols foram de Álvaro Cardozo, Haroldo, Ojeda e Gabriel (dois) para o America, e de João Baptista e Welfare (dois) para o Fluminense. Se o Tricolor vencesse, empataria em pontos com o Flamengo, e forçaria a realização de um jogo extra. Com a derrota, o Tricolor terminou vice-campeão, dois pontos atrás do rival rubro-negro. O centroavante tricolor Welfare foi o artilheiro máximo da competição, com 19 gols.

1923: em amistoso interestadual, no campo do Sport Club de Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 4 a 1 da equipe anfitriã, graças aos gols de Nascimento, Nilo, Coelho e Ribeiro. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Ramiro Pedrosa.

1925: o jogo Fluminense x America, válido pelo returno do Campeonato Carioca, não aconteceu, porque o America não compareceu ao Estádio de Laranjeiras, devido ao falecimento de seu presidente Raul Meirelles Reis. Com a ausência dos rubros, o Fluminense receberia os pontos pela vitória, mas solicitou à Liga o adiamento do jogo, em respeito ao adversário. O pedido não foi aceito pela Liga, que confirmou a vitória tricolor por W.O.. O America, entretanto, sensibilizou-se com o gesto do Fluminense, e lhe enviou um ofício de agradecimento, que dizia: "Embora o nobre gesto não nos surpreendesse, nem por isso deixou de sensibilizar extremamente o America".

1936: em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense ganhou por 4 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gols de Hércules (dois), Romeu Pellicciari e Raul. Com sete vitórias, um empate e uma derrota, o timaço tricolor seguia na campanha do primeiro título do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1941: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pela segunda rodada do quarto turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 6 a 2, graças aos gols de Romeu Pellicciari, Pedro Amorim (dois), Tim, Russo e Carreiro. Com a vitória, e a derrota do Flamengo para o Botafogo por 3 a 2 no dia seguinte, o Fluminense alcançou o rival rubro-negro na liderança da competição. A campanha tricolor tinha 20 vitórias e 5 derrotas (40 pontos ganhos e 10 perdidos), faltando três rodadas para o fim. Nas semanas seguintes, Flu e Fla brigariam ponto a ponto, até a última rodada, que teria um Fla-Flu fadado a entrar para a história...

1947: em jogo do returno do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bangu, gols de Pinhegas (dois, um de pênalti), Pé-de-Valsa, Juvenal e Orlando Pingo de Ouro.

1948: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 2, graças aos gols de Rodrigues Tatu, Orlando Pingo de Ouro e Cento-e-Nove.

1953: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Madureira por 4 a 0, gols de Róbson, Didi (de pênalti), Marinho e Telê.

1959: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Olaria, gols de Telê, Maurinho (dois) e Escurinho. O Tricolor passou a somar treze vitórias, um empate e uma derrota, e caminhava a passos firmes para a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro.

1970: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 55.392 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 1, seguindo firme rumo à classificação para o quadrangular final. Os gols da partida foram de Flávio (1 a 0), Silveira (2 a 0, de falta), Benetti (2 a 1) e Marco Antônio (3 a 1). A bela Taça de Prata começava a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer na rua Álvaro Chaves...

1978: em amistoso no Estádio Atilio Marotti, em Petrópolis, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Serrano. Os gols tricolores foram de Fumanchu, Mário MarquesNunes (dois).

2009: em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, perante 49.976 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense obteve uma virada heroica sobre o Cruzeiro: 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 0. Os gols da miraculosa virada tricolor foram marcados no segundo tempo, por Gum (aos 9) e Fred (aos 12 e aos 25). Com o triunfo, o Fluminense ultrapassou o Sport Recife e enfim saiu da última posição, mas continuava em situação difícil: faltando cinco rodadas, permanecia cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Porém, já estava em andamento a Arrancada Histórica, maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro...
A classificação do Brasileirão 2009 após a 33ª rodada.

2014: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Goiás, gols de Fred e Darío Conca.

2015: em clássico disputado no Engenhão, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0, graças a um gol do jovem meio-campista Gérson, aos 47 minutos do primeiro tempo. O resultado praticamente livrou o Fluminense do rebaixamento, e piorou dramaticamente a situação do Vasco (que acabaria sofrendo o descenso).

****

Aniversariante do dia:

Marcelo Henrique dos Santos, o Marcelo Henrique (1969), ponta-direita com 9 gols marcados em 54 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1987 e 1990. Fez parte do time que conquistou o Torneio de Kiev, em 1989.

PCFilho

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.