quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 23 de novembro


1908: em amistoso no campo da rua Paysandu, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do time do Cruzador Pelosus, graças aos gols de Oswaldo Gomes, Horácio da Costa Santos e Affonso de Castro.

1919: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da rua General Severiano, o Fluminense venceu o Botafogo por 5 a 2, graças aos gols de Welfare, Machado (dois) e Zezé (dois). Com treze vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição, dois pontos à frente do vice-líder Flamengo. O timaço tricolor venceria todas as partidas seguintes, até garantir o tricampeonato, no duelo contra o rival rubro-negro (vide 21 de dezembro).

1930: com dois gols do craque Preguinho, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 0, em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, disputada no Estádio de Laranjeiras.

1941: em uma das partidas mais dramáticas da história do futebol brasileiro, no Estádio da Gávea, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo, e heroicamente conquistou o bicampeonato Carioca, mantendo a vantagem de um ponto para o rival rubro-negro. No jogo, que ficou conhecido como o "Fla-Flu da Lagoa"Pedro Amorim abriu o placar e Russo ampliou para o Fluminense, ambos com assistências de Carreiro. O Flamengo, porém, não desistiu do jogo, e partiu para tentar a virada de que precisava: descontou e empatou com dois gols de Pirillo. Os minutos finais foram de muita tensão para os tricolores: o goleiro Batatais atuava com a clavícula deslocada, Carreiro fora expulso, e o veterano Brant estava fisicamente esgotado (parado havia nove meses, voltara a jogar a pedido do treinador Ondino Viera, para substituir o lesionado Spinelli). A defesa do Fluminense isolava a bola na Lagoa Rodrigo de Freitas, para tentar ganhar tempo (reza a lenda que os remadores flamenguistas foram chamados para devolvê-la com mais rapidez). Com o craque Romeu Pellicciari mantendo a posse de bola com maestria, o Fluminense conseguiu segurar o empate que lhe garantia o bicampeonato - o Fluminense tinha 45 pontos, contra 44 do Flamengo. O timaço tricolor conquistara cinco dos seis campeonatos entre 1936 e 1941 - uma hegemonia sem paralelo na história do futebol carioca. Os heróis do Fla-Flu da Lagoa foram: Batatais; Renganeschi e Machado; Malazzo, Brant e Afonsinho; Pedro Amorim, Romeu Pellicciari, Russo, Tim e Carreiro. É bicampeão!
Os heróis do Fla-Flu da Lagoa. Do primeiro plano para trás:
Batatais, Renganeschi, Pedro Amorim, Carreiro, Tim, Machado, Malazzo,
Romeu Pellicciari, Russo, Brant, Afonsinho e o treinador Ondino Viera.

1957: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca,  no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Olaria, gols de Léo Briglia (dois) e Jair Francisco (três).

1966: na partida de volta da semifinal da Taça Brasil, no Maracanã, o Fluminense perdeu por 3 a 1 para o Cruzeiro, e foi eliminado da competição nacional. O Cruzeiro conseguiu a vitória com dois gols do ex-tricolor Evaldo e um de Dalmar - o gol do Fluminense foi de Piazza (contra). O Cruzeiro conquistaria o título nas semanas seguintes, com duas vitórias sobre o Santos de Pelé.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, perante 53.529 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 0, com dois gols no segundo tempo, anotados por Paulo Cézar Caju (aos 32 minutos) e Gil (aos 44). O segundo gol, no finalzinho, garantiu o ponto extra previsto para vitórias por dois ou mais gols. A Máquina Tricolor estava próxima de garantir sua classificação à fase semifinal da competição.

1980: em partida válida pela penúltima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Vasco, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Mário Marques e Cláudio Adão (dois, um de pênalti). Já campeão do primeiro turno, o Fluminense aguardava o vencedor do segundo turno, para a disputa da grande decisão - seria o próprio Vasco. Uma semana depois, os dois clubes voltariam ao Maracanã - e o Tricolor se consagraria como campeão do Rio de Janeiro (vide 30 de novembro).

1985: em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 0, com dois gols de Renê. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo (vide 11 de dezembro) e o Bangu (vide 18 de dezembro), para se sagrar tricampeão.

1986: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Central, no Estádio Pedro Victor Albuquerque (atual Lacerdão), em Caruaru, graças aos gols de Washington (três), Leomir e Eduardo Souza.

1988: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu a Portuguesa de São Paulo por 3 a 0, gols de Franklin (dois) e Cacau. Nas semanas seguintes, o time entraria em crise, sofrendo quatro derrotas seguidas, e só voltando a pontuar contra o Internacional, em 11 de dezembro. Porém, a classificação para as quartas-de-final já estava encaminhada pela boa campanha até ali.

1994: em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, diante de somente 643 pagantes no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense, já sem chances de classificação, ganhou por 1 a 0 do Sport Recife, gol de Leonardo.

2000: no jogo de ida das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), o Fluminense empatou em 3 a 3 com o São Caetano, no Parque Antártica, em São Paulo. Os cinco primeiros gols aconteceram no primeiro tempo: Magno Alves e Roger Flores (de falta) abriram 2 a 0 para os tricolores, e os azuis viraram com Adhemar, Ailton e Serginho. O centroavante Agnaldo marcou o gol de empate para o Fluminense nos acréscimos do segundo tempo. A partida de volta aconteceria três dias depois, no Maracanã (vide 26 de novembro).

2008: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense venceu o Internacional por 2 a 0, gols de Romeu (em belo chute de fora da área) e Washington "Coração Valente" (em cobrança de pênalti).

****

Aniversariantes do dia:

Aírton Diogo, o Paraguaio (1929), meia-atacante mato-grossense que iniciou sua carreira no Fluminense, na temporada de 1949, não chegando a atuar com a camisa tricolor em partidas oficiais de competição. Posteriormente, jogou no Santos de Pelé, na Portuguesa, na Ponte Preta e no Náutico.

Rogério dos Santos Souza, o Rogério (1964), meio-campista com 48 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 1983 e 1987. Fez parte do elenco que conquistou o Tricampeonato Carioca em 1983, 1984 e 1985, e o Campeonato Brasileiro em 1984 (competição em que marcou seu único gol com a camisa tricolor, na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo - vide 18 de março).

Cláudio Borges da Silva, o Brasília (1973), zagueiro revelado pelo Fluminense, que se profissionalizou em 1992 e disputou oito partidas com a camisa tricolor até 1993.
Brasília.

PCFilho

7 comentários:

  1. O Fla-Flu da Lagoa é uma das maiores vitórias da história do Fluminense. Foi a afirmação da hegemonia tricolor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma. De 36 a 41, foram cinco Campeonatos em seis.

      O Fla-Flu da Lagoa foi a consagração final do melhor time da história do futebol carioca. :)

      Excluir
  2. Brasília é do tempo das "vacas magras". O time que fez um Campeonato Brasileiro péssimo em 1993, com Nei, Brasília, Jerry, Cosme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos André, Márcio Baby, Julinho... 😂

      Excluir
    2. Ser tricolor na década de 90 era acima de tudo um ato de resistência.

      Excluir
    3. Ainda assim, não acho que tenha sido uma "década perdida". Tivemos o vice da Copa do Brasil de 1992 e o título do Carioca de 1995, que foi muito especial.

      Excluir
    4. Vice da Copa do Brasil no apito, porque era pro Flu ter sido o campeão... se não fosse o árbitro José Aparecido de Oliveira...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.