sábado, 10 de março de 2018

Efemérides tricolores - 10 de março


1939: na quarta e decisiva partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1938, no Parque Antártica, em São Paulo, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 3 a 1, e conquistou o título nacional. Com o craque tricolor Romeu Pellicciari de volta ao time, o escrete do Distrito Federal conseguiu demonstrar mais uma vez a superioridade do futebol carioca: Teleco abriu o placar para os anfitriões, mas a virada veio com gols de e Carvalho Leite (dois). A escalação dos cariocas foi: Aymoré Moreira [Botafogo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Florindo [Vasco]; Zezé Moreira [Botafogo], Rodrigo [Bangu] e Canalli [Botafogo]; Sá [Flamengo], Romeu Pellicciari [Fluminense], Carvalho Leite [Botafogo], Lêonidas da Silva [Flamengo] e Carreiro [São Cristóvão].

1960: o Fluminense estreou no Torneio Rio-São Paulo com uma vitória: 1 a 0 sobre a Portuguesa de São Paulo, no Estádio do Maracanã, graças a um gol de Telê. Começava ali a campanha que culminaria na conquista do título de campeão da competição, pela segunda vez, repetindo 1957.

1966: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense derrotou o Santos por 1 a 0, no Parque Antártica, em São Paulo, graças ao gol do atacante Mário Tilico.

1971: o Fluminense foi eliminado da primeira Copa Libertadores que disputou, ao perder para o Palmeiras por 3 a 1, diante de 42.705 pagantes no Maracanã. Os gols do jogo foram de César, Héctor Silva e Pio (de pênalti) para o Palmeiras, e de Samarone para o Fluminense. A campanha tricolor foi de 4 vitórias e 2 derrotas, 16 gols-pró e 6 gols-contra, deixando o Fluminense na 7ª posição na tabela final. O Palmeiras cairia na fase seguinte (a semifinal, disputada em dois triangulares).

1973: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com um empate de 0 a 0 diante do Madureira, em São Januário. Era o início de uma campanha que seria inesquecível, e terminaria com a conquista do título, em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1982: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Moto Club por 3 a 0, graças aos gols de Gilcimar (dois) e Edinho.

1985: em partida disputada no Estádio do Morumbi, em São Paulo, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Santos. O adversário, campeão paulista do ano anterior, era treinado pelo ídolo tricolor Carlos Castilho. O centroavante Washington, de carrinho, abriu o placar para o Tricolor, aos 28 minutos do segundo tempo; e Formiga empatou para o Santos, aos 42.

1990: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, com gol de Edemílson.

1991: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Náutico por 1 a 0, no Estádio dos Aflitos, no Recife. O gol da vitória tricolor, que deixou o Fluminense na liderança isolada, foi anotado pelo centroavante Ézio.

1999: na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, diante de 24.767 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Lagartense, graças aos gols de Roni e Magno Alves, classificando-se à etapa seguinte da competição.

2004: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bangu, com dois gols do centroavante Marcelo Macedo.

2010: no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense venceu o Confiança por 2 a 0, com dois gols do centroavante Fred, em assistências de Darío Conca e Mariano. Como houvera empate de 1 a 1 no primeiro jogo, no Batistão, em Aracaju, o Tricolor obteve assim a classificação à etapa seguinte da competição.

2016: em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa da Primeira Liga, no Estádio Municipal de Juiz de Fora, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Criciúma, com dois gols do meia-atacante Gérson. O resultado classificou o Tricolor à fase semifinal, em que enfrentaria o Internacional de Porto Alegre (vide 23 de março), na campanha rumo ao título da competição.

****

Aniversariantes do dia:

Ivo Ardais Wortmann (1949), treinador gaúcho, com uma curta passagem pelo Fluminense, no primeiro semestre de 2006 (quando dirigiu o time em seis partidas). Apesar do pouco tempo no comando técnico tricolor, Ivo teve uma influência decisiva nos rumos do clube, ao indicar a recontratação de Thiago Silva, que se recuperava da tuberculose contraída na Rússia: o atleta não somente se tornaria um ídolo tricolor, como também um dos melhores zagueiros do mundo.

Sérgio Roberto Silva, o Sérgio Roberto (1950), ponta-direita capixaba, natural de Castelo, que integrou o plantel do Fluminense entre 1969 e 1972. É irmão de Luiz Fumanchu, que atuaria no Fluminense anos depois.

Ronaldo Ribeiro Martins, o Ronaldo (1955), atacante mineiro, natural de Belo Horizonte, que atuou no Fluminense entre 1983 e 1984, tendo participado das conquistas do Campeonato Carioca de 1983 e do Campeonato Brasileiro de 1984. Disputou ao todo 18 partidas com a camisa tricolor.

José Luís Mauro, o Vica (1961), forte zagueiro paulista, natural de Araraquara, com 2 gols marcados em 234 jogos, somando suas duas passagens pelo Fluminense, entre 1984 e 1988 e em 1992. Com a camisa tricolor, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1984, os Campeonatos Cariocas de 1984 e 1985, o Torneio de Seul em 1984, a Copa Kirin em 1987, e o Torneio de Paris em 1987. Na temporada de 1992, ainda fez parte do time vice-campeão da Copa do Brasil. Segundo o genial centroavante Romário, Vica era "o mais duro zagueiro que conheço, e também um dos mais leais".
Vica (foto: Marco Antonio Cavalcanti, revista Placar).

Edvaldo Teles Alves, o Edvaldo (1966), meia-atacante com 3 gols marcados em 20 jogos disputados com a camisa do Fluminense, na temporada de 1991.

Anderson Luís de Azevedo Rodrigues Marques, o Anderson Luís (1987), zagueiro revelado pelo Fluminense, com 37 atuações pelo time profissional tricolor, entre 2006 e 2008.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.