sábado, 31 de março de 2018

Efemérides tricolores - 31 de março


1918: o Fluminense foi o vice-campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro, disputado em General Severiano. Nas fases preliminares, o Tricolor venceu o Bangu por 3 a 1 (dois gols de Laís e um de Zezé, com Avelino descontando), o Botafogo por 1 a 0 (gol de Celso) e o Flamengo por 1 a 0 (gol de Mano). Na decisão, perdeu por 2 a 0 para o São Cristóvão (gols de Luiz Vinhaes e Vidal contra).

1929: no Torneio Início do Rio de Janeiro, em São Januário, o Fluminense eliminou o Flamengo (0 a 0, com 2 a 0 nos escanteios) e o Syrio e Libanez (0 a 0, com 2 a 1 nos escanteios), mas na semifinal acabou derrotado pelo America (1 a 0, gol de Sobral). O anfitrião Vasco foi o campeão, vencendo o America na decisão.

1935: em sua estreia no Torneio Aberto do Rio de Janeiro, o Fluminense ganhou por 10 a 3 do Jequiá, em Campos Sales. Os gols tricolores foram de Russo (dois, um de pênalti), Vicentino (quatro), Juan Arrillaga, Pirica (dois) e Brant (de falta). O Fluminense seria o campeão do Torneio Aberto, iniciando ali uma sequência de conquistas que restabeleceria a hegemonia tricolor no futebol carioca.

1955: no segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1954, a Seleção Carioca perdeu por 4 a 3 para a Seleção Paulista, diante de 104.044 presentes (92.566 pagantes) no Maracanã. Os tricolores Pinheiro e Didi atuaram no escrete do Distrito Federal, que, devido à derrota, terminou com o vice-campeonato.

1960: em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, diante de 46.234 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 2, em uma virada sensacional. Logo nos primeiros minutos, os vascaínos abriram 2 a 0 com gols de Pinga e Delém. Porém, o Fluminense tinha Waldo, o mais terrível goleador que o Rio de Janeiro jamais conheceu: ainda no primeiro tempo, ele descontou aos 13 e empatou aos 25; na etapa final, marcou o gol da vitória tricolor, aos 30. Para time que tem Waldo, o jogo nunca está perdido: Fluminense 3, Vasco 2. Com quatro vitórias e dois empates, o Fluminense seguia invicto no Torneio Rio-São Paulo - terminaria sendo o grande campeão da competição.

1971: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Campo Grande. Ivair e Cafuringa assinalaram os gols do triunfo tricolor. Com três vitórias e dois empates, o Tricolor iniciava a campanha que culminaria na conquista de mais um título do Rio de Janeiro.

1976: diante de 48.553 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1, em sua quarta partida no Campeonato Carioca. Os gols da vitória da Máquina Tricolor foram de Rivellino e Doval. Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e Volta Redonda na história. Com três vitórias e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro, em decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).

1991: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vasco, no campo do adversário, em São Januário. O zagueiro vascaíno Jorge Luiz abriu o placar para os vascaínos, e também empatou para os tricolores, com um gol-contra. Com campanha de 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, o Fluminense seguia na briga por uma das vagas na semifinal da competição.

1993: em partida do primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, gol do centroavante Ézio, cobrando pênalti. Com seis vitórias e três empates, o Fluminense liderava o turno - terminaria conquistando a Taça Guanabara, em final contra o Volta Redonda (vide 10 de abril).

1999: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Itaperuna, gols de Jorge Luís, Roger Flores (dois) e Túlio (dois).

2001: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Americano de Campos por 1 a 0, gol de Ramon Menezes, em cobrança de falta.

****

Aniversariante do dia:

Jociel Ferreira da Silva, o Ciel (1982), atacante pernambucano, natural de Caruaru, com 7 atuações pelo Fluminense, no segundo semestre de 2008. Ciel é irmão mais novo de Nildo, que também jogou no Fluminense, entre 1997 e 1998 (aniversariante de 20 de outubro).
Ciel em ação pelo Fluminense.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.