quinta-feira, 26 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 26 de abril


1914: em jogo amistoso, disputado no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 7 a 2 da Associação Atlética das Palmeiras, de São Paulo. Os gols tricolores foram de Barthô, Welfare (dois), Oswaldo Gomes, James Calvert e Carlos Alberto, além de um gol-contra dos paulistas.
Reportagem do jornal "O Imparcial" do dia seguinte, sobre a goleada tricolor.

1931: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Preguinho, de cabeça, completando cruzamento de Ary, no início do segundo tempo.

1942: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do São Cristóvão, graças aos gols de Carreiro e Maracaí (três).

1950: na sequência da excursão pela América do Sul, o Fluminense venceu o Norte América, do Equador, por 7 a 4, no Estádio George Capwell, em Guayaquil. Os gols da vitória tricolor foram de Didi (dois, um de falta), Cento-e-Nove, Carlyle e Tite (três). Esta foi a segunda de três partidas do Fluminense no Equador.

1970: em jogo disputado no Estádio do Maracanã, válido pela Taça Guanabara (torneio à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Bonsucesso, gols de Flávio (dois) e Jair Pereira (dois).

1972: em amistoso no Beira-Rio, em Porto Alegre, a Seleção Brasileira ganhou por 3 a 2 do Paraguai, graças aos gols de Carlos Alberto Torres, Tostão e Dirceu Lopes. Dois atletas do Fluminense participaram da partida: o goleiro Félix e o lateral-esquerdo Marco Antônio.

1978: uma multidão estimada em trinta mil pessoas lotou o Estádio Municipal de Kaduna, na Nigéria, para presenciar uma partida histórica. Reforçado pelo lendário meia-atacante Pelé, que atuou no primeiro tempo, o Fluminense venceu o Racca Rovers por 2 a 1, com gols de Marinho Chagas e Arturzinho. Pelé daria apenas o pontapé inicial, mas sua participação no jogo foi divulgada e assim, para agradar ao público, durante quarenta e cinco minutos o Rei vestiu seu melhor traje. Horas após o jogo, enquanto seu avião sobrevoava o Oceano Atlântico, nossa Majestade não conseguia se livrar de um pensamento terrível: "faltou fazer um gol! faltou fazer um gol!".
Edevaldo, Pelé e Rubens Galaxe: a camisa do Fluminense vestiu bem o Rei.

1983: em amistoso disputado no Batistão, em Aracaju, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Sergipe, gols de Duílio, Deley e Zezé Gomes.

1987: em partida disputada no campo da rua Bariri, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Olaria por 1 a 0, gol de Rangel, aos 28 minutos do segundo tempo.

2006: no jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil, diante de 22.629 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 3 a 2, com um show do jovem atacante Lenny, que sofreu um pênalti (convertido por Petkovic) e marcou dois gols, o último um golaço driblando toda a defesa adversária. Uma semana depois, o Fluminense confirmaria a classificação para a semifinal, com nova vitória, no Maracanã (vide 3 de maio).

2014: em partida da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Palmeiras, no Pacaembu, em São Paulo. O gol da vitória tricolor foi anotado pelo atacante Rafael Sobis, com assistência de Fred, aos 44 minutos do primeiro tempo.

2017: no último jogo da primeira fase da Copa da Primeira Liga, no Estádio de Los Larios, em Duque de Caxias, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas, classificando-se às quartas-de-final da competição, no critério de desempate do número de cartões (!). O meia Danielzinho marcou o gol tricolor na partida - foi o primeiro gol de sua carreira profissional.

****

Aniversariantes do dia:

Jurandyr Corrêa dos Santos, o Jurandyr (1912), goleiro natural de São Paulo, com uma curta passagem pelo time profissional do Fluminense na temporada de 1934, quando defendeu a meta tricolor em 7 partidas. Atuou posteriormente por São Paulo da Floresta (atual São Paulo), Palestra Itália (atual Palmeiras), Flamengo e Corinthians. Jogou também pelas Seleções Paulista, Carioca e Brasileira.
Jurandyr, em capa da revista "El Gráfico".

José Faria (1933), treinador que trabalhou nas categorias de base do Fluminense entre 1968 e 1979. Ganhou fama internacional em 1986, quando estava no comando técnico da Seleção do Marrocos, primeira equipe africana a passar da fase de grupos numa Copa do Mundo. (Modificou seu nome para José 'Mehdi' Faria quando se converteu ao Islamismo.)
José Faria, técnico da Seleção de Marrocos no Mundial de 1986.

Adilço Gonçalves, o Adilço (1955), zagueiro revelado pelo Fluminense, campeão carioca juvenil em 1975. No time profissional, marcou 2 gols em 54 jogos pelo Fluminense, em 1975 e entre 1980 e 1981, tendo participado da conquista do Campeonato Carioca de 1980.

Carlos Alberto da Silva Nascimento, o Carlos Alberto (1977), meio-campista com 20 atuações pelo Fluminense no segundo semestre de 1999, quando participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.

PCFilho

Um comentário:

  1. Jogar pelo Fluminense é a cereja do bolo da carreira do Pelé. Não poderia faltar. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.