domingo, 27 de maio de 2018

Fluminense Campeão Carioca de 1951


A foto acima, enviada a mim pelo bom amigo Giton Simionovski, é do elenco do Fluminense que conquistou o Campeonato Carioca de 1951. Se o leitor quiser ver a foto em maior resolução, basta clicar na imagem.

Na segunda fileira, em pé, da esquerda para a direita, estão: Zezé Moreira (treinador), Nino, Vitor, Píndaro, Edson, Castilho, Jair Baptista, Pinheiro, Laffayette e Gradim (auxiliar técnico).

Na terceira fileira, sentados, da esquerda para a direita, estão: Didi, Lino, Orlando Pingo de Ouro, Telê, Villalobos, Carlyle, Joel e Quincas.

Foi esta equipe do Fluminense a primeira a ganhar o apelido de "Timinho", criado por Paulinho Rodrigues, o irmão caçula de Nelson Rodrigues e Mario Filho, então repórter do Última Hora. Com muitos atletas jovens, o Fluminense penava para derrotar seus adversários, quase sempre por placares pequenos. 

Porém, de "timinho", aquele Fluminense não tinha nada. Castilho, Pinheiro e Didi disputariam as Copas do Mundo seguintes com a Seleção Brasileira; Telê e Orlando Pingo de Ouro também tornar-se-iam dois dos maiores ídolos tricolores. De vitória em vitória, o Fluminense chegou à rodada final empatado com o Bangu, ambos com campanhas de quatorze vitórias, três empates e três derrotas. Assim, o Campeonato Carioca acabou decidido em uma melhor-de-três, com o "Timinho" levantando a taça após duas vitórias (vide as efemérides tricolores de 13 de janeiro e 20 de janeiro).

Poucos meses depois, a mesma equipe, com os reforços de Jair Santana, Bigode e Marinho, conquistaria a II Copa Rio, primeira competição intercontinental de clubes do mundo, superando Sporting Lisboa, Grasshopper-Club, Peñarol, Áustria Viena e Corinthians.

Posteriormente, outras equipes do Fluminense começariam suas temporadas vistas como "timinhos", e terminariam cobertas de glórias. Foi assim, por exemplo, em 1980 e em 1995. Quem sabe se assim será também neste difícil ano de 2018...

PCFilho

5 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.