1918: em amistoso internacional, no campo do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Dublin, do Uruguai. Pensalfini abriu o placar para os orientais no primeiro tempo, e o centroavante inglês Welfare marcou o gol de empate do Fluminense nos minutos finais do jogo. Esta foi a primeira partida do Tricolor contra um clube do país vizinho.
1934: em amistoso interestadual, no Estádio de Lourdes, em Belo Horizonte, o Fluminense voltou a vencer o Atlético Mineiro, desta vez por 2 a 0, graças aos gols de
Tintas e
Vicentino (a vitória da semana anterior fora por 3 a 1 - vide
14 de janeiro).
1937: em sua terceira partida no Torneio dos Campeões, o Fluminense ganhou por 6 a 2 da Portuguesa, campeã paulista, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram anotados por Romeu Pellicciari, Russo, Hércules (dois, um de falta), Brant e Sobral (ou Vicentino para algumas fontes). O Torneio dos Campeões, um quadrangular com os campeões do Distrito Federal, de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo, foi uma das primeiras tentativas de organização de um campeonato nacional de clubes.
1941: na terceira e decisiva partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1940, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Paulista, conquistando o título no critério do saldo de gols. O escrete campeão brasileiro jogou assim: Tadeu [America] (Alfredo [Madureira]); Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Flamengo]; Afonsinho [São Cristóvão], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Adílson [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Leônidas da Silva [Flamengo], Jair Rosa Pinto [Madureira] e Carreiro [Fluminense]. Zizinho e Adílson abriram 2 a 0 para os cariocas, e Luizinho marcou os dois gols paulistas.
1946: em jogo amistoso, no Estádio Baenão, em Belém, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Remo, gols de Orlando Pingo de Ouro (dois), Pascoal e Geraldino. Este foi o primeiro duelo do Tricolor contra o Clube do Remo na história.
1948: no Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, foi lançada a pedra fundamental do Estádio do Maracanã. Iniciava-se ali a construção do palco que se tornaria a principal casa do Fluminense, a partir de 1950.
1952: é campeão! Na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca de 1951, diante de 78.835 presentes (68.820 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 0, e conquistou o título máximo da cidade! O ponta Telê, que jogou de centroavante, foi o grande destaque do jogo, marcando os dois gols da vitória tricolor. O onze do Fluminense no jogo final foi o seguinte: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Vitor, Édson e Laffayette; Lino, Didi, Telê, Orlando Pingo de Ouro e Róbson. O ano do cinquentenário do Fluminense começava com a conquista do Rio de Janeiro, e em julho e agosto teria uma glória mundial...
1957: diante de 20.249 presentes (16.573 pagantes) no Maracanã, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paraense por 6 a 0, gols de Pinga, Vavá (dois), Índio (dois) e Didi. A escalação carioca foi a seguinte: Castilho [Fluminense]; Paulinho [Vasco] e Édson [America]; Zózimo [Bangu], Dequinha [Flamengo] e Nilton Santos [Botafogo]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Vavá [Vasco], Didi [Botafogo] e Pinga [Vasco]. Com o resultado, o escrete do Distrito Federal classificou-se à fase final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1956.
1960: em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1959, no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal, a Seleção Carioca venceu a Seleção Potiguar por 4 a 2. Os cariocas, sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, jogaram com: Manga [Botafogo]; Joel [Bangu], Darci Faria [Bangu] e Altair [Fluminense]; Amaro [America] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Rossi [Botafogo], Pinga [Vasco], Décio Esteves [Bangu] e Babá [Flamengo]. Os gols cariocas foram de Pinga (três) e Babá.
1963: no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1962, no Maracanã, a Seleção Carioca venceu a Seleção Cearense por 5 a 1. A escalação do escrete carioca tinha três atletas tricolores: Castilho [Fluminense]; Jair Marinho [Fluminense], Mário Tito [Bangu], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Carlinhos [Flamengo] e Gérson [Flamengo]; Joel [Flamengo], Henrique Frade [Flamengo], Dida [Flamengo] e Nilo [America]. Os gols cariocas foram de Dida (dois) e Gérson (três, um de pênalti). A partida de volta seria três dias depois, em Fortaleza (vide 23 de janeiro).
1998: em sua estreia na Copa do Brasil, o Fluminense venceu o ABC por 4 a 1, no Machadão, em Natal, graças aos gols de Magno Alves (três) e Gil Baiano, eliminando o adversário sem a necessidade do jogo de volta.
2010: o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Bangu, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Fred (dois, ambos de pênalti) e Alan. Os três triunfos em três jogos no ano eram o prenúncio de uma temporada que seria histórica...
2011: o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, no Engenhão, em sua estreia no Campeonato Carioca. O gol foi do centroavante Fred, de cabeça, aos 36 minutos do segundo tempo.
2013: o Fluminense derrotou o Nova Iguaçu por 2 a 0, em São Januário, em sua primeira partida no Campeonato Carioca. Os dois gols do jogo foram assinalados pelo meia Wagner, ambos de cabeça.
****
Aniversariantes do dia:
Oscar Alfredo Sebastião Cox (1880), o idealizador, fundador e primeiro presidente do Fluminense Football Club. Oscar Cox também atuou pelo time do Fluminense, realizando ao todo nove partidas entre 1902 e 1908, tendo participado das campanhas vitoriosas dos Campeonatos Cariocas de 1906 e 1908. O personagem mais importante da história tricolor recebe até hoje homenagens, como o busto que se encontra na sede de Laranjeiras, desde 2015.
|
Oscar Cox, o Pioneiro, nasceu em 20 de janeiro de 1880,
filho de George Emmanuel Cox e Minervina Dutra Cox. |
Hélvio Pessanha Moreira, o
Hélvio "Piteira" (1924), zagueiro natural de Campos dos Goytacazes, com 86 partidas pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1945 e 1949. Participou da vitoriosa campanha tricolor no Torneio Municipal de 1948. Depois, fez uma bonita carreira no Santos, e em 1955 chegou a atuar na Seleção Brasileira. (Mais sobre Hélvio
no site Tardes de Pacaembu.)
|
Hélvio "Piteira", zagueiro tricolor. |
Adilson Rodrigues, o Adilson (1947), ponta-esquerda natural de Campinas, integrante do time do Fluminense que conquistou o Campeonato Carioca de 1973. Marcou 4 gols em 47 jogos com a camisa tricolor, entre 1972 e 1973.
Sebastião Ricardo Drubscky de Campos, o Ricardo Drubscky (1960), treinador mineiro, com uma curta passagem no comando técnico do Fluminense, no primeiro semestre de 2015.
PCFilho
Viva Oscar Cox, o pioneiro, o homem mais importante da história do Futebol Brasileiro!
ResponderExcluirViva Oscar Cox!!!
Excluir