domingo, 15 de julho de 2018

Classificação histórica das Copas do Mundo (1930 - 2018)

Segue abaixo a tabela com a classificação histórica das Copas do Mundo, contabilizando os resultados dos 900 jogos que compuseram as 21 edições do torneio, entre 1930 e 2018.

A legenda é: Part (Participações em Copas do Mundo), J (número de jogos), V (número de vitórias), E (número de empates), D (número de derrotas), GP (número de gols-pró), GC (número de gols-contra), SG (saldo de gols), PG (pontos ganhos, contando 3 para cada vitória e 1 para cada empate) e PPJ (média de pontos por jogo).

A Seleção Brasileira é a recordista em conquistas (5), participações (21), jogos disputados (109, empatado com a Alemanha), vitórias (73), gols-pró (229), saldo de gols (124), pontos ganhos (237) e pontos por jogo (2,17).



Observações:

I) os resultados da Alemanha incluem o período em que competiu como Alemanha Ocidental, entre 1950 e 1990 - no qual conquistou seus três primeiros títulos, em 1954, 1974 e 1990.

II) os resultados da Rússia incluem a história da União Soviética, até 1990. A FIFA considera a Rússia como única herdeira dos resultados da União Soviética. Os resultados da Ucrânia não incluem a história da União Soviética, apesar de ter sido parte integrante daquela nação.

III) os resultados da Sérvia incluem a história da Iugoslávia, até 1990. A FIFA considera a Sérvia como única herdeira dos resultados da Iugoslávia. Os resultados de Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina não incluem a história da Iugoslávia, apesar de terem sido partes integrantes daquela nação.

IV) os resultados da República Tcheca incluem a história da Tchecoslováquia, até 1990. A FIFA considera a República Tcheca como única herdeira dos resultados da Tchecoslováquia. Os resultados da Eslováquia não incluem a história da Tchecoslováquia, apesar de ter sido parte integrante daquela nação.

V) a Alemanha Oriental é um país que não existe mais: atualmente é parte da Alemanha. Os resultados da Alemanha Oriental não são contabilizados para a Alemanha.

VI) a Indonésia ainda não era um país independente quando disputou a Copa do Mundo de 1938, sob o nome de Índias Orientais Holandesas. Como foi eliminada já no primeiro jogo e nunca mais se classificou, é a única seleção que só jogou uma partida em Copas do Mundo.

VII) o Congo-Kinshasa, também conhecido como República Democrática do Congo, se chamava Zaire quando participou da Copa do Mundo de 1974.

VIII) o jogo Suécia x Áustria, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 1938, não aconteceu e portanto não está contabilizado na tabela. Este foi o único caso de W. O. da história das Copas do Mundo: a Seleção da Áustria foi impedida de jogar contra a Suécia, devido ao Anschluss (anexação da Áustria pela Alemanha, em 12/03/1938).

IX) a tabela reflete exclusivamente os resultados obtidos com bola rolando, sejam eles no tempo regulamentar, ou no tempo regulamentar acrescido de prorrogação. Jogos que terminaram empatados e foram decididos em disputas de pênalti são contabilizados como empates. Os gols das disputas de pênalti também não são contabilizados. Dos 900 jogos, 701 terminaram com um vencedor, e 199 terminaram empatados. Foram assinalados ao todo 2548 gols nestas partidas.

PCFilho

3 comentários:

  1. Algumas observações curiosas:

    - a Alemanha e o Brasil são as defesas mais vazadas da história das Copas (o que parece a princípio estranho, mas faz sentido porque são as que mais vezes jogaram).

    - o México e a Coreia do Sul são os piores saldos de gols.

    - 10 das 79 seleções perderam todos os jogos que disputaram.

    - 5 das 79 seleções não conseguiram nem fazer um gol: Trinidad-Tobago, Canadá, Indonésia, China e Congo-Kinshasa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - mais uma: Panamá e Emirados Árabes Unidos estão rigorosamente empatados na tabela.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.