quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O Profeta e o Fluminense na semifinal


Amigos, fui visitar o Profeta, na distante caverna que ele habita. Após a monumental vitória tricolor em Montevidéu, não resisti à tentação de ir ver meu velho compadre. Afinal, estamos na semifinal da Copa Sul-Americana e eu, afogando na minha ansiedade, na minha angústia, precisava saber se temos chances de levantar o caneco.

Vocês devem se lembrar de 2010: a cada tropeço do nosso Fluminense, o sapientíssimo Profeta não deixava morrer em nós a fé no Campeonato. Mesmo naquela semana terrível, quando perdemos primeiro para o Santos, depois para o Cruzeiro, quando os lorpas e pascácios já descartavam o Fluminense da briga pelo título, ele continuava coçando sua longa barba branca, calmamente repetindo seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!". E de fato, dois meses depois, nós estávamos no Engenhão testemunhando o triunfo sobre o Guarani: o Campeonato Brasileiro se rendia ao Fluminense, exatamente conforme o previsto pelo sábio homem. 

Sim, amigos, o Profeta está vivo, vivíssimo: o encontrei sentado no mesmo banquinho de madeira de sempre, a contemplar aquelas quatro faixas penduradas nas úmidas paredes: 1970, 1984, 2010, 2012. Ele não precisava dizer, mas ainda assim ouvi sua confortante voz ecoar: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

Em Montevidéu, a cidade cujos ventos testemunharam a primeira Copa do Mundo, lá em 1930, com nosso Preguinho de capitão da Seleção Brasileira, o Fluminense derrotou o poderoso Nacional por 1 a 0. No lance fatídico, o goleiro dos uruguaios entregou a bola de bandeja para o Fluminense, e para nossa sorte ela caiu justamente nos pés de Sornoza. Caísse nos pés de um perna-de-pau e a chance seria irremediavelmente perdida. Mas ela caiu nos pés do craque equatoriano, que a repassou a Luciano. E Luciano teve a tranquilidade de um monge, para primeiro driblar o zagueiro e o goleiro, e só depois encaçapar de maneira genial e inapelável.

Não se improvisa a conquista de uma Copa. A glória sempre é o resultado de um vagaroso trabalho, que pode durar gerações. Nós, tricolores do céu e da terra, sonhamos há décadas com os troféus desta América de futebol. Nós, que vivemos 2008 e 2009, nós, que sentimos a dor daquelas injustiças na carne e na alma, nos sabemos merecedores do júbilo.

Pois eu acredito no Profeta. Daqui a quatro noites, nós levantaremos a Copa Sul-Americana aos céus do Rio de Janeiro.

PCFilho

10 comentários:

  1. Pois o Profeta me confidenciou, já há algumas semanas: Luciano será na Copa Sul-Americana de 2018 o que Mickey foi no Campeonato Brasileiro de 1970!

    ResponderExcluir
  2. Caros,
    So temos 2 obstaculos ate o titulo:
    Calendario e soberba.

    Mas mantendo as sandalias nos pes,
    Acredito que o Flu hoje tem um time titular guerreiro e sobrio.

    E quando nosso clube tem isso...nao pre cisa ser o mais talentoso.

    Nao adianta...muito antes do corinthians do tite...decadas antes..um time ja era conhecido pelos Timinhos.

    Pes no chao que o atletico pr esta competitivo. E os colombianos nao sao nada bobos.

    Mas o Fluminense...ta comecando a acreditar..do jeito dele.

    Respeito ao futebol que a bola pune.
    Dia 28..na agenda!

    ResponderExcluir
  3. Mas que saudade das crônicas e mais ainda do Profeta!!!

    ResponderExcluir
  4. Quem diria...temos a chance de ganhar a SulA esse ano
    O sonho continua vivo

    ResponderExcluir
  5. Presença garantida na Arena da Baixada próximo dia 07.11. Eu, toda a Fluritiba e todo o Fluminense, alem de todos os tricolores, vivos ou mortos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que testemunhem uma bela vitória tricolor. :)

      Excluir
    2. E a gente continua dando mole para o Vasco. Tá querendo se complicar no Brasileiro.

      Excluir
  6. I’m impressed, I have to say. Actually rarely do I encounter a weblog that’s each educative and entertaining, and let me inform you, you've got hit the nail on the head. Your idea is excellent; the issue is one thing that not sufficient people are talking intelligently about. I'm very glad that I stumbled throughout this in my seek for one thing regarding this. free online casino slots

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.