segunda-feira, 29 de abril de 2019

História - Ajax x Tottenham


Ajax e Tottenham disputarão uma vaga na final da Liga dos Campeões da Europa nos próximos dias.  O primeiro jogo acontece nesta terça-feira 30, às 16:00 de Brasília, no novíssimo Estádio dos Spurs, em Londres. A volta será na quarta-feira 8, na Amsterdam Arena.

O Tottenham tenta chegar à decisão pela primeira vez em sua história – sua melhor participação no torneio até hoje foi em 1962, quando foi derrotado pelo Benfica nas semifinais. Já o Ajax tenta chegar à finalíssima pela 7ª vez – foi vice-campeão em 1969, campeão em 1971, 1972, 1973 e 1995, e novamente vice em 1996.

Os dois tradicionais clubes já se enfrentaram duas vezes anteriormente – foi numa competição que se chamava European Cup Winners Cup, no longínquo 1981.

Marcel Antonisse, Nationaal Archief, Den Haag, Rijksfotoarchief:
Fotocollectie Algemeen Nederlands Fotopersbureau (ANEFO).

O primeiro duelo foi em 16/09/1981, com 21.742 pessoas no Olympisch Stadion, em Amsterdam, capital da Holanda. Mesmo jogando fora de casa, o Tottenham venceu por 3 a 1, gols de Mark Falco aos 19 e aos 34 do primeiro tempo, e Ricardo Villa aos 22 do segundo. Søren Lerby marcou o gol de honra do Ajax aos 23 da etapa final, na jogada da foto acima.

A partida de volta foi em 29/09/1981, com 34.606 pessoas no White Hart Lane, em Londres, capital da Inglaterra. O Tottenham venceu de novo, agora por 3 a 0, com todos os gols no segundo tempo: Tony Galvin aos 24, Mark Falco aos 31 e Osvaldo Ardiles aos 36.

Conseguirá o Tottenham repetir o triunfo de 38 anos atrás? Ou o Ajax se vingará da melhor maneira possível?

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.