terça-feira, 23 de abril de 2019

Matemática - O paradoxo de Bertrand


Em seu "Calcul des probabilités" (1889), o matemático francês Joseph Bertrand enunciou um problema que intrigaria matemáticos pelas décadas seguintes. Inscreva um triângulo equilátero em um círculo, e então escolha aleatoriamente uma corda (segmento que une dois pontos distintos do círculo). Qual é a probabilidade de que esta corda seja maior que um lado do triângulo? Aparentemente, há mais que uma solução válida. 

O primeiro método proposto por Bertrand: escolha dois pontos aleatórios no círculo e desenhe a corda entre eles, então rotacione o triângulo até que um de seus vértices coincida com um dos pontos. A corda é maior que um lado do triângulo quando o outro ponto cai no arco entre os outros dois vértices do triângulo (casos desenhados em vermelho na figura). Este arco é um terço da circunferência total do círculo. Então, por este argumento, a probabilidade é 1/3.


O segundo método proposto por Bertrand se baseia na figura acima. Escolha um raio do círculo, escolha um ponto nesse raio, e desenhe a corda perpendicular ao raio, passando pelo ponto escolhido. Agora imagine rotacionar o triângulo até que um dos seus lados também intercepte o raio perpendicularmente. A corda será maior que o lado do triângulo se o ponto escolhido estiver mais próximo do centro do círculo que a interseção do raio com o lado (casos desenhados em vermelho na figura). Como o lado do triângulo divide o raio em dois segmentos iguais, por esse argumento a probabilidade é 1/2.


Bertrand propôs ainda uma terceira solução, com esta outra figura. Escolha um ponto qualquer dentro do círculo e desenhe a corda para a qual ele é o ponto médio. A corda será maior que um lado do triângulo se o ponto escolhido cair dentro do círculo concêntrico cujo raio é metade do raio do círculo maior (casos desenhados em vermelho na figura). Como esse círculo menor tem um quarto da área do círculo maior, por esse argumento a probabilidade é 1/4.

Há ainda outras possibilidades, propostas por diversos matemáticos ao longo das décadas, resultando em probabilidades diferentes. O paradoxo ainda gera discussões no século XXI.

Qual é a resposta certa? Após alguma reflexão, eu me lembrei de uma velha lição: probabilidades só podem ser calculadas quando estão claramente definidas. Na minha visão, este é o problema do elegante enunciado de Bertrand: o método que produz sua variável aleatória – a corda – não está claramente definido, e é exatamente desta ambiguidade que surge o paradoxo. Então, para mim, pode ser 1/2, pode ser 1/3 e pode ser 1/4 – depende do mecanismo escolhido para produzir as cordas aleatórias.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.