domingo, 23 de junho de 2019

Dragões no tabuleiro de xadrez


Um dragão do tipo n é uma peça que, em um tabuleiro de xadrez, se move uma casa em uma direção e n casas na direção perpendicular. Por exemplo, um dragão do tipo 1 pode se mover somente para uma de suas quatro vizinhas diagonais. Um dragão do tipo 2 se move uma casa em uma direção e duas casas na direção perpendicular – ele também é conhecido como cavalo. A pergunta é: em um tabuleiro infinito, quais dragões podem visitar todas as casas?

(A dragon of type n is a piece that, on a chess board, moves one square in one direction and n squares in the perpendicular direction. For example, a dragon of type 1 can only move to one of its four diagonal neighbors. A dragon of type 2 moves one square in one direction and two squares in the perpendicular direction – it is also known as knight. The question is: on an infinite board, which dragons can visit all squares?)

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.