terça-feira, 25 de junho de 2019

Há 24 anos, o Fluminense vencia o maior Fla-Flu de todos os tempos


Décadas antes de 1995, o genial escritor tricolor Nelson Rodrigues escreveu que "há uma relação sutil, mas indiscutível, entre a barriga e o êxito". Ele se referia a Vicente Feola, treinador que comandou a Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1958 e era gordo.

Nelson faleceu em 1980, três semanas após o Fluminense conquistar o Campeonato Carioca sobre o Vasco. No entanto, todos sabemos que ele estava no Maracanã em 25 de junho de 1995. Afinal de contas, "a morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos".

Ele certamente vibrou quando o Fluminense abriu 2 a 0 e rosnou contra o Sobrenatural de Almeida quando o Flamengo empatou e pôs a mão na taça.

O 2 a 2 era do Flamengo e o Fluminense tinha um jogador a menos. A vitória tricolor parecia não apenas improvável, mas impossível. Do lado de lá das arquibancadas do Maracanã, a maioria rubro-negra berrava a plenos pulmões: "É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!".

Aos 42 minutos do segundo tempo, Ronald recebeu de Ézio na meia-direita e tocou na ponta-direita para Ailton. O ex-rubro-negro driblou pra cá, driblou pra lá e chutou cruzado. A bola caprichosamente desviou na barriga de Renato e entrou no véu da noiva. Era o gol, era a vitória, era o título, era a glória.

Há uma relação sutil, mas indiscutível, entre a barriga e o êxito. Fluminense, eterno Campeão Carioca de 1995!


PCFilho

Um comentário:

  1. DIFÍCIL ENUMERAR A QUANTOS FLA X FLUS ASSISTIRA AO LONGO DE MEUS 67 ANOS E TODAVIA AQUELE 0 X 0 NA DECISÃO DO CARIOCA DE 1963 IMBATÍVEL AO CONCENTRAR MAIS QUE 200.000 PESSOAS COM GENTE DEITADA NA MARQUISE DO MONUMENTAL MARACANÃ. AINDA QUE O TEMPO PASSE PARA TODOS A MEMÓRIA INDIVIDUAL É UMA INESCAPÁVEL COMPANHEIRA NA SUBJETIVIDADE PARTICULARÍSSIMA DO TEMPO DE CADA UM E ENTÃO O CLÁSSICO QUE TIVERA SEU INÍCIO 40 MINUTOS ANTES DO NADA TEM MEU OLHAR VOLTADO A 1969 NAQUELE FLU 3 X 2 FLA EMOLDURADO POR GOL DE FLÁVIO MINUANO QUASE QUE AO CREPÚSCULO DO ESPETÁCULO QUE O TEMPO NÃO HAVERÁ DE DETER..

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.