domingo, 27 de outubro de 2019

Probabilidades do Brasileirão 2019 após a 28ª rodada


Instruções para a leitura da tabela:

T: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 na primeira posição, garantindo o título de Campeão Brasileiro de 2019 e a vaga direta na Copa Libertadores de 2020 (o Flamengo tem 97,4% de chances de ser campeão, o Palmeiras tem 2,5% de chances de ser campeão e o Santos tem 0,1% de chances de ser campeão);

G4: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 em uma das quatro primeiras posições, garantindo vaga direta na Copa Libertadores de 2020, independentemente dos resultados das outras competições (exemplo: o Santos tem 92,5% de chances de terminar no G4);

G6: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 em uma das seis primeiras posições, garantindo vaga na Copa Libertadores de 2020, na fase de grupos ou na fase preliminar, independentemente dos resultados das outras competições;

SA: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 entre a 7ª e a 13ª posições, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2020, independentemente dos resultados das outras competições (aqui, se considera que o Athletico Paranaense, já garantido na Copa Libertadores de 2020, terminará entre os 13 primeiros lugares do Campeonato Brasileiro de 2019 - o que estenderá a zona da classificação à Copa Sul-Americana de 2020 até o 13º lugar);

R: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 em uma das quatro últimas posições, sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2020.

Os porcentuais obtidos são resultados de milhares de simulações computacionais, que utilizam modelos probabilísticos baseados nos desempenhos de cada clube ao longo da competição. Os cálculos são do engenheiro Ramón Martins.

Observação: o Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil de 2019, já tem vaga direta na Copa Libertadores de 2020, possivelmente abrindo mais uma vaga pela classificação do Campeonato Brasileiro de 2019. O mesmo vale para o campeão da Copa Libertadores de 2019, caso este seja um clube brasileiro. Assim, a zona de classificação à Copa Libertadores de 2020 poderá ter seis, sete ou oito clubes, com os seis seguintes obtendo vaga na Copa Sul-Americana de 2020.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.