sábado, 12 de dezembro de 2020

Escurinho estava em campo na histórica vitória da Portuguesinha sobre o Real Madrid

Foto: Artigo AAP.

No dia 4 de setembro de 1969, a Portuguesa da Ilha do Governador derrotou o poderoso Real Madrid por 2 a 1, em pleno Estádio Santiago Bernabéu, na capital da Espanha.

Sim, parece incrível, mas a nossa Portuguesinha já venceu o Real Madrid em pleno Bernabéu. E quem estava em campo naquele dia era o já veterano Escurinho, então com 39 anos. O lendário ponta do Fluminense, que jogou pelo Tricolor entre 1954 e 1964, faleceu hoje, aos 90 anos.

A escalação da Portuguesa na partida foi a seguinte: Bruno; Choquinho, Jerry, Beto e Zeca; Carlos Pedro e Nei; Jorginho, Miguel, Jurandir (Paulo Mata) e Escurinho. Sob o comando técnico de Miguel Muñoz Mozún, o Real Madrid atuou com: Junquera; Espildora, Bibiloni, Benito e Jose Luiz; Tejada e Miguel Pérez; Fleitas, Planelles, Grande e Bueno.

A partida foi um amistoso para a entrega de faixas do tricampeonato Espanhol do Real Madrid (1966-67, 1967-68 e 1968-69). Em jogo com "pouco futebol e muitas piruetas", segundo a imprensa espanhola, o time brasileiro venceu por 2 a 1, com dois gols de Miguel ainda no primeiro tempo (os espanhóis descontaram com Planelles na etapa final).

Até hoje, a Portuguesinha é o único clube brasileiro a ter vencido o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Nem mesmo o Santos de Pelé conseguiu vencer lá: em 1959, havia perdido de 5 a 3.

Segundo relatos, Escurinho foi o melhor em campo e teria até despertado o interesse dos dirigentes espanhóis. Porém, quando descobriram que ele já tinha 39 anos, se surpreenderam e desistiram de tentar a contratação. Pior para o Real Madrid...

PCFilho

A torcida da Portuguesinha celebra até hoje a vitória, com a faixa "MADRI 1969", nas arquibancadas.
Foto: Paulo Cezar Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.