quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O alinhamento entre Júpiter e Saturno no céu (dezembro de 2020)

Foto: Michael Zuber (Terlingua, Texas, EUA, 11/11/2020).
Júpiter e Saturno são os 2 pontos mais brilhantes logo acima da construção.

Os observadores atentos do céu noturno da Terra devem ter reparado que, nos últimos meses, Júpiter e Saturno têm estado relativamente próximos. Esta aproximação atingirá seu máximo neste mês de dezembro, especificamente no dia 21, quando a distância aparente entre eles, vistos da Terra, será de cerca de um quinto do diâmetro da Lua. 

Contudo, você não precisa esperar para observar a conjunção. A proximidade aparente entre Júpiter e Saturno no céu já está impressionante desde novembro - e está evoluindo dia a dia. A partir do dia 15 de dezembro, eles estarão tão próximos que parecerão um "planeta duplo".

Quanto mais o observador estiver próximo da linha do Equador, melhor será a visibilidade do fenômeno. Porém, ele será observável de qualquer lugar da Terra, desde que o tempo não esteja nublado e que não haja montanhas altas no oeste (direção para a qual se deve olhar, durante a hora seguinte ao pôr-do-sol).

Para os privilegiados que tiverem acesso a uma luneta ou um telescópio, os dois planetas e algumas de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo, nas noites próximas ao ápice do fenômeno.

Previsão das posições de Júpiter, Saturno e algumas de suas luas, em 21/12/2020.
Imagem: Rice University.

Júpiter e Saturno se alinham no céu da Terra a cada vinte anos, aproximadamente. Isso ocorre porque, a cada ano, Saturno completa cerca de 12 graus de sua órbita em torno do Sol, enquanto Júpiter completa cerca de 30 graus. Portanto, a cada ano, Júpiter avança cerca de 18 graus no céu em relação a Saturno. Assim, em um período de 20 anos, Júpiter ganha 18 x 20 = 360 graus em relação a Saturno, completando uma volta inteira e voltando a se alinhar com o planeta dos anéis.

Porém, a última vez em que Júpiter e Saturno estiveram visíveis e tão próximos no céu noturno da Terra foi na Idade Média, precisamente em 1226 (ano em que São Francisco de Assis faleceu). A próxima conjunção desse nível acontecerá daqui a sessenta anos, em 15 de março de 2080.

Por fim, vale ressaltar que a proximidade entre Júpiter e Saturno é somente aparente. As órbitas dos dois gigantes em torno do Sol não se cruzam, e a distância física real entre eles é, literalmente, astronômica.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.