segunda-feira, 27 de março de 2023

Retrospectos do Fluminense contra os adversários da Libertadores 2023

Foto: Staff Images/Libertadores.

O Fluminense está no grupo D da Copa Libertadores de 2023, ao lado do River Plate da Argentina, do The Strongest da Bolívia e do Sporting Cristal do Peru.

Fluminense e River Plate já se enfrentaram seis vezes ao longo da história, com duas vitórias do clube brasileiro, três empates e um triunfo do time argentino. Nestes jogos, foram 8 gols do Fluminense e 5 gols do River Plate. Os dois últimos duelos foram válidos pela Copa Libertadores de 2021: um empate em 1 a 1 no Maracanã e uma vitória do Fluminense por 3 a 1 no Monumental de Núñez, no dia do 120º aniversário do clube argentino. Para mais detalhes da história deste confronto, vide post História - Fluminense x River Plate.

O boliviano The Strongest será um adversário inédito na história do Fluminense. Já o Sporting Cristal foi adversário do Tricolor em um amistoso no dia 16/06/1957, no Estádio Nacional de Lima. O clube peruano venceu por 4 a 1 na ocasião, com o gol do Fluminense tendo sido assinalado por Waldo.

Em 2023, o Fluminense disputará pela nona vez em sua história a Copa Libertadores da América. As participações anteriores foram em 1971, 1985, 2008, 2011, 2012, 2013, 2021 e 2022. A melhor campanha até hoje foi em 2008, quando, após 9 vitórias em 14 jogos, o clube terminou com o vice-campeonato.

Ao todo, o Tricolor já fez 68 jogos pela competição continental, tendo obtido 34 vitórias, 16 empates e 18 derrotas, com 100 gols-pró e 69 gols-contra. O maior artilheiro tricolor na história da competição é Fred, com 15 gols. Todos os detalhes das campanhas podem ser conferidos no post História - Fluminense na Copa Libertadores.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.