terça-feira, 22 de abril de 2025

19/02/1976 - Unión Española 0 x 1 Fluminense

O Capita e a Copa.

O Fluminense enfrentará o Unión Española no Chile, nesta quarta-feira 23, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Será um reencontro para os clubes, quase cinquenta anos após o primeiro duelo.

Em 19 de fevereiro de 1976, em seu primeiro jogo no Torneio de Viña del Mar, no Estádio Sausalito, no Chile, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Unión Española, gol do centroavante argentino Narciso Doval, no início do segundo tempo.

Disputada "num clima de muita rispidez", a partida foi equilibrada, segundo os relatos dos jornais. Jogando como ponta, Paulo Cezar Lima foi "a maior figura em campo", de acordo com o Jornal do Brasil. Além dele e de Doval, treinador Didi destacou também as atuações do goleiro Renato, do capitão Carlos Alberto Torres (jogando como zagueiro, já no fim de sua carreira), do lateral-esquerdo Carlinhos e do meia-atacante Erivelto. A segunda versão da Máquina Tricolor começava a ganhar forma, no início do que seria mais uma temporada espetacular.

O Sausalito já era conhecido dos brasileiros: foi o estádio que recebeu os quatro primeiros jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Chile, em 1962: a vitória de 2 a 0 sobre o México, o empate em 0 a 0 com a Tchecoslováquia, e os triunfos de 2 a 1 sobre a Espanha e 3 a 1 sobre a Inglaterra.

O Unión Española estava em um bom momento: em 1975, havia sido vice-campeão da Copa Libertadores da América, derrotado na decisão pelo Independiente, da Argentina. Naquela final, o Unión Española chegou a vencer o primeiro jogo, por 1 a 0, no Chile. No entanto, acabou perdendo tanto o jogo de volta, na Argentina (3 a 1), quanto a partida extra, no Paraguai (2 a 0).


O Torneio de Viña del Mar foi um triangular disputado pelo Fluminense e pelos anfitriões Unión Española e Everton. Na primeira rodada, o Unión Española havia derrotado o Everton por 1 a 0. Assim, com a vitória sobre o Unión Española na segunda rodada, o Tricolor iria para a rodada final precisando apenas empatar para conquistar o troféu, dois dias depois – de fato, o Fluminense empatou com o Everton em 0 a 0 e ganhou o torneio. Encerrando a viagem ao Chile, o Fluminense ainda goleou o Deportes Concepción por 4 a 0, em amistoso disputado no dia 25.

A Copa Viña del Mar foi o primeiro troféu que o Fluminense conquistou em um torneio disputado no exterior. Ainda em 1976, a Máquina Tricolor levantaria também o Torneio de Paris, ao derrotar a Seleção da Europa por 3 a 1, no Parque dos Príncipes.

PCFilho

FICHA TÉCNICA:
19/02/1976 - Unión Española 0 x 1 Fluminense - Sausalito (Viña del Mar, Chile)
Motivo: Torneio de Viña del Mar, triangular, 2ª rodada (1º jogo do Fluminense).
Horário: 21:30 (hora local).
Público: 15.711 pagantes.
Renda: P$ 159.204,00 (pesos chilenos).
Árbitro: Rafael Hormazábal Díaz (Chile/FIFA).
Unión Española: Mario Osbén; Juan Machuca, Leonel Herrera, Mario Soto e Antonio Arias Mujica (Enzo Escobar); Rafael González (Luís Miranda) e Eddio Inostroza (Víctor Pizarro); Rubén Palacios, Alfredo Letanú, Miguel Ángel Neira e Leonardo Véliz. Técnico: Luis Santibáñez.
Fluminense: Renato; Rodrigues Neto (Fernando), Carlos Alberto Torres [capitão], Edinho e Carlinhos; Carlos Alberto Pintinho, Kléber e Erivelto; Gil, Doval e Paulo Cezar Lima. Técnico: Didi.
Gol:
0-1: Doval, a 1 do 2º tempo.

A Copa Viña Del Mar, exposta em Laranjeiras.
Foto: Alexandre Magno Barreto Berwanger.

A delegação do Fluminense que viajou ao Chile em 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.