quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 21 de fevereiro



1960: em amistoso disputado no Estádio El Campín, em Bogotá, capital da Colômbia, o Fluminense venceu o Independiente Santa Fé por 2 a 0, gols de Waldo e Paulinho Omena. O Tricolor excursionava pelas Américas, acumulando seis vitórias e três derrotas na viagem. No mesmo dia, a Seleção Carioca, com o tricolor Altair em campo, goleou a Seleção de Lima por 5 a 1, no Estádio Nacional do Peru.

1976: em jogo disputado no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Everton, do Chile, resultado que lhe garantiu o título do Torneio de Viña del Mar. Em sua primeira partida na competição, a Máquina Tricolor derrotara o Unión Española (vide 19 de fevereiro). Este foi o primeiro troféu que o Fluminense conquistou em um torneio disputado no exterior.

1979: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Volta Redonda, graças aos gols de Luiz Fumanchu e Zezé (dois).

1990: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou a Cabofriense por 3 a 0, gols de Renato Carioca (dois) e Hélio.

2001: na partida de volta da semifinal do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 1, no Maracanã, com dois gols do atacante Marco Brito. Como o Tricolor havia perdido por 1 a 0 no jogo de ida, a vaga foi decidida em disputa de pênaltis, com vitória do clube paulista por 7 a 6.

2002: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o time reserva do Fluminense venceu o Entrerriense por 2 a 1, com dois gols de Júlio César. O Tricolor somente cumpria tabela, já que tinha vaga assegurada na fase decisiva da competição (na qual conquistaria o título).

2018: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense venceu o Bangu por 4 a 0, gols de Marcos Júnior (dois), Pedro e Marlon Freitas, todos no segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Henrique Maximiano Coelho Netto (1864), escritor maranhense, fundador da cadeira número dois da Academia Brasileira de Letras, torcedor e sócio ilustre do Fluminense. Em 1915, ele escreveu a letra do primeiro hino do Fluminense, sobre a melodia inglesa "It's a long, long way to Tipperary" (vide 23 de julho). Em 1916, invadiu o campo e conseguiu interromper um Fla-Flu, em que o Fluminense estava sendo prejudicado pela arbitragem (vide 22 de outubro). Alguns de seus filhos fizeram história no Fluminense: Mano foi titular do time tricampeão carioca em 1917, 1918 e 1919; Preguinho é tido com o atleta mais versátil da história do clube, tendo sido campeão em diversas modalidades; Paulo escreveu os livros História do Fluminense e O Fluminense na intimidade.
Coelho Netto.

Sérgio Rangel Coelho, o Rangel (1967), zagueiro revelado pelo Fluminense, campeão da Copa São Paulo de Juniores de 1986. Somou 12 gols marcados em 135 jogos pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1986 e 1991. No time profissional, conquistou o Torneio de Kiev, em 1989.
Rangel.

Donizete Francisco de Oliveira, o Donizete (1968), meio-campista paulista, natural de Bauru, com 5 gols em 112 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1987 e 1990. Com a camisa tricolor, conquistou o Torneio de Kiev, em 1989.
Donizete.

Rogério Ramos de Lima, o Rogerinho (1969), meio-campista com 22 gols em 130 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1994 e 1997. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 1995.
Rogerinho.

Kléber Guerra Marques, o Kléber (1970), goleiro goiano, com 165 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2002 e 2005, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.
Kléber.

Andrei Frascarelli, o Andrei (1973), zagueiro paulista, natural de Pederneiras, que atuou no Fluminense em 1993 e em 2002. Ele marcou 4 gols, todos de falta, em 30 jogos com a camisa tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.