sábado, 28 de março de 2009

Fórmula 1 - Grande Prêmio da Austrália


Senhores, liguem seus motores. Começou a temporada 2009 da Fórmula 1.

O treino classificatório de hoje foi o reflexo de tudo o que aconteceu nas últimas semanas. E, como esperado, a Brawn dominou todas as etapas da classificação.

Como assim, esperado? A equipe estava praticamente falida, e mal fechou um patrocínio, e eu estou dizendo que era esperado que ela dominasse os treinos? Sim, claro! É só acompanhar o que aconteceu nos últimos dias de testes.

Em primeiro lugar, a equipe conta com um carro muito bem projetado. Méritos de Ross Brawn, que não deixou de trabalhar, mesmo quando não sabia qual seria o futuro da equipe. E em segundo lugar, um detalhezinho na parte traseira do carro faz muita diferença: o tal do difusor. Além da Brawn, Williams e Toyota também o têm, e é por isso que se destacaram ao longo de todo o treino de classificação. Ainda vai haver muita discussão até que essa polêmica seja julgada em abril. Até lá, quem tem aproveita, e quem não tem, come poeira.


Nascida das cinzas da Honda, a Brawn, que bem poderia se chamar Fênix, marcou a primeira dobradinha do ano. Infelizmente o Rubinho não foi o pole position, mas o melhor tempo entre todos, marcado na segunda etapa do treino, o credencia como um dos grandes favoritos à vitória, junto com seu companheiro Button, que largará na posição de honra do grid. Se não ocuparem os dois lugares mais altos do pódio, isso sim será uma surpresa.

A Ferrari teve desempenho discreto, e Felipe Massa larga apenas na sétima posição. O bicampeão Fernando Alonso não conseguiu tirar muita coisa da sua Renault e sai em décimo segundo, enquanto Nelsinho Piquet larga em décimo sétimo. Enquanto isso, a McLaren provou que não estava escondendo o jogo, e ocupará a décima quarta e décima quinta posições. Com problemas no câmbio, o atual campeão Lewis Hamilton nem disputou a segunda parte do treino.

Outros destaques foram Sebastian Vettel, da Red Bull, que larga na primeira posição disputada de verdade, já que as duas primeiras já estavam reservadas para os carros da Brawn; Kubica e Rosberg, que vieram na sequência, também tiveram bom desempenho.

A expectativa para amanhã, como deve ter ficado claro no texto, é um amplo domínio da Brawn GP, mas as atenções estarão também nos carros de Ferrari e McLaren, na esperança de que possam aprontar alguma coisa. Williams e Toyota também vêm fortes para a prova, principalmente por causa do difusor. E tomara que a manhã de domingo comece ao som do Tema da Vitória!

EDIÇÃO: Grid de Largada após as punições a Hamilton e Toyota:

1º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 1m25s202
2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - 1m25s505
3º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Ferrari - 1m26s830
4º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - 1m26s914
5º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m26s973
6º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m27s033
7º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1m27s163
8º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m27s246
9º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - 1m25s504
10º - Fernando Alonso (ESP) Renault - 1m25s605
11º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - 1m25s607
12º - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - 1m25s726
13º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m26s503
14º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - 1m26s598
15º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - 1m26s677
16º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m26s742
17º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - 1m26s964
18º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - PUNIDO
19º - Timo Glock (ALE) Toyota - PUNIDO
20º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - PUNIDO

E não se esqueçam de participar da disputa para ganhar uma camisa retrô do seu time. Não sabe como? Veja aqui.

EDIÇÃO: Melhores momentos do treino classificatório - Globo esporte



rafs

10 comentários:

  1. Meus palpites:
    1º - Rubens
    2º - Jenson
    3º - Niko

    ResponderExcluir
  2. Bom... Deu a lógica dos ultimos treinos. Deve dar Brawn e to torcendo pra isso!!!!! O Rubinho nunca foi uma unanimidade, mas é brasileiro e não desiste nunca!!!! Logo, merece nosso carinho e no mínimo admiração.

    Acredito que a Brawn vá dominar e acredito numa vitória do Rubinho, pela experiencia que ele tem. A McLaren vai comer muita poeira. Massa deve chegar em 4o, 5o ou até pegar um pódio, quem sabe... a Ferrari é perito em extretágias...

    O Nelsinho não deve completar!!!!

    Pra cima deles Rubinho, não de motivação pro "Caceta e planeta" esse ano!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Meus palpites:
    1 - Rubens Barrichello
    2 - Felipe Massa
    3 - Jenson Button

    ResponderExcluir
  4. Amaro, você disse que a Brawn poderia se chamar Fênix, o mesmo vale pro Rubinho, que há pouco tempo era um piloto semi-aposentado e hoje tá aí pra quem sabe disputar o campeonato. O mundo dá voltas...

    ResponderExcluir
  5. Acabou que os carros da Toyota foram punidos, e o L. Hamilton tbm, com isso, o brasileiro Nelson Piquet pulou para a 14ª posição!

    To na torcida pelo Rubinho!

    ResponderExcluir
  6. Barrichelo é favorito, mas eu apostaria no Vettel!

    ResponderExcluir
  7. Acrescentei as mudanças no grid e o vídeo do GE com os resumo do treino

    ResponderExcluir
  8. Ano passado, a FIA fez de tudo para que a Ferrari fosse campeã. Felizmente, o nosso Massa deixou o tapetão de lado e fez um grande favor para a Fórmula 1 e para o esporte ao perder o título.

    Espero que neste ano a FIA não repita a vergonhosa campanha de bastidores pró-Ferrari e que o Massa, caso lute pelo título, o faça por mérito próprio e não por ajudas externas.

    O meu palpite é o Nelsinho Piquet abandonar a corrida por quebra da caixa de marcha ao engatar a marcha errada. O meu outro palpite (caso não acerte o primeiro) é o Nelsinho passar direto em qualquer curva e parar na brita. E o meu último palpite é o Barrichello vencer!

    ResponderExcluir
  9. Vale comentário depois da corrida??? Fiquei acordado só pra ver o rubinho empacar na largada?
    E olha que ele estava todo "sorrisos dando entrevista antes da largada" dizendo que ali na segunda fila era mais fácil de largar...

    Fica uma pergunta para vcs fazerem aí no blog Quem será o brasileiro que sairá primeiro da pista?
    Nelsinho?? Rubinho?? ou Massa???

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.