terça-feira, 3 de março de 2009

A grande contratação


Amigos, meu personagem de hoje ainda não entrou em campo em 2009. Mesmo assim, seu nome está no berro impresso de todas as manchetes: trata-se de Fred, a grande contratação do futebol brasileiro, a grande contratação do Fluminense.

O Tricolor sempre teve vocação para as grandes contratações. Escrevi "sempre", mas já me corrijo: desde 1946. No início desse ano histórico, o técnico pó-de-arroz Gentil Cardoso disse, com o olho rútilo e o lábio trêmulo: "Deem-me Ademir, e eu lhes darei o campeonato". Vejam só o que uma simples sentença pode fazer. Ao proferir estas palavras mágicas, com um ar de certeza profética, Gentil abalou os alicerces das outras equipes do Rio. O Fluminense contratou Ademir, o craque do Vasco e da Seleção. E o que aconteceu todos nós sabemos: a taça de 1946 envelhece feliz em Álvaro Chaves.

Trinta anos depois, em 1975, o Brasil tinha dois tipos de jogadores: havia Rivellino, camisa 10 do escrete e do Corinthians; e havia o resto. O presidente do Fluminense era Francisco Horta, famoso por gostar de trocar figurinhas. Horta usou a tática perfeita: seduziu a esposa do craque com as belezas do Rio de Janeiro. E assim Rivellino desembarcou em Laranjeiras. Foi a contratação mais cara da história do futebol mundial, na época. Em campo, Riva comandou a Máquina Tricolor, que conquistou um bicampeonato espetacular.

No início da década de 80, brilhou no Atlético Paranaense uma dupla infernal: Washington e Assis. Houve então uma correria desenfreada entre os grandes clubes do Brasil: quem contrataria a grande dupla? O Fluminense venceu o páreo, e o Casal 20 nos ajudou a conquistar o tricampeonato, e o segundo título brasileiro.

Hoje, quem chega é Fred. O centroavante tem a missão de repetir os sucessos de Ademir, Rivellino, Washington e Assis. O Fluminense de hoje precisa de um artilheiro: é a peça que falta para a nova Máquina engrenar. Se Fred ocupar esse posto e conquistar títulos, entrará na seleta galeria de ídolos da torcida tricolor. Seja bem vindo, matador!

PC

9 comentários:

  1. fala, PC! vc tá certo. o freguês tem sempre a razão! kkkkk abraços

    ResponderExcluir
  2. Apenas grandes clubes fazem grandes contratações. Mais uma prova do gigantismo Tricolor.

    ResponderExcluir
  3. É a maior contratação do futebol carioca desde o Romário em 1995. É uma ótima notícia para o Rio de Janeiro. O futebol carioca só tem a ganhar com um grande jogador. Teremos várias externalidades positivas a partir da aquisição do Fred pelo FLU.

    Quanto tempo ele irá durar no Fluminense? Não se pode esquecer a forma como ele saiu do Lyon: totalmente sem ética, profissionalismo e caráter. Forçou, na birra, na marra, a sua saída. Espero, sinceramente, que o Fred dure os 5 anos no Fluminense, mas tenho quase toda a certeza que daqui a algum tempo, da mesma forma que abandonou o Lyon, o Fred vai deixar o Flu a ver navios.

    Parabéns ao tricolor.

    ResponderExcluir
  4. Minoru,

    O Fred só pôde forçar a saída do Lyon porque o contrato tava acabando.

    No Fluminense, ou ele fica mais de quatro anos, ou é vendido antes (é o que vai acontecer).

    ResponderExcluir
  5. Espero que confirme o rótulo de matador, pois o Fluminense está precisando urgentemente de um homem-gol.

    ST.

    ResponderExcluir
  6. Comentários no orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=27228234&tid=5309001588458132694

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5309002357257278678

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=55088092&tid=5309000274198140118

    ResponderExcluir
  7. Não vejo falta de ética na saída do Lyon. A partir do momento que o clube deve ao jogador, este tem o direito de sair.

    ResponderExcluir
  8. O Fred ainda tinha contrato e não o cumpriu. Quis uma rescisão unilateral. É como o Equador ter uma dívida de 6 meses com o Brasil e declarar moratória. Em qualquer país sério, as pessoas perceberiam o quão grave é isso.

    ResponderExcluir
  9. "O Fred ainda tinha contrato e não o cumpriu."
    O Lyon também desrespeitou o contrato ao não pagar os salários do Fred, isso detona o seu exemplo do Brasil e do Equador.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.