terça-feira, 11 de maio de 2010

Análise da convocação de Dunga

Amigos, saiu hoje a mais aguardada lista do ano, com os vinte e três nomes que lutarão pela sexta Copa do Mundo brasileira. A convocação de Dunga não revelou nenhuma surpresa, sendo coerente com discurso e ações do treinador da Seleção.

Em comparação com os recentes escretes campeões (1994 e 2002), percebemos que a equipe atual carece de talento. Em 1994, Parreira levou cinco atacantes (Romário, Bebeto, Viola, Paulo Sérgio e Ronaldo) e três meias articuladores (Raí, Mazinho e Zinho), além de quatro excelentes laterais (Jorginho, Branco, Cafu e Leonardo). Em 2002, Felipão tinha um trio titular excepcional (Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo), dois bons laterais (Cafu e Roberto Carlos), e ainda contava com outras opções criativas no banco (destaque para Denílson).

Agora, examinemos o escrete de Dunga, e procuremos por talentos que podem mudar o rumo de uma partida. Encontramos os atacantes Luís Fabiano, Nilmar e Robinho, e um único articulador: Kaká. No máximo, os laterais reservas Daniel Alves e Gilberto podem se improvisar no meio-campo. Muito pouco caso precisemos reagir em uma partida do mata-mata.

Analisando os resultados, o trabalho de Dunga é, até agora, inquestionável: venceu a Copa América, venceu a Copa das Confederações, e foi o primeiro lugar das eliminatórias. Por isso, pelos resultados, considero o Brasil favorito ao título na África do Sul.

Porém, acho que estamos correndo riscos desnecessários. Uma possível lesão de Kaká comprometeria a capacidade criativa da Seleção de maneira irremediável. (Deus nos livre e guarde dessa tragédia infinita!)

A solidez do sistema defensivo nos ajuda a ter esperanças de sofrer poucos gols, e não precisar correr atrás do resultado. Ter um Thiago Silva na reserva não é para qualquer time.

Se eu fosse o treinador, adoraria olhar para o banco e ver também Ganso e Neymar, ao invés de Josué, Kléberson, ou até o titular Felipe Melo.

Mas estou com Dunga, e não abro: o capitão do tetra terá meu apoio incondicional. Mesmo com este questionado escrete, a Seleção há de levantar a sua sexta Copa do Mundo.

PC

PS: Dunga acaba de divulgar a lista dos sete suplentes, que ficam de sobreaviso: Alex (Chelsea), Sandro (Internacional/BRA), Marcelo (Real Madrid/ESP), Carlos Eduardo (Hoffenheim/ALE), Paulo Henrique Ganso (Santos/BRA), Ronaldinho (Milan/ITA), Diego Tardelli (Atlético Mineiro/BRA).

8 comentários:

  1. Daniel Alves e Gilberto podem ser improvisados pra substituir o Kaká, mas esperar rendimento do nível do titular não é plausível.

    Daniel é um cracaço, mas nunca jogou na posição. Gilberto vem jogando na meia ofensiva no Cruzeiro, mas já é um veterano e sua velocidade sequer se aproxima da de Kaká. E para um time que joga no contra-ataque essa velocidade é imprescindível.

    ResponderExcluir
  2. O Ganso ficar na lista de espera é um tanto incoerente, porém ele era o jogador do Santos mais próximo de conseguir uma vaga, pois o Robinho e o Nilmar seria os jogadores da posição do Neymar e ambos estão mais prontos para jogar uma copa.

    Quando a Josue e Kleberson, realmente eles poderiam dar vaga a um volante de maior qualidade (Denílson, Thiago Motta ou Lucas) e uma jogador de criação, que poderia ser o Ronaldinho, Diego, Alex (ex-Cruzeiro e ex-Palmeiras) ou PH Ganso.

    Mas o grande equivoco do Dunga é na lateral esquerda. O Maxwell é titular do Barcelona e o Marcelo é titular do Real Madrid, ambos são jogadores que jogam na lateral em time muito ofensivos, ou seja, não deixam brechas defensivas e apoiam com qualidade.

    Enquanto é isso, Gilberto tem jogado de meia no Cruzeiro e o Michel Bastos é ponta DIREITO no time dele.

    []'s

    ResponderExcluir
  3. O Dunga ver o Julio Baptista como reserva do Kaká, só que eu vejo mais o Julio como jogador de ataque, não como jogador para pensar e organizar o jogo.

    ResponderExcluir
  4. Amigo bigmontz,
    Nãio vejo nem o julio baptista como jogador de seleção. Acho que esse temor na criação é de todo o mundo. Mais torço para que Dunga repita Felipão e cale a opinião publica

    ResponderExcluir
  5. Discordo sobre o Marcelo, muito criticado no Real na parte defensiva. Na ofensiva, nós já conhecemos o jogador. Continuo achando, só o Kaká é muito pouco para uma Copa, mas... temos que torcer e vamos torcer! Certo, PC?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. se o dunga fosse bom, não teria deixado a branca de neve ser envenenada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Fabiano Reis,

    mas seria maior filha da putagem da parte do Dunga não levar o Julio Baptista depois deste jogar tantos jogos pela seleção sempre com atuações dentro do esperado.

    Eu não sou fã do Julio Baptista, mas ele tem características que nenhum outro meia/atacante brasileiro tem e é bom ter variedade de características no elenco, por isso que defendo a convocação do Alex (do Fenerbahçe), talvez o único meia que pense o jogo que temos em nível de seleção, no lugar de Kleberson.

    []'s

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.