sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vai começar o Campeonato Brasileiro!


Amigos, terei como assunto hoje o Campeonato Brasileiro, que está para começar. Em especial, este texto é uma homenagem aos quatro clubes que voltam à Primeira Divisão: o Atlético Goianiense, o Ceará, o Guarani, e o Vasco da Gama.

O Campeonato Brasileiro é conhecido como o mais difícil do planeta. Qualquer um dos vinte clubes - repito, qualquer um - pode ser o campeão, sem que isso seja uma surpresa. E, por ser uma competição tão acirrada, às vezes clubes de imensa tradição acabam sendo rebaixados. Foi o que aconteceu com os quatro clubes citados, que estavam na Série B, uns há bastante tempo, outros há pouco.

Comecemos pelo Atlético Goianiense. A quarta colocação na Série B de 2009 garantiu o acesso à Primeira Divisão, após mais de vinte anos de ausência. O rubro-negro goiano já participou quatro vezes do Brasileirão: 1979, 1980, 1986 e 1987. A melhor participação do Atlético Goianiense foi em 1987, quando ficou em 11º lugar do Módulo Amarelo (22º lugar geral).

O Ceará também está de volta, após conquistar o terceiro lugar na Série B de 2009. Após dezesseis participações seguidas na Segundona, finalmente o Vovô conseguiu seu acesso, para alegria de sua fanática torcida. Na Série A, o Ceará já teve 15 participações (1971-1980, 1982, 1985-1987 e 1993). A melhor campanha se deu em 1985, com o histórico 7º lugar.

O Guarani foi o vice-campeão da Série C de 2008 e da Série B de 2009, e assim também garantiu sua vaga na maior festa do futebol brasileiro. O Bugre tem muita tradição no Campeonato Brasileiro, com 28 participações e algumas campanhas históricas. Na década de 80, foram dois vice-campeonatos: em 1986, perdeu a final para o São Paulo, nos pênaltis; em 1987, perdeu a final para o Sport Recife. A maior glória da história do Guarani, entretanto, foi em 1978, quando o clube conquistou o Campeonato Brasileiro. A equipe, que contava com Careca, Zenon e Renato "Pé-Murcho", bateu o Palmeiras na grande final.

O campeão da Série B de 2009 foi o Vasco da Gama, gigante do futebol brasileiro. O clube carioca havia estado presente em todas as edições do Campeonato Brasileiro, desde 1967 até 2008. O rebaixamento em 2008 foi um duro golpe, mas o Gigante da Colina soube se reerguer, e já está de volta à Primeira Divisão. O Vasco possui grande história na Série A, incluindo quatro títulos (1974, 1989, 1997 e 2000) e dois vice-campeonatos (1979 para o Internacional, e 1984 para o Fluminense). O clube de São Januário atualmente é presidido por Roberto Dinamite, que detém até hoje o título de maior artilheiro da história dos Campeonatos Brasileiros, com 190 gols assinalados (181 pelo Vasco).

Que Atlético Goianiense, Ceará, Guarani e Vasco da Gama sejam bem vindos de volta à Primeira Divisão do futebol brasileiro. Que suas torcidas façam bonitas festas nas arquibancadas do Serra Dourada, do Castelão, do Brinco de Ouro, e de São Januário. Que suas equipes sejam aguerridas. Que seus jogadores demonstrem muita vontade e bastante disciplina dentro de campo. Que seus treinadores saibam extrair o melhor de cada atleta. Que seus dirigentes honrem seus compromissos, mantendo os salários em dia, e oferecendo a estrutura adequada para um bom trabalho.

Daqui a 7 meses, 38 rodadas, 380 jogos, 1000 e tantos gols, saberemos qual será o novo campeão do Brasil. Árbitro, pode apitar. Vai começar o Campeonato Brasileiro!

PC
(texto escrito especialmente para o excelente blog Gol de Letras)

4 comentários:

  1. Olha... na conjuntura atual, seria apenas razoável sonhar com uma Libertadores... mas mesmo assim... sujeito à chuvas e trovoadas... sulamericana... hmmm... de resto é investimento emocional desnecessário... guardemos um pouco do coração para as fortes emoções que virão no pleito que se avizinha...

    ResponderExcluir
  2. Vamos para cima Fluzão!!
    Quero gritar campeão!!!
    Vamos lutar por mais esta taça!!!

    ResponderExcluir
  3. Um ano depois...

    Dos que subiram, só o Guarani desceu de novo. Atlético Goianiense, Ceará e Vasco permaneceram na primeira divisão!

    Caíram junto com o Guarani: Goiás, Grêmio Prudente e Vitória.

    E o mais importante: o Fluminense foi o grande e eterno campeão! \o/

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.