terça-feira, 6 de julho de 2010

A tradição Celeste


Amigos, tradição não se constrói do dia para a noite. Tradição é o resultado de um lento e progressivo trabalho de gerações. Voltemos a 1924: os uruguaios molhavam suas camisas em Paris, e conquistavam a medalha de ouro olímpica. Scarone, Cea, Petrone, Romano e companhia encharcavam de suor o manto Celeste. Em 1928, o épico bicampeonato em Amsterdam. Dois anos mais tarde, a glória em casa, a primeira Copa do Mundo, no Estádio Centenário. Estava estabelecida, para sempre, a tradição do futebol uruguaio. Sim, para sempre, porque a tradição não é efêmera: a tradição é eterna. Desde 1930, todo adversário olha para o Uruguai antes do jogo, e treme da cabeça aos sapatos. A camisa Celeste pesa demais. Repito: na camisa Celeste está acumulado o suor de várias gerações.

Acrescento que a tradição do Uruguai tem um agravante: o tamanho geográfico do país. É uma nação diminuta, minúscula. Tem, se tanto, as dimensões de um estado brasileiro. A capital Montevideo deve ter a população de Copacabana. Um país tão pequenino deveria ter atuações patéticas, deveria tomar surras inesquecíveis, em qualquer esporte que tentasse praticar. No entanto, Schiaffino, Pérez, Varela e Ghiggia vieram aqui em 1950, e paparam a Seleção Brasileira em pleno Maracanã. Cravaram, na alma de cada tupiniquim, a mais sofrida derrota do Brasil em todos os tempos e todos os esportes. E o engraçado é que, naquele 16 de julho, os uruguaios fizeram nascer também a tradição da própria Seleção Brasileira. Se hoje somos a maior potência futebolística do planeta, devemos reconhecer que nosso maior incentivo foi aquela derrota para o Uruguai.

Foi esse Uruguai gigante que viajou à África do Sul. Forlán, Suárez, Abreu, Muslera, Lugano e companhia estavam dispostos a reescrever a história Celeste. O sorteio os colocou no "grupo da morte": dez entre dez especialistas já os eliminavam na primeira fase. Eles esqueciam que a camisa Celeste, sozinha, pesa mais que as de França, México e África do Sul somadas. E o Uruguai passou, zombando de todos eles. Veio a Coréia do Sul, e alguns ousaram enxergar um favoritismo asiático. O Uruguai novamente passou, e veio Gana. A batalha Uruguai x Gana merece um parágrafo à parte.

O empate levava a disputa aos pênaltis. Após quase duas horas de correria ininterrupta, os uruguaios estavam fisicamente esgotados. Os valorosos atletas de Gana tinham um resto de fôlego, e pressionaram muito nos cinco minutos derradeiros da prorrogação. No ataque final, a bola passa pelo goleiro Muslera, e o atacante Suárez precisa utilizar um último recurso: salva o gol certo com a mão. Troca a expulsão por uma chance ínfima de salvar a pátria. E o pênalti de Asamoah Gyan explode no travessão. Nas cobranças alternadas, Muslera é o herói, e o Uruguai estava na semifinal. Amigos, foi a classificação mais épica da história das Copas do Mundo.

A semifinal foi contra a poderosa Holanda. Suárez, o melhor jogador uruguaio, estava suspenso pela expulsão contra Gana. Lugano, o xerife da defesa, estava machucado. A Holanda, invicta há dois anos, classificara-se batendo a própria Seleção Brasileira. A batalha se desenhava muito cruel para os uruguaios. Quando Van Bronckhorst acertou um chute perfeito, logo no começo, muitos deram o Uruguai por vencido. Mas o bravo Forlán empatou, ainda no primeiro tempo, mostrando que a Celeste Olímpica nunca pode ser menosprezada.

Em um intervalo de três minutos, a Holanda marcou duas vezes no segundo tempo: Sneijder e Robben, dois golpes em cada coração uruguaio. Holanda 3, Celeste 1. O tempo era cruel, e passava rápido demais. Quarenta e cinco minutos: estaria o Uruguai irremediavelmente batido? Nunca, nunca, a Celeste nunca se entrega. Maxi Pereira empurrou a Jabulani para as redes, e os holandeses foram da euforia à apreensão. Nos ataques finais, o empate quase aconteceu. Foi por pouco, amigos, muito pouco. Quando soou o apito final do árbitro, terminou a odisséia celeste na África do Sul: Holanda 3, Uruguai 2. As lágrimas de tristeza eram inevitáveis, mas estavam acompanhadas dos aplausos para os guerreiros. Eles também fazem parte da eterna e infinita tradição Celeste.

PC

5 comentários:

  1. Impressionante como os últimos minutos dos jogos do Uruguai sempre são assim!
    Foi na repescagem, foi contra Gana e foi contra a Holanda. Ah, o que uns dois minutinhos a mais não teriam feito pelo jogo de hoje...

    Mas perderam de cabeça erguida. Mesmo com um gol bem duvidoso para o time da Holanda, os celestes souberam perder. Coisa que brasileiros não sabem. No Brasil, o outro time nunca ganha. É a Seleção Brasileira que perde!!

    Enfim, uma campanha como a uruguaia é algo que faz o país ter orgulho!
    E Suarez, entrou para a história como a defesa mais improvável e também mais importante! =)

    ResponderExcluir
  2. Palmas para Diego Forlán e cia! Esses sim são guerreiros!

    ResponderExcluir
  3. Tá na hora de juntar o Rio Grande do Sul ao Uruguai para paticamente duplicar o númeo de habitantes e colocar mais algumas opções nessa Celeste.
    :P

    ResponderExcluir
  4. Ontem tava vendo um documentário sobre as finais de Copas do Mundo, ae apareceu uma entrevita com o Ghiggia...ele disse uma frase muito foda, que eu lembrei hoje, depois da derrota honrrada da Celeste...
    "Sólo tres personas silenciaron Maracaná: el Papa, Sinatra y yo"

    Queria que nossa seleção soubesse pelo menos perder...ja que não ta sabendo ganhar...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.