domingo, 3 de outubro de 2010

Bizarrices das Eleições 2010

Amigos, durante a semana escrevi aqui as minhas impressões sobre o debate entre os candidatos à Presidência na TV Globo. Falei principalmente da lamentável falta de discussão sobre a Educação, disparado o principal problema brasileiro.

Agora, domingo à noite, começam a aparecer os resultados das Eleições, recheados de bizarrices, claro. Vamos a algumas delas:

1) O palhaço Tiririca foi eleito Deputado Federal mais votado do país, com mais de 1.300.000 votos em São Paulo. Protesto? Pode ser, mas um protesto para lá de estúpido, que levará à Câmara dos Deputados um sujeito claramente despreparado, e mais sete ou oito companheiros de coligação pouco votados (entre eles, provavelmente, os "mensaleiros" José Genoíno, João Paulo Cunha e Waldemar Costa Neto). Lamentável é pouco: vergonhoso.

2) Weslian Roriz disputará o segundo turno do Distrito Federal com Agnelo Queiroz. A candidata foi inscrita aos 45 do segundo tempo, para substituir o marido "ficha suja", e mostrou total despreparo nos debates dos quais participou. Mesmo assim, recebeu votação expressiva e vai para o segundo turno.

3) No Rio de Janeiro, o baixinho Romário foi o sexto candidato mais votado para Deputado Federal, com mais de 140.000 votos. Tudo bem, somos eternamente gratos pelo Tetra, ele foi o melhor que vi jogar... mas daí a elegê-lo deputado...

4) Os candidatos a governador no Acre foram Tião Viana, Tião Bocalom e Gouveia O Tijolinho. Difícil escolha, né?

5) Em Alagoas, Teotônio Vilela irá para o segundo turno. O adversário está sendo definido por uma disputa voto a voto entre Ronaldo Lessa e... ele mesmo, Fernando Collor de Mello.

6) Voltando à doce terra fluminense, Garotinho foi o candidato mais votado para Deputado Federal. Seus quase setecentos mil eleitores sabiam que podem ter seus votos anulados? (ele tem a "ficha suja", o caso ainda será julgado).

7) Em São Paulo, com mais de 60 mil votos, Leandro do KLB tem boas chances de ser eleito Deputado Estadual.

8) Renan Calheiros, inúmeras denúncias de corrupção nas costas, voltou a ser eleito Senador, por Alagoas. Pior, derrotando Heloísa Helena.

9) No Maranhão, também conhecido como Sarneylândia, a Governadora será Roseana Sarney. Que surpresa!

10) Falando em coronéis, o Deputado Federal mais votado da Bahia foi, obviamente, ACM Neto. Até mesmo depois de morto, o avô angaria centenas de milhares de votos...

11) No Paraná, o Deputado Federal mais votado foi Ratinho Júnior. Ou seria camundongo?

EU DESISTO DA DEMOCRACIA. Ou do Brasil. Como disse meu amigo Leo João: "partiu Suécia?".

PC

22 comentários:

  1. Jornalheiros: Bizarrices das Eleições 2010

    Pc, sou tricolor nascido no sul fluminense e moro e voto em São Paulo há muito tempo.
    Votei no Tiririca sim por vários motivos, entre eles o meu voto ser obrigatóri(isso sim acho uma bizarrice) e por acreditar que finalmente alguém pensou e mudou o jeito da propaganda política.
    Se o meu voto nele vai levar vários outros deputados para Brasília o estúpido não sou eu e sim a constituição brasileira, ou você deixaria de votar em alguém porque sabia que há deputados corruptos em seu partido e que ele pode "puxar" para o senado?
    Não há partido com 100% de candidatos bons ou ruins, tomara que com esse nosso protesto mudem finalmente essa constituição.
    Abraço
    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  2. Caro PC,

    Não adianta esquentar com eleições no Brasil. O povo, ou pelo menos a maioria dele, é completamente alienada, exemplo disso é a justificativa do Raphael, cheio de marra e de imbecilidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Raphael, concordo com você nos seguintes aspectos:
    1) o voto obrigatório é uma bizarrice.
    2) a Lei Eleitoral precisa ser mudada URGENTEMENTE.
    3) mudar o jeito da propaganda política é, de fato, um "mérito" do Tiririca. Se mudou para melhor ou pior, não sei. Mas certamente mudou.

    Discordo nos seguintes:
    1) o eleitor deve SIM pensar muito bem se o seu voto vai acabar levando corruptos para Brasília. Eu pensei...
    2) para mim, protesto é votar NULO ou BRANCO. Votar em um "Macaco Tião" que pode ser eleito é, no mínimo, falta de informação.

    Abraços!
    PC

    ResponderExcluir
  4. Esses resultados em relação a Alagoas são deprimentes. No início da campanha eleitoral daqui os números indicavam Heloísa em 1º lugar na primeira e na segunda opção para o senado. A 'galera' a bombardeou. O Benedito de Lira, que foi quem tirou a vaga dela (já que Renan Calheiros estava 'eleito', posando de bonzinho e cheio de laranjas) atacou sem pena. "Biu" é um bandido infeliz, também tem os tais inúmeros escândalos nas costas, sendo o último um esquema de venda de ambulância. Estou triste pra caralho...

    Atualizando suas informações: Collor perdeu. Dos males, o menor. O segundo turno será entre Teotônio Vilela (psdb) e Ronaldo Lessa (pdt). Ronaldo Lessa não é lá essas coisas. Mas qualquer porcaria menos reacionária é melhor do que ter o psdb no governo.

    Outros bandidos ganharam por aqui: filho de Renan Calheiros, pai de Renan Calheiros, filho de Benedito de Lira, além de outros ladrões e pistoleiros mais ou menos conhecidos.

    Sei que em todo o Brasil a burrice prevalece na hora do voto, mas aqui a situação é grave. Quem pensa um pouco diferente, tem acesso a informação crítica etc., fica embasbacado, desnorteado. =|

    Abraço e ST.

    ResponderExcluir
  5. Uma correção, PC: É o Kiko do KLB, o Leandro é apenas o irmão do meio... rs...

    Quanto ao Tiririca, bem, eu acho esta uma forma um tanto ESTÚPIDA e BURRA de protestar! Se não acha certo o voto ser obrigatório, porra, não vote! Pague a porra da multa e LUTE para tentar mudar isso... votar no Tiririca é que não vai mudar nada mesmo! Afinal, ele tem a ficha limpa... vai entrar lá e ser um robozinho!
    Com todo respeito, Santa ignorância!

    Um beijo, PC!!!

    ResponderExcluir
  6. PC, vou responder só vc pois o outro que retruca o meu comentário com ofensa não merece meu respeito nem minha palavra.

    Eu gostaria muito sim que votar nulo fosse uma forma de protesto, mas não é. Se 90% dos votos forem nulos, a eleição não volta. Ela só volta se os votos forem ANULADOS(quando vc vota em alguém que é impugnado). Portanto, considero isso como um protesto sim, meu e do povo paulista. Para que vejam que alguém despreparado ganhou(acho necessário um curso para alguém que quer se candidatar) e que mostre também que de tanto que fomos feitos de palhaços, resolvemos colocar um de verdade do lado deles. E com mais votos que eles.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Raphael, respeito sua opinião e até mesmo seu protesto.

    Apenas discordo (veementemente) deles.

    Obrigado por me ajudar a tentar entender o voto dos paulistas no Tiririca.

    Abraço,
    PC

    ResponderExcluir
  8. "alguém mudou o jeito da propaganda política" - melhor do que mudar a propaganda seria se ele fosse capaz de mudar a POLÍTICA em si, mas... não creio que isso seja possível, partindo dele.

    "o estúpido não sou eu e sim a constituição brasileira" - estúpida ou não, é sob suas ordens que nós vivemos e votando em candidatos como Tiririca, vai ser difícil mudá-la e torná-la uma constituição "inteligente"!

    "ou você deixaria de votar em alguém porque sabia que...!" - não deixaria de votar se esse candidato no qual estivesse votando fosse um candidato sério e não alguém que assume não saber o que está indo fazer lá. Para eu não desistir de votar, independente de quem viria atrás, eu teria que acreditar NELE enquanto político. Mas, partindo do princípio que meu candidato não leva sequer o meu voto a sério (e que eu sei disso)... o que vem com ele, também não me importa muito ne?!

    Enfim... enquanto continuarmos elegendo Tiriricas, Roseanas, Garotinhos e cia... fica difícil mudar o Brasil.

    Beijos,
    ST

    ResponderExcluir
  9. Ah, Liv: o nome do candidato em SP é Leandro do KLB mesmo.

    Será que o tal Kiko se candidatou TAMBÉM?

    Pior, será que ganhou também?

    ResponderExcluir
  10. PC

    não espero que você concorde, política e clube geralmente a discussão não leva a lugar nenhum. Só estou tentando faze-los entender o que levou nós a votarmos nele. E o meu voto não foi por falta de informação como muitos pensam, gosto e estudo política.

    bia_smith21

    Eu não espero que ele mude nada, espero que a REPERCUSSÂO causada pela eleição dele mude algo, pelo menos na parte do voto obrigatório e nessa lei do partido "puxar" outros candidatos. Só essa discussão que isso vai causar já é valida.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Corrigindo: Os dois foram candidatos. O Kiko a federal e o Leandro a Estadual... é o fim do mundo! AAaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  13. PC, para quem já elegeu Clodovil, Maluf – depois de tudo – sem puxar muito a memória, eleger o Tiririca tem até um senso, tão ridículo quanto o próprio tiririca, de humor.
    Se bem que, sendo de Brasília, eu nem posso reclamar muito do eleitorado de SP.
    Aqui no DF eu fiquei feliz com os 42% para a Marina, que me surpreenderam muito mais do que os 31% para Weslian Roriz. Que vergonha!
    Só não anulei meu voto para governador, com medo de um 2º turno com o Roriz. Mas não deu. E digo que o pior ainda pode estar por vir por aqui.
    Eu reclamo de SP, mas se o Tiririca tivesse se candidatado a governador por aqui, eu teria votado nele. Porque, aqui sim: Pior que tá não fica.
    Mas é isso, é o Brasil. O Congresso é o reflexo de nossas casas, de nossas ruas, do que fazemos com a nossa democracia. Nós e a nossa democracia burra.

    Abraço
    Caue

    ResponderExcluir
  14. Pelo menos tivemos a boa notícia da eleição de CRISTOVAM BUARQUE como Senador no Distrito Federal.

    O único homem público que de fato pensa na Revolução da Educação brasileira.

    Que em 2014 ele venha para Presidente. Terá meu voto e minha campanha.

    ResponderExcluir
  15. Perfeito, PC!
    A parte que faltou no comentário.

    Muito boa a idéia do Cristóvão presidente, mas é difícil.
    O buraco é fundo.

    Mas vamos acreditar, quem sabe...

    ResponderExcluir
  16. Cauê, muito obrigado por seu comentário.

    Sabemos que é complicada a eleição do Cristovam Buarque a presidente. Tanto que, nas últimas presidenciais, ele teve votação baixíssima.

    Mas tenho esperança. Como o Senado ocupa oito anos, ele terá uma boa oportunidade de se candidatar em 2014, podendo voltar ao Senado em caso de derrota.

    Abraço,
    PC

    ResponderExcluir
  17. Se formos levar a lógica do voto paulista e carioca emigrado como voto de protesto, vamos piorar ainda mais o congresso na esperança que boçais como o Tiririca - ele sim, pois é um dos que vai estar lá com a caneta na mão - reescrevam a constituição, é de um cinismo atroz, vocês terão que me perdoar. Esperem sentados essa modificações, senhoras e senhores. Talvez em outra vida, pra quem acredita em reencarnação.

    Voto nulo é voto nulo. Votar num imbecil que não vai ganhar é protesto. Botar um jegue desses no congresso é um crime contra a democracia e mais, contra o Brasil.

    Vamos levar a lógica de forçar o pior para obter o melhor nos nossos empregos e casamentos!
    "Não querida, pra que ir à Paris, vamos pro Congo!"
    "Mas Arnaldo, ficou louco? O terapeuta de casais falou pra gente viajar e se divertir!"
    "Queisso, mulher! Essa experiência horrível e desnecessária vai nos fortalecer enquanto casal e tenho certeza que depois nos amaremos mais!"

    Nosso congresso já é uma m@#$%&*erda. Piorá-lo ainda mais só vai torná-lo uma latrina maior, nunca melhorá-lo. Simplesmente não faz sentido nenhum. Por mais que se tenha pensado para chegar a uma conclusão dessas, sugiro pensar um pouco mais. Ou muito mais. Admiro e defendo o direito do Raphael vir à público tentar justificar essa balela, mas vai ser duro achar alguém para fazer coro. Democracia é isso. Melhor ler isso que ser cego.

    Saudações tricolores. Francamente.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Amigo Carlinhos, como eu disse anteriormente, votar no Tiririca foi um protesto sim. Se vc discorda, pelo menos tente entender. Tempos extremos merecem medidas extremas. Não tínhamos aqui um candidato à altura por exemplo de Marcelo Freixo e portanto penso que a maioria como eu resolveu protestar, não só contra os verdadeiros palhaços que já reinam no circo de Brasília há algum tempo como também ao voto obrigatório e sua constituição de puxar votos partidários. Como dizia Ulysses Guimarães Partido tem esse nome pq representa uma parte da opinião e não toda.
    Geralmente os eleitos não mudam nada e sim a repercussão causada fatos que geram a mudança e foi isso que tentei com meu voto.
    Só essa discussão que tivemos aqui a respeito da constituição e da eleição de pessoas despreparadas já valeu meu voto.
    Abraço e ST

    obs: tive que postar 3 vezes por errar o nome do Ulysses Guimarães hahaha

    ResponderExcluir
  21. Raphael,

    Eu juro que tentei entender mas não consigo, palavra.

    Não seria melhor escolher bem, escolher um candidato competente que realmente faça valer o seu voto?

    A função do voto é qualificar, e não o contrário.

    Piorar ainda mais o congresso não vai ajudar, creia. Pessoas de bem foram ejetadas do congresso neste pleito. As forças do mal grassam. E o voto de protesto no Tiririca (que esperamos, não valha nada) só piora a situação, pois o congresso é extremamente corporativista. Eles só se voltam contra os seus quando está tudo perdido. E tudo indica que o Tiririca está indo lá para se locupletar. PC, traz o balde!!!!!!!

    Repito, esse é uma das piores manifestações de protesto que já vi. Depois não dá mesmo para reclamar do baixo nível em Brasília.

    Como disse, fica o meu apreço pelo bom debate, mas depois que o Tiririca começar a c@g@r no pau lá naquela disneylândia de corrupto, vamos todos nós chorar pelo leite derramado.

    Não será este "protesto" que mudará a constituição.

    Dá próxima vez, dê poder em quem vc confia. Se não confia em ninguém, anule. Mas nunca, nunca, dê poder aos incompetentes. A corrupção faz estragos, mas a burrice é imbatível em matéria de causar prejuízo.

    STs

    ResponderExcluir
  22. Raphael,

    O exemplo clássico disso que vc fez é a eleição do Severino para apresidência da câmara dos deputados.

    Ali eram a burrice e a corrupção de mãos dadas.

    E pessoas de bem votaram nele como protesto.
    Depois tiveram que escorraçá-lo, se vc lembra.

    Pois se arrependeram amargamente.

    Todos nós, na verdade.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.