segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resenha: Tricolor 1 x 0 Vasco


Amigos, há certas partidas em que os dois clubes jogam o seu passado, o seu presente, e o seu futuro. Toda a história de cada quadro está ali, por trás das vinte e duas camisas. O primeiro Clássico dos Gigantes da história do Estádio Olímpico foi um destes jogos épicos.

O Fluminense estava em sua luta pelo título nacional. Já são vinte e seis anos sem levantar o Campeonato Brasileiro: uma espera que precisa ter fim. Já o Vasco jogava pela honra. Digo isto porque, a cada encontro entre vascaínos e tricolores, ocorre o seguinte: o Vasco se lembra das derrotas que doeram na sua carne e na sua alma. Eles se lembram de 1976, quando Doval fez o santo gol do bi, no último minuto da prorrogação. Eles se lembram de 1980, quando Edinho assinalou, de falta, o gol de mais um título tricolor. Eles se lembram de 1984, quando Romerito tirou o Campeonato Brasileiro de São Januário. Três resultados que até hoje machucam a Cruz Pátea. Três vitórias simples, por 1 a 0, que levaram taças para a rua Álvaro Chaves.

Neste domingo, a vitória tricolor começou nas arquibancadas, com a arrebatadora maioria pó-de-arroz. E não eram torcedores comuns. Não mesmo: eram fanáticos, dispostos a dar sangue, suor e lágrimas pela vitória do Fluminense. De Salvador, vinha a notícia da vitória do Cruzeiro. De São Paulo, vinha a notícia da vitória do Corinthians. Os concorrentes haviam vencido, e tomado provisoriamente a liderança do Fluminense. Era o estímulo que faltava. Amigos, poucas vezes na história se viu uma torcida tão entusiasmada, tão participativa, tão decisiva.

Diante da épica multidão tricolor, o Vasco sentiu-se acuado. Foi a senha para o Fluminense lançar-se todo para o ataque. Foi quando Washington arrancou, rasgando a defesa vascaína, e chutou para milagrosa defesa de Fernando Prass. Disse milagrosa, e repito: milagrosa. O problema, para o Vasco, é que defesas milagrosas geralmente dão rebote. E, no rebote, lá estava Tartá, que mandou para as redes. Fluminense 1, Vasco 0.

Cabe elogiar a atuação de Tartá: além de ter marcado o gol, correu feito coelhinho de desenho animado, no primeiro tempo. Voltava para ajudar a defesa, puxava contra-ataques, atraía a marcação. Sua importância para a vitória é evidente, apesar do natural cansaço na segunda etapa. Leandro Euzébio e os gringos Conca e Valencia também estiveram bem.

Outro personagem fundamental foi Ricardo Berna. O goleiro do Fluminense foi, mais uma vez, uma muralha intransponível: não passou nem pensamento. Aliás, minto: uma bola, chutada por Nunes, passou por Berna. Passou chorando, e terminou por beijar a trave. Alguns dirão novamente: "sorte! sorte!". Não conseguem enxergar o óbvio: trata-se da reinauguração da santa leiteria de Castilho.

Placar final no Engenhão: Fluminense 1 x 0 Vasco. Como em 1976. Como em 1980. Como em 1984.

O sábio Profeta continua em sua úmida caverna, coçando sua longa barba branca. Sobre seus ombros, pende uma bela manta branca. Com um leve e enigmático sorriso, ele calmamente repete seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC

20 comentários:

  1. Depois de tudo o que aconteceu no jogo do Morumbi, acredito que o Sampa tire o pé no jogo contra o Flu. tomara!

    ResponderExcluir
  2. O outro jogo do Flu fora nessa reta final é contra o Palmeiras, que tbm ñ está nem aí, só pensa na Sulamericana, deve escalar um mistão. Tomara tbm!

    ResponderExcluir
  3. Leiteria se vestia de cinza para suas batalhas... ;)

    ResponderExcluir
  4. Espero que o Marcos Paulo esteja certo!

    Que partidaço do Valencia!!! Pra mim foi o melhor em campo.

    Vamuuu pra ciiimaa, Fluzãããoo!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande vitória em PC,
    entre os postulantes ao título, o tricolor é o que tem a melhor tabela, isso muitas vezes não quer dizer anda, mas com certeza, dos 4 jogos que faltam enfrentar apenas um time realmente de qualidade é uma grande vantagem, o tricolor só perde esse campeoanto pra ele mesmo.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. PC, bom dia!!
    Gosto do muito do seu otimismo de hoje!
    Lembro q fui obrigado a escrever umas linhas de incentivo a vc, depois da derrota para o Curintia no Engenhão, tal era seu desânimo com aquela derrota!Vejo q vc acreditou em minhas palavras...
    Eu tenho mais medo dos juízes nesta reta final...Conca com dois amarelos...fato q o FLU não pode entrar nesse papo de favorito...deixemos a imprensa exaltar principalmente o clube de Sampa...já vimos esse filme contra a LDU!
    Vou discordar levemente do companheiro Ramon...LEANDRO EUZÉBIO foi um MONSTRO no jogo de ontem...revejam o VT e notem o xerifão...ele conseguiu "destruir" até o nosso camisa sete, q foi parar no Hospital!rsrss
    Forte abraço PC e o árbitro não complicou para minha surpresa!
    Cesar

    ResponderExcluir
  7. Acho que nosso maior adversário são as contusões e os desfalques. Voltando Diguinho, e com Fred, Deco e Emerson retornando firme, sem terem que sair novamente contundidos, somos favoritos sim. Respeitamos os adversários, mas confiamos no nosso elenco!

    ResponderExcluir
  8. PC, estou muito feliz tb, pela maravilhosa vitória do meu Corinthians em cima dos nossos fregueses bambis. Olha, pela tabela, vcs podem se considerar praticamente os campeões, com um detalhe que passará pelo Vasco: se o time da Colina perder para o SP - e vou torcer por isso, claro! - o SP terá que vencer o Flu para seguir lutando na Liberta. Outra coisa: é pouco provável, mas se na quarta o Palmeiras for eliminado pelo Galo da Sul-Americana, os verdes voltar à disputa. A ver. abraço

    ResponderExcluir
  9. O Fluminense dominou o jogo, de novo.

    ResponderExcluir
  10. não tinha hora melhor pra vencer o vasco,tava entalado.

    valencia foi um leão ontem,tartá taticamente muito importante.

    dalhe dalhe dalhe nense,seremos campeõões!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado a todos pelos comentários.

    Diego, bem lembrado, ontem Berna também atuou de cinza. :)

    Cleber, não concordo que o Flu terá vida fácil, não. O São Paulo lá é um jogo duríssimo. O Palmeiras pode nem estar mais na Sul-Americana. Goiás e Guarani são vitórias obrigatórias, mas nem por isso fáceis.

    Cesar, você incentivou o otimismo na minha única resenha pessimista esse ano. Obrigado! :)

    Luzíada, nessas quatro rodadas meu Fluminense, teu Corinthians e o Cruzeiro terão que jogar muito. Chegou a hora de definir quem entrará para a história. Que vença o melhor! :D

    Abraços a todos, ST!
    PC

    ResponderExcluir
  12. PS: Vi o VT e fiz algo que raramente faço nas resenhas: acrescentei uma menção à boa atuação de Leandro Euzébio. Partidaço!

    ResponderExcluir
  13. (Pra não haver interpretação errada: quis dizer que quase nunca altero as resenhas. Não é implicância com o xerifão, não!)

    ResponderExcluir
  14. Grande xará amigo: cada vez mais eu tenho a certeza de que vc dá pra jornalista. Bela resenha. E bom saber que vc concorda com a volta da leiteria. Vá cagar assim lá na Castilhândia.

    ResponderExcluir
  15. Xará, que honra receber um comentário seu aqui.

    Apesar do trocadilho infame (hehe!), obrigado. E boa sorte ao Botafogo na briga por uma vaga na Libertadores. Se ficar em quarto, já sabe... tem coisas que só acontecem com o Botafogo!

    ResponderExcluir
  16. Hoje o amigo João Marcelo Garcez divulgou o Jornalheiros no seu blog do Fluminense no Globoesporte.

    Valeu, João!

    ResponderExcluir
  17. Caro PC,

    Valeram os artigos sobre a reincorporação do Tartá. Faço menção a eles em meu blog.

    Nunca tive dúvidas de que Tartá não tremeria nas decisões por ter sido forjado nas hostes tricolores.

    Rumo ao título.

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  18. Helio, hoje pela manhã me lembrei da sua veemente defesa do jovem Tartá, meses atrás.

    Muito influenciado por você, fiz também o meu apelo.

    Não fomos ouvidos, o garoto foi emprestado ao Atlético Paranaense.

    Mas, graças a Deus, devolveram Tartá para o Fluminense.

    E ontem Tartá devolveu o Fluminense à liderança.

    Abraço, Saudações Tricolores!!!
    PC

    ResponderExcluir
  19. PC, bom dia!
    Obrigado pelas citações!!!
    E para não deixar passar, o Leandro Euzébio na próxima partida terá q jogar por dois...André Luís é dose pra mamute enfurecido!
    Eu tb citei seu blog na coluna do João Garcez a duas semanas atrás, pelo fato de aqui no seu blog, os OTIMISTAS estão sempre presentes!
    Tb acho q vc tem condições de fazer este trabalho tranquilamente evoluir ainda mais!
    Sorte!
    ST!
    Cesar

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.