quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Resenha: Tricolor 0 x 0 Nacional


Amigos, o zero-a-zero desta quarta-feira, no Estádio Olímpico João Havelange, é uma ducha de água gelada. Com dois empates em dois jogos, ambos como mandante, o Fluminense começou muito mal a Copa Libertadores de 2011. Restam quatro compromissos nesta primeira fase, sendo três longe de nossa doce terra carioca. Para obter a classificação, e manter vivo o sonho da América, o Tricolor precisará de duas vitórias e dois empates, ou três vitórias. Tarefa árdua, claro, mas possível.

Na noite em que completou 50 partidas no comando do Fluminense, Muricy Ramalho foi obrigado a improvisar, dados os variados problemas com lesões de atletas. (Aqui cabe uma observação: os problemas com lesões eram previsíveis, dado o perfil das contratações recentes do Fluminense: quase sempre atletas com idade avançada.)

O Tricolor iniciou a partida no esquema 4-4-2, com Digão, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos na primeira linha, Mariano, Diguinho, Valencia e Marquinho na segunda linha, e Rafael Moura e Darío Conca na frente. A defesa esteve bem, voltando a apresentar a segurança do ano passado. (Exceção para a inacreditável mancada de Leandro Euzébio, que quase resulta em gol uruguaio.)

Do meio para a frente, sobrava disposição, mas faltava inspiração. Darío Conca se posicionava muito adiantado, erro que só foi corrigido com as entradas de Tartá e Araújo no segundo tempo. Quando Souza veio a campo, já era a hora do desespero, o tudo-ou-nada em busca do gol salvador.

Antes de encerrar, sou obrigado a citar o erro capital do árbitro paraguaio Carlos Amarilla: o chute de Rafael Moura é cortado pelo braço de um zagueiro uruguaio. Pênalti cristalino, infelizmente ignorado pelo juiz. Poderia ter sido o gol do nosso triunfo.

Vamos buscar inspiração no ano passado: ainda está viva em minha memória a frustração de um empate contra o Grêmio Prudente, no Maracanã. Na rodada seguinte, fomos à Vila Belmiro enfrentar o melhor time do país. Aquela vitória consagradora, por 1 a 0, foi o início da nossa maravilhosa ascensão rumo à glória.

Talvez os empates do Engenhão sejam apenas a moldura de um espetacular triunfo no Estádio Azteca, na quarta-feira que vem.

PC

11 comentários:

  1. Complicou muito. Complicou demais. Acho que a gente só consegue uma vaga se Nacional E Argentinos Jrs derem muito mole. Temos que ganhar 2 jogos pra começar a sonhar com classificação.

    Não conseguimos furar as retrancas argentina e uruguaia. Não nos impusemos em casa. Na Libertadores isso quase sempre é fatal.

    Conca NÃO está recuperado. Talvez fosse melhor deixá-lo no banco. Hj foi a vez de Carlinhos fazer uma partida fraquíssima. Mariano não foi tão mal quanto no sábado, mas tbm não fez sombra a seus melhores dias. Sem esses dois jogando bem ficamos sem velocidade. Tbm trocamos poucos passes...muito cruzamento, muita bola na área...

    Souza, Araújo e Tartá entraram bem, mas tarde demais.

    Ainda há um pingo de esperança, mas a palavra TETRA começa a surgir teimosamente em meus pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Será que no próximo jogo o FFC vai querer a torcida enchendo o estádio ou vai manter os SÓCIOS e torcedores longe sem um preço justo para o exigente horário de 22h da Globo?

    GT vai evitar filas... vai sim... sem passar para a 2a fase não haverá filas mesmo...

    Errar é aceitável. Corrigir é nobre, mas BURRICE JAMAIS!!!

    ResponderExcluir
  3. O preço está muito acima do valor correto. Isto já havia sido provado pelo público da estreia, e foi mais uma vez demonstrado hoje.

    No jogo do mês que vem, é absolutamente necessária a redução do preço. A diretoria precisa entender que cometeu um erro de avaliação.

    Voltar atrás não é pecado.

    ResponderExcluir
  4. Quanto a diminuição do valor do ingresso. Isso pode ser feito desde que seja oferecido alguma vantagem para quem já comprou o GT, como ir de graça ao jogo das oitavas.

    Quanto ao jogo de ontem, o fluminense parecia jogar em um 4-2-4 pois tanto Marquinho quanto Mariano estavam na linha dos atacantes.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Mariano tá jogando tão adiantado que parece o Ronaldinho do Milan...

    ResponderExcluir
  6. PC , não foi penalty, mas esbarra no que eu digo desde 1971; azar de quem cometer. O benefício com a atual regra fica com o réu, não com a vítima. Se (vamos ao "se") a bola não bate na mão do sujeito ela iria em direção ao gol, à queima roupa e bem forte. Pra mim a atual regra não faz justiça, premia o infrator. Deveria mudar, todas as mãos na área deveria ser marcadas.. Masssss, enquanto não muda ela deve ser respeitada: não foi penalty. Acho que o time apresenta melhoras, mas estava mal escalado, desfalcado e com o Conca com péssimo condicionamento físico. TENHO CERTEZA que melhora. Abs

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, no caso da mão, a regra fala em "intenção". Como os árbitros conseguem ler a mente dos jogadores?

    Qual é a "intenção" de um atleta que pula em direção à bola, com os braços abertos?

    Pra mim, se interferiu na trajetória da bola, é pênalti.

    Esse é o caso de ontem.

    ResponderExcluir
  8. Belo texto, PC!

    A situação ficou complicada. E o Muricy cometeu erros na escalação. Mas agora não adianta ficar se lamentando. É tentar corrigir os erros, recuperar algum atacante que esteja no estaleiro e, torcendo para o Conca voltar logo à sua forma, ir com tudo pra cima do time mexicano. Não tem jeito, é tudo ou nada. Sem medo de perder, é vencer ou vencer.

    E concordo, Ramón, pelo visto vamos ter que ser tetra!

    ResponderExcluir
  9. Não há motivo para desespero PC. E o Flu nem precisa sair ganhando fora de casa. Se empatar com os mesmo times, fica tudo igual, via depender dos resultados contra o América, abraço Marcelo

    ResponderExcluir
  10. Os jornais (Lance, principalmente) já estão querendo enfraquecer nosso técnico no Clube. Momentos difíceis todos passam, mas são superados. E não creio que nosso presidente queira trocar de técnico. Seria uma burrice sem tamanho e não me parece que ele seja burro!

    Vamos lá, Fluzão, mostrar nossa cara, nossa garra, retorno dos Guerreiros!

    ResponderExcluir
  11. Trocar de técnico é MUITA burrice!

    Tirar um campeão como o Muricy no meio da Libertadores pra botar quem?

    E a multa rescisória? Essa a Unimed não paga. Mais uma pra engordar nossa dívida.

    Mas isso deve ser boato da flapress.

    Hj o RMP publicou que o Fluminense estaria interessado em contratar Bruno (o assassino mesmo!) que, segundo o "jornalista", deve aguardar o julgamento em liberdade (!!!).

    Os caras estão perdendo a linha...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.