domingo, 6 de fevereiro de 2011

Resenha: Tricolor 2 x 3 Botafogo


Amigos, terminou a série invicta do Fluminense, que já durava quase quatro meses (foram 14 jogos, com 10 vitórias e 4 empates). No eletrizante Clássico Vovô, o Botafogo saiu vitorioso, por três gols a dois, e retomou a liderança do grupo na Taça Guanabara.

O primeiro gol foi do quadro de General Severiano, numa excelente cobrança de falta de Renato Cajá. No entanto, o Fluminense soube reagir, e logo empatou com Rafael Moura, de cabeça, após escanteio bem cobrado por Souza.

E então começou a agir o grande personagem da noite: o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Em um exagero descabido, o juiz expulsou o tricolor Valencia, em lance que talvez nem tenha sido falta. Porém, mesmo com um a menos, o Fluminense conseguiu virar o jogo, com mais um tento de Rafael Moura. Logo em seguida, Gutemberg expulsou corretamente o alvinegro Marcelo Mattos. E o eletrizante primeiro tempo terminou 2 a 1 para o Tricolor.

Na etapa complementar, o árbitro conseguiu piorar sua atuação. Em jogada de empurra-empurra dentro da área, assinalou pênalti de Rafael Moura em Loco Abreu. O uruguaio cobrou com cavadinha, para a defesa de Diego Cavalieri. Trinta segundos depois (!!!), Gutemberg inventa outro pênalti para o Botafogo, em lance que beira ao ridículo. Desta vez, Abreu converte a cobrança. Nesta hora, sentei na arquibancada e fiquei pensando comigo mesmo: quantos pênaltis Gutemberg teria a coragem de assinalar, até que o Botafogo empatasse a partida? Será que ele marcaria três, quatro ou até dezessete pênaltis?

Pouco depois, Renato Cajá deu excelente passe para Herrera, que venceu Cavalieri com um chute forte: Botafogo 3 a 2. O Fluminense ainda atacaria bastante, mas não conseguiria vazar a meta de Jefferson, que estava em noite inspirada. O placar final, infelizmente, contou com a influência decisiva da péssima arbitragem.

Quarta-feira é noite de América, amigos. O Fluminense volta à Libertadores, e tentará reescrever a história de três anos atrás, desta vez com final feliz. O campeão de direito começa a lutar para ser campeão de fato. Nos vemos no Estádio Olímpico João Havelange!

PC

18 comentários:

  1. Vergonhoso, já se foram 4 penaltis mal marcados contra o Fluminense neste campeonato.

    ResponderExcluir
  2. Papai-Joel deve rachar o bicho dele com vagabas, qual Gutemba.

    Não é à toa que esse flá da puta só vence torneiozinho da FERJ...

    => E até quando nosso BA$TIBA na FERJ será este NADA?!?!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que os dois lados estão reclamando da arbitragem.

    FOGO!

    ResponderExcluir
  4. O primeiro pênalti existiu, de fato! Mas o segundo foi muita sacanagem...

    Mas pior do que a arbitragem, são os torcedores alvi-negros, vulgarmente chamados bostafoguenses, acharem que humilharam o Flu... só rindo!

    Mas futebol brasileiro é isso aí!
    Não adianta reclamar da arbitragem, o resultado é esse aí!

    Faltou calma aos jogadores do Fluminense, que poderiam, pelo menos, terem conseguido o empate, se não estivessem tão nervosos!

    É isso... jogo após jogo, na alegria e na tristeza, na vitória e na derrota, rumo ao título!

    Se bem que eu troco o título do carioca (lixo!) pelo da Libertadores fácil!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Minoru, os botafoguenses sempre reclamam da arbitragem. :P

    ResponderExcluir
  6. Botafoguense reclama de arbitragem por padrão, eles nem sabem o que aconteceu, mas a culpa é do juiz.

    ResponderExcluir
  7. Vamos aos fatos.

    O campeonato carioca já foi o mais charmoso, o maior do país (talvez até do mundo), o mais valorizado, etc. Hoje é um campeonato pífio que ano após ano (desde 2006) é decidido pela arbitragem.

    O ano do Fluminense começa nesta quarta. Time nós temos de sobra. Se tivermos sorte levamos essa taça.

    Vamos tratar da América!

    E depois...

    Vamos tratar do TETRA!

    ResponderExcluir
  8. O jogo tinha tudo para ser eletrizante, mesmo sem a ajuda do juizinho de bosta! O primeiro pênalti, embora nem sempre marcado, foi; mas o segundo, o cara já estava caindo e chutando, fala sério!

    Sobre o pênalti, todo goleiro que ficar parado no meio do gol pega. Nem precisa ser do Loco, muitos batem sem cavadinha, forte, mas no meio ou um pouco para o lado.

    Para lances como o do Cajá no travessão que todos ficaram em dúvida se entrou (e confesso que eu tb estou na dúvida até agora) é que existe o tal cara atrás do gol. Se ele não se manifestou, ou é omisso, ou realmente não entrou. Caso contrário, pra que mais dois auxiliares atrás do gols? Não justifica.

    Esse jogo às vésperas de jogo da Libertadores foi mal marcado. Se fosse no final da semana passada talvez o resultado fosse outro.

    Bom, agora começou o ano pra valer. Perdemos um jogo que não vale nada e na hora certa. Rumo à Conquista da América e no meio de tudo triturar um urubu.

    ST
    Leandro

    ResponderExcluir
  9. PC, meu caro PC.
    Discordo de ti pela primeira vez. A expulsão do Valência foi justa (pq foi falta). Houve o penalty (claro) no Louco Abreu - não foi "empurra empurra", foi uma boa "montada e puxada". A falta (pelos mesmos critérios) que resultou na expulsão do jogador do Botafogo não era para cartão vermelho.Me parece que a bola entrou, mas o penalty cometido pelo Edinho foi duvidoso e na dúvida ele marcou (em dubio pro reu - no caso , o Flu. Ele não viu aquele penalty, isso é claro para mim). Agora, que o juiz estava vulnerável psicológicamente ao desenrolar da partida isso ele estava. Daria penalties e faltas para compensar, nítidamente atuando para agradar a gregos e troianos. Certamente (para fazer média e não atrapalhar o jogo) ele não expulsaria o Valencia (foi falta, mas não foi 100% falta, foi 50% falta,50% acidente da jogada, não houve intenção da falta), ele não daria cartão. Ele sacou o cartão pela pressão dos alvi-negros. Isso eu vejo há mais de 40 anos por aqui, já estou vacinado, todos são iguais. O Flu perdeu pq entrou mal armado e jogando como se estivesse treinando, o Muricy vacilou. Porém, não sei se valeria entrar matando desde o início tendo um jogo pela Libertadores 4 dias depois e já estando classificado para as semi-finais.
    Grande abraço

    ET: sinto falta do Diogo, acho ele melhor que o Valencia

    ResponderExcluir
  10. Pc,
    se fosse com o Flamengo seria aquela coisa de sempre, Flapress, coisa da globo, que é sempre a favor do mengo.... mas pelo jeito vemos que a a arbitagem é ruim mesmo, alias, como sempre eu falei.... ou será que os botafoguenses tbm estão achando que isso é coisa do flamengo????

    ResponderExcluir
  11. Não pude ver o jogo. Acho que não foi pênalti em nenhum dos lances. Achei tb que o Mattos foi expulso injustamente. Queria saber se a bola do Cajá entrou ou não.

    ResponderExcluir
  12. Eduardo, no replay confirmei minha impressão da arquibancada: o Valencia nem encostou no atleta do Botafogo. E ainda foi expulso "no grito".

    Agora sai a notícia de que Gutemberg é assessor de um vereador botafoguense roxo...

    Já sei quem ligou pro juizão no intervalo!

    ResponderExcluir
  13. Sobre a bola do Renato Cajá, tanto no estádio quanto no replay do Sportv tive a convicção de que a bola quicou na linha.

    Sobre os pênaltis, eu não escrevi que o primeiro não foi. O primeiro foi lance de agarra-agarra, o juiz pode dar falta pros dois lados.

    O segundo pênalti é patético. Hoje de manhã até o Loco Abreu confessou que não foi.

    ResponderExcluir
  14. Em tempo: vocês se lembram como o Fluminense foi eliminado do Carioca do ano passado?

    Depois perguntam por que não levo mais esse Campeonato a sério...

    ResponderExcluir
  15. Apesar de muitos juízes não marcarem, eu achei pênalti do Rafael Moura. Já o outro, só o Noronha (bicha sem-vergonha) viu.

    ResponderExcluir
  16. Ramón disse...
    Pênalti pro Botafogo!

    HAHAHAHAHAHA!

    PS: pênalti pro Botafogo!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.