sábado, 28 de maio de 2011

Messi que un club!

(foto: Reuters)

Outro dia um amigo chegou até mim, e fez a pergunta fatal: "é o melhor time que você viu jogar?". Quando me dei conta do fato, meus músculos paralisaram-se, da cabeça aos pés. Respondi, ainda atônito: "sim, sim, é o melhor time que eu vi jogar".

Amigos, é assustador: no gramado, o Barcelona chega a dar raiva. Aquela troca de passes que não se interrompe, aquela pressão incrível sobre a saída de bola adversária e aquela intensa movimentação dão nos nervos de qualquer um.

O Manchester United é, sem dúvida, uma grande equipe. Os ingleses têm tradição, têm taças, têm dinheiro, têm craques, têm em Sir Alex Ferguson o comandante ideal. Não falta nada aos ingleses, nada. Mereciam também subir ao topo da Europa.

Mas o futebol é cruel: a glória só cabe a um clube, a felicidade suprema só pertence a uma torcida. Em 2011, a Liga dos Campeões da Europa é do Barcelona.

A cada três minutos de bola rolando, em dois ela está nos pés do Barça. "Se eu tenho a posse de bola, o adversário não tem", dizia o holandês Johan Cruijff, o idealizador maior do jeito Barcelona de jogar futebol.

Virou uma marca registrada do clube: o Barça trata a posse de bola como se ela fosse o objetivo maior do jogo. A bola é o objetivo, e o gol é a consequência.

E nisso o Barcelona parece ser o melhor do mundo: há três anos seguidos, o time tem mais posse de bola que todos os adversários. É como se estivessem invictos há três anos.

O Manchester United começou marcando Messi. Mas marcar Messi não adianta, porque sobra espaço para Xavi, que passa para Pedro, que vence Van der Sar. 1 a 0 Barcelona.

Rooney ainda empatou, após tabela com Giggs. Mas veio o segundo tempo, quando a marcação sobre Messi relaxou. Foi o suficiente para o argentino mandar o seu canhotaço de fora da área: Barcelona 2 a 1.

Também dos pés de Messi veio o passe para Busquets, que rolou para David Villa fazer 3 a 1. E a Europa é azul-grená pela quarta vez.

Só posso escolher Messi para personagem do jogo e do torneio. O argentino tem classe, tem categoria, tem vontade. Há momentos em que parece estar sozinho em campo: ele é todo o show, ele é todo o espetáculo. Para levantar taças, dois fatores são essenciais: futebol e sorte. Neste sábado, o Barcelona teve as duas coisas, e mais: teve Messi, também.

PC
(o título do texto é um trocadilho com a expressão "Més que un club", inventada pela torcida do Barcelona para se referir à paixão pelo clube da Catalunha)

4 comentários:

  1. Eles ganham de forma tão tranquila que chega a ser chato.

    ResponderExcluir
  2. Dá nojinho de ver o Barça jogar...

    Previsão em duas prováveis "finais":

    - Barça X Santos: Retranca feia do Rato, 1 a 0 no sufoco, Santos tri.

    - Barça X Velez: Velez cisma que consegue jogar de igual prá igual com eles e leva um VAREIO. Uns 4 a 0 Barça, fora o baile.

    São só previsões... rsrsrs

    ST!

    ResponderExcluir
  3. Não dá raiva, PC, talvez dê a tal inventada 'inveja boa'... rs. Até pq, só consigo torcer para dois clubes além do meu Tricolor: Cruzeiro e Barcelona!!!

    Mas o Barça é grande mesmo, dentro e fora dos gramados. Organizado! Só a torcida é que pisa na bola, pois sempre temos os tais torcedores que extrapolam! É assim em todo lugar. Fora isso, é mais que um clube mesmo! E o Messi, não se esqueçam, é argentino, mas foi levado para o Barça ainda bem jovem e trabalhado pelos espanhóis. Que sirva de lição!

    SB!!!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.