quinta-feira, 27 de junho de 2013

13/07/1950 - Brasil 6 x 1 Espanha


Vídeo com seis dos sete gols do jogo, narração em espanhol.


Vídeo com a entrada em campo, seis dos sete gols, e lances da torcida.

No quadrangular decisivo da Copa do Mundo de 1950, uma verdadeira multidão invadiu o Maracanã para assistir a Brasil x Espanha: naquela tarde, mais de 150 mil pessoas estavam no então maior estádio do mundo.

Aos 15 minutos, Ademir marcou o primeiro: o chute no canto esquerdo desviou em Parra e tirou qualquer chance de defesa para Ramallets. Sete minutos depois, Jair chutou de canhota da entrada da área e Ramallets alcançou mas não conseguiu segurar. Aos 31, Chico invadiu a área pela esquerda e chutou, houve rebote, Ademir chutou, aconteceu novo rebote, e Chico finalizou de primeira. E a etapa inicial terminou Brasil 3, Espanha 0.

Aos 10 do segundo tempo, Ademir cruzou da ponta-direita, a bola passou por vários atletas, e Chico arrematou no ângulo direito. Dois minutos depois, Zizinho cruzou da direita e Ademir marcou o quinto gol brasileiro. Aos 22, Ademir passou a Zizinho, que dominou dentro da área e chutou forte. Aos 26 minutos do segundo tempo, Estanislao Basora cruzou e Silvestre Igoa marcou o gol de honra espanhol, num lindo voleio. Placar final, Brasil 6, Espanha 1.

Quando a goleada já estava construída, os 150 mil presentes entoaram a marcha carnavalesca "Touradas em Madri", de autoria de Braguinha (que estava presente no Maracanã e chorou de emoção). Muitos consideram que esta partida foi a maior exibição da história da Seleção Brasileira. Brian Granville escreveu que "o Brasil está jogando o futebol do futuro, quase surrealista, que taticamente não apresenta nada demais, mas tecnicamente é soberbo".

Três dias depois, diante de 200 mil testemunhas no mesmo Maracanã, a Seleção Brasileira perdeu para o Uruguai por 2 a 1, e terminou vice-campeã mundial. A primeira conquista da Seleção numa Copa do Mundo aconteceria apenas oito anos depois, na Suécia.

Ficha Técnica
13/07/1950 - Brasil 6 x 1 Espanha - Maracanã (Rio de Janeiro)
Horário: 15:00.
Motivo: Fase Final da Copa do Mundo de 1950.
Público: 152.772.
Árbitro: Reginald Leafe (Inglaterra).
Auxiliares: George Mitchell (Escócia) e José da Costa Vieira (Portugal).
Brasil: Barbosa; Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo e Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico. Técnico: Flávio Costa.
Espanha: Antonio Ramallets; Gabriel Alonso e Juan Gonzalvo II; Mariano Gonzalvo III, Jose Parra e Antonio Puchades; Estanislao Basora, Silvestre Igoa, Zarra, Jose Panizo e Gainza. Técnico: Guillermo Eizaguirre.
Gols: Ademir (15'/1º tempo), Jair (22'/1º tempo), Chico (31'/1º tempo), Chico (10'/2º tempo), Ademir (12'/2º tempo), Zizinho (22'/2º tempo) e Silvestre Igoa (26'/2º tempo).
Advertência: Bigode.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.