quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Coincidências perturbadoras, volume II



Há alguns dias, detalhei aqui uma coincidência perturbadora nas escalas de arbitragem dos jogos do Palmeiras no Brasileirão, vocês devem se lembrar.

Anteontem, voltei ao site da CBF, para verificar as escalas da próxima rodada. Adivinhem: constatei outra coincidência!


O Goiás é o 13º lugar, com 20 pontos. Apitará Goiás x Atlético Paranaense o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, da Federação do Rio de Janeiro.

O Bahia é o 18º lugar, com 16 pontos. Apitará Grêmio x Bahia o árbitro Péricles Bassols Pegado Cortez, da Federação do Rio de Janeiro.

O Coritiba é o 19º lugar, com 15 pontos. Apitará Coritiba x Atlético Mineiro o árbitro Marcelo de Lima Henrique, da Federação do Rio de Janeiro.

Quando o Capitão fala, a tropa escuta...

"Mas já estou articulando junto a FERJ"
Fonte: Facebook, 5 de agosto de 2014.

Mais uma coincidência: foi só os árbitros da Federação do Rio de Janeiro pararem de sair nos "sorteios" de seus jogos, que o Palmeiras já venceu uma (1 a 0 no Coritiba)...

Repito: eu adoro coincidências.

PCFilho

13 comentários:

  1. E o botafogo nessa historia? Tambem pode ser beneficiado, porém como é considerado coitadinho ninguém suspeita? Por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelino,

      De fato, o Botafogo pode muito bem ser beneficiário de uma suposta armação. No entanto, por acaso alguma pessoa ligada ao Botafogo declarou que "estava articulando junto à FERJ" ou algo parecido com isso?

      Ah, bom.

      Excluir
    2. Tem isso, ese capitao leo sfdo...para que isso tenha melhor fundamento é necessário indicar em que lances o flamengo é indiretamente beneficiado. Outra coisa: os árbitros do Rio sao tão ruins que só podem apitar jogos de times candidatos ao rebaixamento mesmo.

      Excluir
  2. Os árbitros do Rio, por mim, estariam todos nas divisões inferiores do futebol brasileiro. rsrs.

    Mas não, não tenho que indicar lance algum de "benefícios indiretos ao Flamengo". Até porque o melhor jeito de fazer uma arbitragem canalha é pouco a pouco, minando os times com pequenas inversões de faltas, como disse o nada saudoso árbitro Edilson...

    Não é necessário inventar pênaltis ou expulsões para manipular um jogo...

    ResponderExcluir
  3. É, vamos ver até onde isso vai dar. Reafirmo, se os lances que beneficiam o fla não forem citados vamos ficar na paixao, sem precisar de lances concretos, ficando bate boca nas redes sociais sem nexo. Futebol é tao sujo que tudo é possivel.

    ResponderExcluir
  4. Bom, você parece não querer enxergar o óbvio. Paciência.

    Só digo que já cansei de ver juiz-ladrão, principalmente da FERJ, prejudicando um time do início ao fim, sem nenhum gol anulado, pênalti inventado ou expulsão fabricada.

    Se você acha que discussões de arbitragem se resumem a lances individuais... "sabe de nada, inocente!!!"...

    ResponderExcluir
  5. Não sou inocente, procuro fatos e não apenas coincidências. Fica muito fácil, discussao no campo das interpretações, sem verificação dos lances.
    Num dos jogos citados palmeiras x sao paulo, o árbitro só errou a favor do Palmeiras, inclusive com impedimento no fim do jogo, estilo final carioca 2014 e 1983. Já no vitoria x figueira, penalti inventado que favirecia o fla.
    Agora quem é capitão leo pra representar o flamengo? Porque ajudaria a atual gestão do fla, se é oposição. Pra oposição em qualquer clube ou mesmo gestão pública, o lema é: "Quanto pior melhor"
    O que mais cansa nesas discussões é: quando é a meu favor: erro do juiz, contra é roubo.
    O Flamengo não pode reclamar de arbitragem, ao longo de sua história, fato, porém engraçado é que botafogo, vasco e seu Fluminense tentam de todas as formas imputar somente ao fla como o único beneficiado com erros , mas todos têm títulos com ajuda de árbitros, alguns contra o próprio flamengo.

    ResponderExcluir
  6. Marcelino,

    Antes de mais nada, repare que, neste post, estou me referindo às arbitragens DOS PRÓXIMOS jogos, isto é, partidas que não aconteceram ainda. Não tenho como prever os lances do futuro. rsrs.

    Bom, eu discordo de você. Escolher lances isolados de um jogo para dizer que o árbitro favoreceu X ou Y é que é muito fácil.

    Pegarei um exemplo histórico para ilustrar: todos os rivais cariocas choram até hoje sobre a final do Carioca de 1985, entre Fluminense e Bangu, apitada pelo "saudoso" José Roberto Wright (aquele mesmo, do "polêmico" Flamengo x Atlético Mineiro da Copa Libertadores de 1981). Dizem os rivais que o Fluminense foi favorecido porque ele encerrou o jogo ao invés de marcar uma falta ou um pênalti no Cláudio Adão, no finalzinho do jogo. Em suma, fazem o que vc defende que se faça: pegam UM LANCE ISOLADO do jogo para afirmar que o Bangu foi prejudicado e que o Fluminense ganhou o tricampeonato "no apito".

    Eu nasci em 1984, e portanto não vi este jogo ao vivo, já que só tinha 1 ano de vida. Assim sendo, supunha que o Fluminense realmente tinha sido campeão "no apito", como todo mundo falava.

    Um belo dia, caiu no meu colo um DVD com o jogo completo, e eu fui ver. Qual não foi a minha surpresa quando vejo que, lá no meio do jogo, um zagueiro do Bangu tinha feito uma defesa com a mão, dentro da pequena área (à moda Andrade-na-final-do-Brasileirão, diga-se de passagem), e a sumidade José Roberto Wright não marcou nadinha de nada, neca de pitibiriba?

    Não foi um lance duvidoso, não. Foi uma defesa de goleiro, escancarada, claríssima em qualquer replay. De vez em quando ainda ouço essa historinha de que o Bangu foi roubado e blá-blá-blá...

    Quer analisar as arbitragens em si? Analise, mas seja justo, e analise o jogo inteiro, inclusive faltas invertidas, cartões amarelos minando a defesa, etc. Pegar lances isolados, repito, é fácil demais.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, também tem esses problemas com o flamengo, mostram um lance e o pessoal cai em cima pra julgar. Aí esquecem os grandes times que existiam na época. Passou já era, tem jogo que o pessoal nem viu e ficam dando juizo de valor, era outro jogo, muito menos mimimi, pau cantava em campo. O jogo acabava e pronto, com raras exceções existiam reclamações. Hoje em dia até lateral vira polêmica.
    Tem aquele lance do Mauricio na final de 89, na época não se falava nada, hoje em dia vejo um monte de gente reclamando, o Botafogo mereceu e ponto final.

    ResponderExcluir
  8. Claro que o Maurício empurrou o zagueiro do Flamengo em 1989. rsrs. Os botafoguenses se negam a admitir, mas empurrou, e não foi pouco. Muito malandro. hehehe.

    Enfim, vamos ver nesse domingo como serão as arbitragens citadas no post.

    ResponderExcluir
  9. Mas faz parte, no esporte os erros acontecem, todo mundo erra, do goleiro ao técnico. Mas Coitados dos árbitros, os únicos junto com goleiro que não podem errar. Tambem tô de olho. Se algo acontecer serei o primeiro a falar...

    ResponderExcluir
  10. Deixei de assistir corinthians x fluminense pra ver coritiba x atletico, que jogo normal, nesse jogo não vi nada. Agora, quase todos os resultados da rodada beneficiaram o flamengo é verdade. Sorte do Flamengo, tirando 6 clubes, os outros são muito ruins.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.