sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 23 de fevereiro


1983: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 24.388 pagantes no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do CSA, com dois gols do centroavante Jason.

1986: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 0, gols de Romerito e Washington.

1992: em uma grande exibição no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Santos por 4 a 0, gols de Ézio (dois, um de pênalti), Julinho e Renato Carioca, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

2000: na segunda partida da Taça Amizade Tricolor, o Fluminense venceu o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Porto Alegre, graças a um gol do centroavante Magno Alves. Com duas vitórias nos dois jogos, o Fluminense conquistou o bonito troféu.

2003: na despedida de Romário, que passaria três meses no futebol árabe, o Fluminense derrotou o Botafogo por 5 a 0, no Maracanã, com três gols dele (um de pênalti), um de Alex Oliveira e um de Fábio Bala. Ao fim do jogo, que valeu pelo Campeonato Carioca, o Baixinho se emocionou ao ouvir o pedido da arquibancada: "fica por favor, o Romário é a alegria tricolor!". Ainda assim, não desistiu dos petrodólares, e só voltaria atuar pelo Fluminense em junho.

2005: em sua estreia no segundo turno do Campeonato Carioca (Taça Rio), no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do America, gols de Diego Souza, Juan, Antônio Carlos e Felipe (de pênalti). O Tricolor conquistaria a Taça Rio, e depois derrotaria o Volta Redonda na decisão do Campeonato Carioca, para conquistar seu trigésimo título na história da competição.

2011: em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, no Engenhão, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Nacional de Montevideo. Com dois empates em casa, o campeão brasileiro começava mal sua campanha na competição continental. Ainda assim, conseguiria se classificar às oitavas-de-final.

2012: na semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca (Taça Guanabara), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, e se classificou para a decisão vencendo a disputa de pênaltis por 4 a 3. O gol tricolor com bola rolando foi de Leandro Euzébio. Na definição por pênaltis, o goleiro tricolor Diego Cavalieri brilhou, defendendo as cobranças de Lucas e Loco Abreu. Três dias depois, o Fluminense derrotaria o Vasco e conquistaria a Taça Guanabara (vide 26 de fevereiro). Posteriormente, na final da competição, o Fluminense venceria o Botafogo e se sagraria campeão (vide 6 e 13 de maio).

****

Aniversariantes do dia:

Raimundo Nonato da Silva, o Nonato (1967), lateral-esquerdo potiguar, com 52 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1998 e 1999.

Paulo Henrique Andrioli, o Paulinho Andreolli (1968), meio-campista gaúcho, natural de Novo Hamburgo, com 10 gols em 66 jogos pelo Fluminense, entre 1987 e 1990.
Paulinho Andreolli.

Luiz Gustavo Silva de Aviz, o Luiz Gustavo (1972), meio-campista mineiro, natural de Belo Horizonte, que  atuou no Fluminense no ano 2000, com 2 gols marcados em 5 partidas com a camisa tricolor.

Alexandre Luiz Reame, o Xandão (1988), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense no primeiro semestre de 2009, mas não chegou a disputar partidas oficiais com a camisa tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.