segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 26 de fevereiro


1923: o presidente Arnaldo Guinle foi reeleito para mais dois anos de mandato no cargo máximo do Fluminense. Na mesma reunião, foram tomadas outras decisões importantes, como a extinção do Ground Committee, a comissão técnica que era a responsável pela escalação do time desde 1903, função que agora seria oficialmente do treinador da equipe. Outra decisão foi a criação de sete novos cargos: diretor geral de esportes (Affonso de Castro), diretor de futebol (Laís), e diretores dos outros cinco esportes praticados no clube (Tiro, Natação, Tênis, Atletismo e Basquete). Também foi decidida a homenagem com o título de beneméritos a sete jogadores do time tricampeão de 1917-1918-1919: Marcos, Vidal, Chico Netto, Laís, Fortes, Zezé e Welfare (Oswaldo Gomes já havia recebido a honraria). Nesta gestão de Arnaldo Guinle, o Fluminense voltaria a conquistar o Campeonato Carioca, em 1924.

1956: diante de 66.952 presentes (60.286 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vasco, em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca de 1955. O ponta Escurinho e o centroavante Waldo marcaram os gols da vitória tricolor.

1969: em amistoso disputado no Estádio do Petropolitano, na região serrana do Rio de Janeiro, o Fluminense ganhou por 3 a 2 da Seleção de Petrópolis. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Suingue, Wilton e Lula, o último aos 42 minutos do segundo tempo.

1972: o Fluminense estreou com uma vitória, de virada, no Campeonato Carioca: 2 a 1 sobre a Portuguesa da Ilha do Governador, no Estádio do Maracanã. Os gols do triunfo tricolor foram de Ivair e Toninho Baiano.

1984: na sequência da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Santos, no Maracanã, gol de Gersinho. Foi a primeira de poucas derrotas daquela campanha, que terminaria com a conquista do segundo Brasileirão da história do Fluminense.

2003: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Americano de Campos. Os gols tricolores foram de Fábio Bala (dois) e Carlos Alberto (de pênalti). Este foi o último jogo oficial de competição do time principal do Fluminense no Estádio de Laranjeiras.

2012: na decisão da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 1, diante de 36.374 presentes (31.276 pagantes) no Engenhão, e conquistou o troféu do turno e a vaga na final da competição. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Fred (dois, um de pênalti) e Deco. Na final, em maio, o Fluminense venceria os dois jogos contra o Botafogo, e conquistaria seu 31º Campeonato Carioca (vide 6 e 13 de maio).
A Taça Guanabara, sorrindo porque repousará em Álvaro Chaves.

****

Aniversariantes do dia:

Getúlio Costa de Oliveira, o Getúlio (1954), lateral-direito mineiro, natural de Belo Horizonte, que jogou no Fluminense entre 1984 e 1985. Marcou 2 gols em 35 jogos com a camisa tricolor, e participou da conquista do Campeonato Brasileiro de 1984.
Getúlio em ação num Fla-Flu.

Gilberto Alves da Silva, o Gil Baiano (1971), meio-campista natural de Salvador, que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1998, com 5 gols marcados em 28 jogos com a camisa tricolor.

Sandro Cristian Airet (1974), goleiro argentino, que jogou no Fluminense em 1999. Curiosamente, todas as 4 partidas que Airet fez com a camisa tricolor foram no exterior, na viagem do time ao México e à Espanha.

Júlio César da Silva e Souza, o Júlio César (1980), centroavante natural de Itaguaí, revelado pelo Fluminense. Marcou 18 gols em 62 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1999 e 2002 (o primeiro deles já em sua partida de estreia, contra o Flamengo - vide 23 de maio). Participou das conquistas da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999 e do Campeonato Carioca de 2002. É considerado ídolo do AEK de Atenas, clube pelo qual marcou 100 gols, um deles o da vitória sobre o Milan, em 2006, pela Champions' League.
Em sua estreia, Júlio César deixou sua marca, contra o Flamengo
(foto: Jornal do Brasil).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.