terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 13 de fevereiro


1953: o Fluminense encerrou sua campanha na Copa Montevideo com um empate em 0 a 0 com o Nacional do Uruguai, no Estádio Centenário. Com campanha de duas vitórias, três empates e duas derrotas, o Fluminense terminou a competição internacional em quarto lugar, dentre os oito participantes, com a mesma pontuação do austríaco First Vienna. O Fluminense foi o único clube que tirou ponto do anfitrião Nacional, que foi o campeão com seis vitórias e um empate.

1957: pela quarta rodada do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de 1956, a Seleção Carioca venceu a Seleção Pernambucana por 4 a 0, diante de 31.009 presentes (25.981 pagantes) no Maracanã. O centroavante tricolor Waldo teve grande atuação, marcando o primeiro gol (aos 14 do 1º tempo) e também o último (aos 40 do 2º) - Joel e Índio anotaram os outros tentos cariocas. A Seleção do Rio de Janeiro atuou assim: Pompéia [America]; Paulinho [Vasco] e Édson [America]; Benedito [São Cristóvão], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Waldo [Fluminense], Dequinha [Flamengo] e Pinga [Vasco].

1982: em amistoso interestadual, disputado no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Rio Branco, gols de Flávio Renato, Aldo e Robertinho.

2010: na semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, perante 39.433 presentes (30.490 pagantes) no Maracanã, Fluminense e Vasco empataram em zero a zero; na decisão por pênaltis, a sorte sorriu para o Vasco, quando Alan chutou no travessão a sexta cobrança tricolor.

2011: com um gol do centroavante Rafael Moura, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Madureira, em partida do Campeonato Carioca, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

2013: em sua estreia na Copa Libertadores, o Fluminense venceu o Caracas por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Caracas, capital da Venezuela. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo centroavante Fred, aos 32 minutos do primeiro tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Claudionor Franco, o Nonô (1940), lateral-esquerdo capixaba, natural de Colatina, com 105 atuações pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1958 e 1965. Nonô fez parte da equipe que conquistou o Campeonato Carioca de 1964. Foi nesta competição que ele marcou seu único gol com a camisa tricolor, na vitória por 2 a 1 sobre o Madureira (vide 19 de julho).
Nonô, em treino nas Laranjeiras.

Adílton de Souza Rodrigues, o Adílton (1952), atacante carioca, que integrou o plantel do Fluminense entre 1970 e 1972. Seu único gol com a camisa tricolor foi em uma partida amistosa contra a Seleção Carioca Juvenil.

Romeu Pereira dos Santos, o Romeu (1985), volante com 149 atuações pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 2005 e 2009. Participou das campanhas do título da Copa do Brasil de 2007 e do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008.
O volante Romeu.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.