quinta-feira, 15 de julho de 2021

Matemática - Um feito único na história


Você sabia? Se você embaralhar de forma honesta um baralho padrão de 52 cartas, é quase certo que a sequência obtida jamais havia sido obtida no passado e jamais será obtida novamente no futuro, por ninguém.

A matemática explica: o número de combinações possíveis é tão imenso que a chance de uma mesma sequência ser repetida é praticamente zero.

Como você tem 52 possibilidades para a primeira carta, 51 para a segunda e assim sucessivamente, o número de embaralhamentos possíveis é o fatorial de 52, um número inimaginavelmente colossal:


Para tentar colocar esse número em perspectiva, o número atual de seres humanos vivos é de cerca de 8 bilhões. Se cada uma dessas pessoas estivesse fazendo um embaralhamento por segundo desde o Big Bang (há aproximadamente 13,77 bilhões de anos), ainda não teríamos chegado nem perto de atingir 0,0000000001% de 0,0000000001% do número de embaralhamentos possíveis.

Na próxima vez que você embaralhar cartas, saiba que você terá feito algo único na história do universo. 😆

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.